Problema ao usar o Mint 19.1 (UEFI e Ryzen 5 2400g Gráficos Vega 11)

Boa tarde!

Atualmente estou com problema para instalar algumas distribuições, nesse caso o Mint 19.1.
Apenas o Manjaro funciona no meu computador, as demais distribuições apresentam a seguinte mensagem: “AMD-Vi: Unable to write to IOMMU perf counter.”

Quero instalar o Mint, porém a única forma de fazê-lo funcionar é utilizando o “nomodeset” no GRUB e isso incomoda um pouco toda vez que iniciar o sistema ter que alterar isso, e também me dá um pouco de insegurança pois parece que os drivers de vídeo não funcionam corretamente, pois a resolução fica gigantesca, sendo corrigida apenas ao iniciar o sistema e dá uma informação que está sendo feita pelo processador ou algo nesse sentido trazendo um uso maior da CPU.

Acredito que pode ser algo relacionado à placa mãe UEFI ou meu processador com gráficos integrados Ryzen 5 2400g.

Já atualizei a BIOS e mesmo assim continuo com esse problema.

Alguém tem uma solução?

Este processador exige versões recentes do Kernel e Mesa, bugs ainda estão sendo corrigidos, a versão 4.20 do Kernel recebeu correções importantes. O ideal é utilizar distros rolling release.

2 curtidas

Já que esta em testes, tente atualizar o kernel com o ukuu:

2 curtidas

Atualizei o Kernel e resolveu o problema, obrigado!!

1 curtida