Problema ao rodar qualquer linux no Dell g7

nao aparece nada, para configurar ele

Ahhh ta, agora eu via q o seu notebook é hibrido com a serie GTX 1000, realmente o segundo monitor nessa serie é problemática. Mas ate aonde eu sei, estão pra resolver, mas por hora nao funfa, infelizmente. Se vc quiser fazer o registro (e mais quem tiver a serie GTX 1000 em notebooks hibridos), comentem nesse Tweet meu com o Ziebert.

Putz eu sou programador e comprei esse notebook para ter dual boot com linux, ano passado eu tinha o linux mint nesse computador e funcionava com segundo monitor, agora quando fui instalar não teve jeito de fazer funcionar, eu tentei varios tutorias na internet, comentar o conteúdo de arquivos, tirar do security boot e nada resolveu.

edit: uma coisa que me deixa mais preocupado, a dell vende versões do g7 com ubuntu, será que também vem com este problema do monitor?

Nesse forum do reddit eles falam um pouco desse assunto, e parece que tem como você fazer isso: https://www.reddit.com/r/debian/comments/ema6pc/working_solution_for_getting_a_second_monitor_for/

Como imagino que usaria mais para programação o Linux acho que não tem problema desativar a placa NVIDIA, qualquer coisa se não quiser desativa-la pode tentar usar distribuições Rolling Release como Manjaro que apresenta Kernel, Xorg e driver mais novos que talvez tenham corrigido o problema.

Acredito que usaria mais placa de vídeo somente se for fazer modelagem de Inteligência artificial, mas você pode programar no Linux e treinar no Windows acho que sem problema nenhum.

Vou tentar instalar o Manjaro, talvez resolva o problema.

No meu caso no Ubuntu 20.04 os dois monitores ficaram ativos usando o driver da série 390xx como falei no tópico abaixo.

https://plus.diolinux.com.br/t/ubuntu-20-04-nvidia-440-monitor-secundario-nao-funciona-na-geforce-1050ti/17967/2?u=jridel

Atualmente estou com o openSuse Tumbleweed com o driver da série 440 funcionando.
Meu notebook é um G3 com uma GTX 1050, não é a 1050ti.

Caso o Manjaro não funcione você pode tentar as alternativas que citei acima.

1 curtida

Sou desenvolvedor também, tenho G7 com monitor extra e funciona perfeito, mas tive que fazer um “ritual” para funcionar rsrs, depois de instalar o Ubuntu fui em Programas e atualizações → Drivers adicionais, mudei o driver para o 435 e reiniciei, depois voltei para o 440 e reiniciei novamente, aí a mágica aconteceu!

Monitor extra

Drivers adicionais

1 curtida

manjaro aqui também não funcionou, eu tentei fazer essa troca e não deu muito certo pra mim, mas vou tentar novamente.

vou tentar utilizar o drivers da 390, vou reinstalar o ubuntu aqui.

1 curtida

uma dúvida, vocês fizeram a instalação com o monitor conectado no computador? quando eu tento instalar o ubuntu com o monitor conectado ele dá erro e não abre.

Eu instalei tudo conectado, meu monitor é um LG meio antigo.

aqui se eu tentar instalar utilizando a primeira opção com ele conectado, ele dá sinal de vida enquanto está na tela de carregamento da dell, porém quando termina e deveria abrir a tela do ubuntu, ele dá erro e sou obrigado a desligar o computador, se eu tentar a segunda opção de instalação, ele não da sinal no monitor e a instalação vai normal.

Você está instalando com a opção Safe Graphics?

Fora isso em alguns notebooks da Dell tem que desativar o PTT no setup, mas no seu caso creio que não seja isso.

então pela safe graphics eu consigo instalar sem desconectar o monitor.

Correto, é que se não usar o safe graphics pode travar no final da instalação mesmo, quando tem placas da Nvidia é melhor usar essa opção.

funcionou aqui trocar para o 435, o 390 nao funcionou, fiquei trocando entre eles ate que o 435 pegou… estou usando já faz algumas horas e está tudo perfeito, só uma coisa não funcionou bem que é o áudio do monitor, infelizmente ele não reconhece no ubuntu más é o de menos.

2 curtidas

Que bom que funcionou, provavelmente agora se mudar para 440 vai funcionar também!

O problema de usar o Driver 390.XX é q nao funciona o offload ou o On-Demand (explico isso no meu canal). Se for usar driver “”"“antigo”"", usem o 435.XX, pois esse tem o suporte para tal. Pode ser q na base Ubuntu 18.04 funcione, mas ai o On-Demand ainda nao funciona.

1 curtida

não vou arriscar, mas provavelmente funcione. outra coisa importante é que funcionou, depois que eu ativei o secure boot e coloquei a senha que cadastrei quando troquei o driver. na primeira troca eu não havia colocado a senha e não funcionou então esse talvez seja um passo importante.

1 curtida

e o problema do áudio sabe dizer se tem alguma maneira de arrumar? ele não reconhece o áudio do monitor.