Problema ao rodar qualquer linux no Dell g7

Então eu possuo um Dell g7 i5 8 geração, ele possui placa híbrida, uma intel e uma e GTX 1050 ti, e não importa qual distro eu baixe eu não consigo fazer funcionar meu ultrawide de 34 polegadas, já tentei Ubuntu elementary, popOs, solus, linux mint, nenhum deles eu consegui rodar meu monitor, fiz um teste com outro computador com elementary os e ele funcionou, já não sei mais o que tentar para resolver o problema.

Passe o modelo é a marca do monitor, talvez assim fique mais fácil resolver

Até

o modelo do monitor é Monitor LED 34" LG Full HD UltraWide IPS 34UM68-P eu também possuo um ultrawide de 25 também da lg e ele também não funciona, porém no outro computador que só possui placa de video da intel ela não da problema. eu instalei agora o ubuntu, quando está no modo on-demand o driver da nvidia encontra o monitor mas nada acontece, ele não dá video.

ele reconhece o monitor mas não tem jeito de fazer aparecer no monitor. não sei mais o que fazer :frowning:

Tenta ir nas configurações e na parte Monitor fazer as configurações. Nos notebooks híbridos, essa configuração não é feita no Nvidia Settings.

nao aparece nada, para configurar ele

Ahhh ta, agora eu via q o seu notebook é hibrido com a serie GTX 1000, realmente o segundo monitor nessa serie é problemática. Mas ate aonde eu sei, estão pra resolver, mas por hora nao funfa, infelizmente. Se vc quiser fazer o registro (e mais quem tiver a serie GTX 1000 em notebooks hibridos), comentem nesse Tweet meu com o Ziebert.

Putz eu sou programador e comprei esse notebook para ter dual boot com linux, ano passado eu tinha o linux mint nesse computador e funcionava com segundo monitor, agora quando fui instalar não teve jeito de fazer funcionar, eu tentei varios tutorias na internet, comentar o conteúdo de arquivos, tirar do security boot e nada resolveu.

edit: uma coisa que me deixa mais preocupado, a dell vende versões do g7 com ubuntu, será que também vem com este problema do monitor?

Nesse forum do reddit eles falam um pouco desse assunto, e parece que tem como você fazer isso: https://www.reddit.com/r/debian/comments/ema6pc/working_solution_for_getting_a_second_monitor_for/

Como imagino que usaria mais para programação o Linux acho que não tem problema desativar a placa NVIDIA, qualquer coisa se não quiser desativa-la pode tentar usar distribuições Rolling Release como Manjaro que apresenta Kernel, Xorg e driver mais novos que talvez tenham corrigido o problema.

Acredito que usaria mais placa de vídeo somente se for fazer modelagem de Inteligência artificial, mas você pode programar no Linux e treinar no Windows acho que sem problema nenhum.

Vou tentar instalar o Manjaro, talvez resolva o problema.

No meu caso no Ubuntu 20.04 os dois monitores ficaram ativos usando o driver da série 390xx como falei no tópico abaixo.

https://plus.diolinux.com.br/t/ubuntu-20-04-nvidia-440-monitor-secundario-nao-funciona-na-geforce-1050ti/17967/2?u=jridel

Atualmente estou com o openSuse Tumbleweed com o driver da série 440 funcionando.
Meu notebook é um G3 com uma GTX 1050, não é a 1050ti.

Caso o Manjaro não funcione você pode tentar as alternativas que citei acima.

1 curtida

Sou desenvolvedor também, tenho G7 com monitor extra e funciona perfeito, mas tive que fazer um “ritual” para funcionar rsrs, depois de instalar o Ubuntu fui em Programas e atualizações -> Drivers adicionais, mudei o driver para o 435 e reiniciei, depois voltei para o 440 e reiniciei novamente, aí a mágica aconteceu!

Monitor extra

Drivers adicionais

1 curtida

manjaro aqui também não funcionou, eu tentei fazer essa troca e não deu muito certo pra mim, mas vou tentar novamente.

vou tentar utilizar o drivers da 390, vou reinstalar o ubuntu aqui.

1 curtida

uma dúvida, vocês fizeram a instalação com o monitor conectado no computador? quando eu tento instalar o ubuntu com o monitor conectado ele dá erro e não abre.

Eu instalei tudo conectado, meu monitor é um LG meio antigo.

aqui se eu tentar instalar utilizando a primeira opção com ele conectado, ele dá sinal de vida enquanto está na tela de carregamento da dell, porém quando termina e deveria abrir a tela do ubuntu, ele dá erro e sou obrigado a desligar o computador, se eu tentar a segunda opção de instalação, ele não da sinal no monitor e a instalação vai normal.

Você está instalando com a opção Safe Graphics?

Fora isso em alguns notebooks da Dell tem que desativar o PTT no setup, mas no seu caso creio que não seja isso.

então pela safe graphics eu consigo instalar sem desconectar o monitor.

Correto, é que se não usar o safe graphics pode travar no final da instalação mesmo, quando tem placas da Nvidia é melhor usar essa opção.