Problema ao ligar PC depois de montar

Estou montando um servidor para NAS e estou com um problema de cara, mas é na montagem, chegou as peças, montei na bancada, CPU, Memoria, Cooler, SSD M2 e fonte.

Ao ligar não dá video, a placa mãe é uma MSI, então pelo LED Debug, passa CPU, passa RAM e para com luz branca no VGA.

O cabo HDMI que estou usando está funcionando bem, uso no meu notebook para um monitor.

Como fazem anos que não uso PC e não usava segundo monitor, não tenho cabo VGA aqui pra testar.

Alguém tem uma luz pra mim dar?

Qual a CPU utilizada no servidor?

Começando pelo básico, conferistes se o processador possui GPU integrada?

Abraço.

2 curtidas

Você matou a pau! Como não pensei nisso antes? Realmente esse o problema, é um I3 10105F. Fui no site da Intel e descobri isso.

Vamos pensar em uma solução simples, não preciso de video nesse PC realmente, consigo pegar o SSD dele e instalar o TrueNAS pelo meu notebook?

1 curtida

Puts, é aquele tipo de erro que é raro, mas acontece sempre rs.

Digo de antemão que está acima do meu nível de conhecimento do assunto, não tenho familiaridade com o TrueNAS. Talvez algum colega com mais entendimento nos ilumine.

Você tem saída de vídeo pelo menos da BIOS? Algumas placas-mãe possuem esse suporte. Caso não tenha, pode haver problemas para indicar ordem de boot e flags de secure boot, por exemplo, mas também pode ser tudo automatizado de fábrica.

No mais, acho que é possível sim, transfere o SSD para o seu notebook, realiza a instalação do sistema nesse disco e, principalmente, instala e configura o SSH para iniciar com o sistema (se já não for padrão do TrueNAS), caso esteja tudo certo, tenta migrar pro servidor.

Boa sorte!

2 curtidas

É comum que as placas mãe de PC’s comuns, esses para usuário doméstico, não consigam iniciar sem um dispositivo de vídeo. Daí só colocando qualquer placa da mais simples possível para o computador iniciar, mesmo que depois pelo linux vc consiga “desligar” ela e o computador continue funcionando sem necessidade de monitor.

Já dispositivos embarcados, é comum que a firmware não faça esse tipo de checagem e eles iniciam normalmente, pois são feitos especificamente para um tipo de uso e hardware (estilo roteador).

1 curtida

Então nesse caso, não consigo alterar nada na BIOS para ligar sem um video offboard?

Aí precisa ver no manual se tem opção. Se não tiver, aí só sendo mega hacker pra conseguir editar uma BIOS personalizada.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.