Problema ao instalar Linux - Dá erro no particionamento

Olá! Estou tentando instalar o Linux Fedora 36 Cinnamon - já tentei o Ubuntu e Mint - e quando chega na hora de particionar o disco aparece o seguinte
Screenshot from 2022-08-21 11-55-19
Log do erro

Pesquisei na internet e tentei zerar a partição com o comando sudo parted /dev/mmcblk2p4 mklabel gpt. Dei um “Yes” e apareceu a seguinte mensagem:

Dei um “Ignore” e apareceu uma mensagem dizendo

Information: You may need to update /etc/fstab.

A partir daí não sei mais o que fazer. Cheguei a abrir o arquivo “fstab” mas não sei o que devo colocar lá.
Por favor alguém me ajude. Grato e fiquem todos com Deus.

Você desativou o secure boot e, caso possua, o fast boot? Qual o software usado para criar o pendrive de boot? Nos ajudade a te ajudar

O que exatamente você fez para chegar até aqui?

Ainda não tentei desativar essas opções da BIOS. Vou dar uma olhada.
Utilizei o RUFUS para fazer o pendrive de boot

Na verdade me expressei errado. Trata-se da hora de escolher o disco que será instalado o linux.

O Rufus é meio maluco quando o assunto é criar pendrive de boot Linux. As vezes funciona, as vezes não. Crie com o balenaEtcher e desative os “recursos” de FastBoot e Secure Boot na BIOS.

tentei colocar o log do erro mas esse fórum tem limite de 32k de caracteres.

Dei um jeito aqui tái o Log do erro

Desativei o security boot, mas não adiantou.

Aqui ele te diz que o disco está em uso - ou seja, montado. Pq vc está formatando o disco pelo terminal do jeito difícil? Não seria mais simples usar o Gparted?

Primeiro, você está tentando fazer o particionamento por alguma live bootada de um disco externo (pendrive, sdcard, hd externo…) e não do próprio disco que quer formatar, certo?
Também tem que se atentar que está tentando criar uma tabela de partições GPT dentro do bloco de uma partição existente /dev/mmcblk2p4 e não do disco em si /dev/mmcblk2. Se isso realmente for o desejado (talvez esse seja o conceito de “extended partition” que nunca me preocupei em aprender), espero que outro usuário com conhecimento sobre possa te ajudar. Se não for o desejado, então crie a tabela de partições diretamente no bloco do disco e não de uma partição existente.
Edit: acabei de dar uma olhada no programa e você deveria estar usando a seguinte sintáxe: sudo parted DISCOALVO mktable gpt

1 curtida

Já tinha feito isso. Segue o print do que aconteceu.
image

Baixei o Gparted e aparece algumas advertências no meu disco:

Deletei a particão, criei outra e quando mandei “aplicar as modificações” apareceu o mesmo erro:
image

saí ignorando tudo e resultou nisso:

Enfim, não saiu do lugar.

Tinha que ter aberto ali no “create…” pra ver os detalhes, alguma mensagem de erro deve ter aparecido