A partir daí não sei mais o que fazer. Cheguei a abrir o arquivo “fstab” mas não sei o que devo colocar lá.
Por favor alguém me ajude. Grato e fiquem todos com Deus.
O Rufus é meio maluco quando o assunto é criar pendrive de boot Linux. As vezes funciona, as vezes não. Crie com o balenaEtcher e desative os “recursos” de FastBoot e Secure Boot na BIOS.
Aqui ele te diz que o disco está em uso - ou seja, montado. Pq vc está formatando o disco pelo terminal do jeito difícil? Não seria mais simples usar o Gparted?
Primeiro, você está tentando fazer o particionamento por alguma live bootada de um disco externo (pendrive, sdcard, hd externo…) e não do próprio disco que quer formatar, certo?
Também tem que se atentar que está tentando criar uma tabela de partições GPT dentro do bloco de uma partição existente /dev/mmcblk2p4 e não do disco em si /dev/mmcblk2. Se isso realmente for o desejado (talvez esse seja o conceito de “extended partition” que nunca me preocupei em aprender), espero que outro usuário com conhecimento sobre possa te ajudar. Se não for o desejado, então crie a tabela de partições diretamente no bloco do disco e não de uma partição existente.
Edit: acabei de dar uma olhada no programa e você deveria estar usando a seguinte sintáxe: sudo parted DISCOALVO mktable gpt