Olá pessoal, estou utilizando o Linux Mint 20.3 x86_64, meu notebook é um Samsung X50, segue mais detalhes sobre o aparelho:
Samsung X50
CPU: Intel i7-10510U (8) @ 4.900GH
GPU: NVIDIA GeForce MX110
GPU: Intel UHD Graphics
Memoria: 8Gb
Armazenamento: 120 Gb SSD Kingston
Bom, o meu problema é utilizar o driver dessa placa de vídeo, a MX110. Atualmente o driver que está rodando é o “Nvidia-driver-470” versão 470.103.01-0ubuntu.20.04.1. Mas Yago, o driver que está atualmente não desempenha sua função? A resposta é não, pois eu utilizo o OBS para trabalhar e estou necessitando gravar utilizando a placa de vídeo para redenrizar melhor o vídeo, e retirar a trava da minha Logitech c920s pro, quando eu coloco em fullhd além de ficar travando não consegue transmitir e/ou gravar quando eu seleciono a Nvidia como codificador.
Eu achei no site da propria Nvidia esse drive do notebook para download, só que ele está em “.run”, dei uma pesquisada na internet de como utilizar, coloquei ele para executar como programa e quando executo volta a seguinte mensagem:
“ERROR: You appear to be running an X server; please exit X before installing. For further
details, please see the section INSTALLING THE NVIDIA DRIVER in the README available on
the Linux driver download page at www.nvidia.com.”
Esses foram os comandos que eu utilizei para executar:
abrir a pasta onde estava o arquivo .run que baixei do site no terminal
ls
sudo chmod 777 NVIDIA-Linux-x86_64-340.108.run
sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-340.108.run
Dei uma pesquisada em como abrir programas “.run” diretamente no terminal root, pois pelo o que eu entendi foi isso que a mensagem de erro me trouxe como resposta. O porém, o fator de eu ser leigo nesse assunto de terminal, fiquei com receio e medo de reiniciar o notebook no modo terminal e aplicar os comandos que eu vi, e sem contar que o vídeo que achei falando sobre foi de um gringo a 9 anos atrás.
Eu realmente não sei o que fazer, não quero voltar pro Windows apesar de ter uma licença original desse notebook, eu gosto do meu linux e dos programas que venho utilizando nele, o unico problema é esse em não poder utilizar a minha placa de vídeo para trabalhar, não só no Obs mas também no Kdenlive.
Vocês poderiam me ajudar a solucionar esse problema? Puts, eu ficaria muito grato e muito feliz se alguém podesse me ajudar a resolver esse problema.
Desde já, agradeço poder compartilhar esse momento com vocês.