Problema ao instalar driver Nvidia no Linux Mint 20.3 em notebook Samsung

Olá pessoal, estou utilizando o Linux Mint 20.3 x86_64, meu notebook é um Samsung X50, segue mais detalhes sobre o aparelho:

Samsung X50

CPU: Intel i7-10510U (8) @ 4.900GH
GPU: NVIDIA GeForce MX110
GPU: Intel UHD Graphics
Memoria: 8Gb
Armazenamento: 120 Gb SSD Kingston

Bom, o meu problema é utilizar o driver dessa placa de vídeo, a MX110. Atualmente o driver que está rodando é o “Nvidia-driver-470” versão 470.103.01-0ubuntu.20.04.1. Mas Yago, o driver que está atualmente não desempenha sua função? A resposta é não, pois eu utilizo o OBS para trabalhar e estou necessitando gravar utilizando a placa de vídeo para redenrizar melhor o vídeo, e retirar a trava da minha Logitech c920s pro, quando eu coloco em fullhd além de ficar travando não consegue transmitir e/ou gravar quando eu seleciono a Nvidia como codificador.

2022-04-01_08-39
2022-04-01_08-41

Eu achei no site da propria Nvidia esse drive do notebook para download, só que ele está em “.run”, dei uma pesquisada na internet de como utilizar, coloquei ele para executar como programa e quando executo volta a seguinte mensagem:

“ERROR: You appear to be running an X server; please exit X before installing. For further
details, please see the section INSTALLING THE NVIDIA DRIVER in the README available on
the Linux driver download page at www.nvidia.com.”

Esses foram os comandos que eu utilizei para executar:

abrir a pasta onde estava o arquivo .run que baixei do site no terminal

ls

sudo chmod 777 NVIDIA-Linux-x86_64-340.108.run
sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-340.108.run

Dei uma pesquisada em como abrir programas “.run” diretamente no terminal root, pois pelo o que eu entendi foi isso que a mensagem de erro me trouxe como resposta. O porém, o fator de eu ser leigo nesse assunto de terminal, fiquei com receio e medo de reiniciar o notebook no modo terminal e aplicar os comandos que eu vi, e sem contar que o vídeo que achei falando sobre foi de um gringo a 9 anos atrás.

Eu realmente não sei o que fazer, não quero voltar pro Windows apesar de ter uma licença original desse notebook, eu gosto do meu linux e dos programas que venho utilizando nele, o unico problema é esse em não poder utilizar a minha placa de vídeo para trabalhar, não só no Obs mas também no Kdenlive.

Vocês poderiam me ajudar a solucionar esse problema? Puts, eu ficaria muito grato e muito feliz se alguém podesse me ajudar a resolver esse problema.

Desde já, agradeço poder compartilhar esse momento com vocês.

Pessoal, encontrei esse forum da propria NVIDIA "You appear to be running an X server; please exit X before installing."??? - Linux - NVIDIA Developer Forums , onde uma pessoa comenta como entrar no modo root.

Então eu apertei Crl + Alt +F2

fui na pasta, executei como ./ o nome do documento.run porem apareceu um novo erro:

“Não foi possível executar, por favor execute como root”

claro que não foram com essas palavras, mas foi o que deu pra entender lendo ali a mensagem em inglês. Porém, o que eu não entendi é que eu já estava no modo root. Fiquei mais confuso do que eu já estava kkkk

Acho que vc não estava no modo root não. Ao pressionar Ctrl + Alt + F2 vc abre um terminal tty com seu usuário logado (que não é o root). Para logar como root nessa tela digite: sudo su > digite sua senha e ai vai estar logado como root. Ai vc executa o arquivo.run

1 curtida

Então, eu acabei repetindo o processo e executano com sudo su, mas sem solução. Tentei buscar outro meio a qual vou descrever na resposta da minha dúvida

Nota de Atualização

Encontrei esse tutorial no blog do dio, (Drivers Nvidia Ubuntu - Como instalar a última versão passo a passo! - Diolinux)

e seguir os parametros:

01 - adicionei o ppa
02 - fiz as atualizações que ele lista
03 - instalei conforme a versão da placa

• sudo apt install nvidia-390
  • sudo reboot

Quando reiniciou, apareceu a logo do linux mint mas não entrou ficou em uma tela preta com um “_” piscando no canto superior esquerdo.

Nesse momento eu não soube o que fazer, até ficar pensando por alguns instante uma solução. Tive a ideia de procurar remover esse driver que eu tinha acabado de instalar, pois eu fiz uma pesquisa e descobrir que o motivo desse erro é a propria placa de video nao conseguindo se comunicar com o driver, e encontrei outro tutorial de como remover esse driver:

Nessa tela preta que ficou piscando, eu consegui acessar o terminal com o comando crtl+alt+f2 e o mesmo ficava oscilando entre a tela do terminal e a tela piscando entao sempre eu ficava repetindo o comando para colocar os codigos. Seguir o passo a passo do tutorial, removi os drivers da nvidia que tinha instalado e coloquei o driver open source que já estava rodadando antes, dei sudo reboot e consegui retornar pra estaca 0, que pelo menos eu consigo acessar novamente o computador e suas tarefas, mas a utilização da placa de vídeo continua inutilizavel para o que eu queria utilizar.

Se houver outra solução, eu desconheço. A minha conclusão atual através dessa experiência é que possa ser que pra esse modelo, a NVIDIA de alguma forma não consegue dar um suporte necessário tendo em vista que eu instalei o driver conforme o modelo da placa porém não rodou nem o sistema base.

Qual seria a versão do driver que vc deseja instalar?

a versão que tem disponível no site da nvidia, a nvidia-driver-340
(Linux x64 (AMD64/EM64T) Display Driver | 340.108 | Linux 64-bit | NVIDIA)

por que eu coloquei os dados do meu notebook lá na pesquisa, e saiu essa versão para download

a resposta deles para a pesquisa

2022-04-01_13-39_1

Vc quer instalar uma versão mais antiga é isso?

Rapaz eu dei uma pesquisada aqui e parece que essa versão do drivers mais antiga não tem compatibilidade com o Kernel que vc está usando. Aparentemente tem um fix pra isso. Sugiro vc buscar no Google sobre como instalar esse driver na sua versão do mint, aí provavelmente vai ter algum tutorial no site do mint.

1 curtida

Isso, instalei a última versão disponível que oferece o suporte, (Pesquisa Avançada de Driver Oficial | NVIDIA) como descreve nesse resultado.

Pelo o que eu entendi, ele ficou obsolento tendo em vista que foi lançado em 23.12.2019.

Creio que o melhor a se fazer é continuar utilizando o nouveau ao inves desse ultimo drive.

Ou seja, no meu entendimento a NVIDIA não oferece mais o suporte para tal uso atualmente.

Infelizmente eu não uso nenhuma placa nvidia, mas com certeza alguém aqui no fórum vai aparecer pra melhor te auxiliar.

1 curtida

Agradeço a ajuda, irei dar uma pesquisada a mais para saber se é possível instalar nessa versão que estou utilizando atualmente.

Muito obrigado :smiley:

1 curtida

Seja bem vindo ao fórum @yagoyaakov!
Tenho uma placa que também parou do drive 340 e o suporte via kernel parou no 5.4. Para conseguir instalar corretamente terá que voltar para ele.

Vale a pena voltar e instalar um drive antigo ao invés de usar o drive nouveau?
Vale sim, no meu caso fica perceptível quanto tendo redimensionar uma janela que esteja exibindo um vídeo, por exemplo, e no seu caso há o OBS, entre outras coisas.

Recomendo fortemente não tentar instalar pelo arquivo .run do site da nvidia, pois precisaria desabilitar o modo gráfico, reiniciar, instalar o driver, reiniciar, reabilitar o modo gráfico, reiniciar e testar.

Sempre que preciso instalar na minha máquina utilizo esse vídeo como base:

Não cheguei a fazer esse procedimento no Mint, mas utilizei no Xubuntu, acredito que não terá problemas.

3 curtidas

Olá @thespation agradeço demais sua receptividade e também por saber que você passou algo parecido. Eu particularmente imaginei que o problema seria “cronico” e como você disse sobre o .run, eu passei por esse “perrengue” tive que instalar, desinstalar, para poder voltar ao normal.

Irei assitir esse vídeo com calma e tentar solucionar esse problema, espero poder conseguir dessa vez.

Muito obrigado pela sua ajuda.

2 curtidas

Pelo q eu olhei no suporte da NVIDIA Linux x64 (AMD64/EM64T) Display Driver | 510.60.02 | Linux 64-bit | NVIDIA
Sua MX110 e suportada pelo driver 510.60
Não teria necessidade de instalar a 340 sendo que não da suporte

2 curtidas

Fala @ruanelivelton18 tranquilo? Verdade, eu dei uma olhada aqui no link que você me enviou e realmente eu vi lá que tem o suporte pra MX110 irei testar para saber qual dos dois ira funcionar melhor, a versão 340 ou a versão 510

1 curtida

No proprio gerenciador de drivers aparece essa opção do 510, irei testar aqui

1 curtida

No seu caso vai ter q ser do 410 pra cima, como o @thespation disse não tem como usar acima do kernel 5.4 por causa do eliminação do suporte

2 curtidas

Esse vídeo é muito bom! Apesar de n usar nvidia vi na época só por curiosidade msm. Inclusive esse cara é fera em linux.

2 curtidas