Problema ao instalar aquivos .bin

Não estou a conseguir executar arquivos .bin no terminal quando escrevo o comando e dou enter nada acontece.


Acho interessante que este arquivo não tenha aquele quadrado para marcar executar como um programa… Além disso as permissões estão bem… O que poderá ser?

Esse comando que você utilizou (chmod +x), serve para dar permissão de execução a um arquivo, e não para executá-lo.
Mas FIFA? Não tem suporte nativo para Linux. Você precisa usar o Wine para tentar fazer com que ele funcione.

Outra coisa, como da pra ver que tem um arquivo .cue na pasta, esse .bin provavelmente é uma imagem, não um arquivo binário. Você pode usar um programa como o bchunk para convertê-lo em .iso através do comando: bchunk arquivo.bin arquivo.cue arquivo

Deste modo você terá um arquivo .iso que poderá ser montado pelo Montador de imagens do Mint (ou algo assim, não lembro o nome direito), pelo Montador de imagem de disco do Gnome Disks ou qualquer outro meio e assim fazer a instalação.

Aaaah agora faz sentido :slight_smile:
Pensei estar a executar no cmd do wine (nossa que falha vlw kkkk)
Não conhecia esse bchunk vou pesquisar.
Com esse programa posso transformar todos os arquivos da pasta em iso? Essa é a função do comando bchunk arquivo.bin arquivo.cue arquivo ?

Este arquivo que vc quer executar .bin (e .cue), é uma imagem de cd/dvd como as .iso, só que com outra extensão.

Se eu não me engano eram geradas pelo programa chamado alcohol 120% (Windows), não sei nem se existe este programa mais.

Antes de utilizar o wine, vc tem que montar esta imagem .bin e .cue, ou converter para .iso para ter acesso ao seu conteudo.

1 curtida

KKKK bem antigo então, como o jogo (meu jogo de infância :P)
Vou testar o bchunk :slight_smile:
Vlw!

Bom agora a questão existe alguma maneira de modificar arquivos de uma.iso? Ou teria que extraí-la e depois criar outra .iso novamente? Isto porque quando tento alterar as permissões do ficheiro diz “somente de leitura”.

Outra coisa é não estar a conseguir alterar as permissões de uma pasta extraída. Mesmo com as permissões alteradas e com sudo chmod 777 nome da pasta também não dá…

Pelo que me lembro o .bin é o próprio iso.

para montar:
mkdir fake_cdrom
sudo mount -o loop -t iso9660 arquivo.bin ./fake_cdrom

Alguns casos raros o sistema de arquivos pode ser UDF, dae usa opção -t udf, ou apenas remova a opção -t para o mount detectar o tipo de sistema de arquivos.

Explicando as opções do mount:

  • -o: adicionar opções extras.
  • loop: usar dispositivo /dev/loopX. Com ele é possível montar um arquivo como se fosse um dispositivo de bloco.
  • -t: especifica o tipo do sistema de arquivos da partição. Caso não seja especificado o comando tenta detectar o tipo correto.
  • iso9660: sistema de arquivos criado adotado em 1988 como padrão para os CD’s, visando facilitar a compatibilidade desses discos com os diferentes sistemas operacionais.
  • udf: Introduzido em 1995 foi amplamente usado nos DVD’s por conter caracteristicas adicionais ao iso9660, principalmente a capacidade de adicionar mais arquivos no mesmo sistema (quando gravava parcialmente os DVD’s)
1 curtida

Mais uma opção vlw :slight_smile:

Bom o jogo são dois cds a questão é que se eu tentar fazer dos dois cds um só não dá certo. Ficam dois cds numa iso só…
Quando estiver na instalação do jogo vai pedir para inserir o cd dois e como eu faria ele ser reconhecido pelo wine para poder continuar a instalação?

Com esse programa posso transformar todos os arquivos da pasta em iso? Essa é a função do comando bchunk arquivo.bin arquivo.cue arquivo ?

Sim, mas acredito que precise fazer duas vezes se forem dois arquivos .bin

Quando estiver na instalação do jogo vai pedir para inserir o cd dois e como eu faria ele ser reconhecido pelo wine para poder continuar a instalação?

Extrair os dois CDs para a mesma pasta e executar o instalador a partir dela costuma dar certo.

Não achei nenhum tutorial de como montar quando eu pesquisei sobre esses .bin, embora alguns falassem que era possível. Todos diziam que era mais fácil simplesmente convertê-los para .iso

Testei esse comando com um .bin que eu tenho aqui do NFS 2 e deu o seguinte erro:

sudo mount -o loop -t iso9660 NFSIISE.bin ./fake_cdrom
[sudo] senha para bruno:
mount: /run/media/bruno/Ständer/Games/Need for Speed/Need For Speed II SE PC/fake_cdrom: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em /dev/loop0, página de código ou programa auxiliar faltando ou outro erro.

E quando isso não funciona?

Você pode tentar montar os dois CDs ao mesmo tempo antes de iniciar a instalação. Ou então copiar apenas o conteúdo do primeiro CD para uma pasta (a qual vc vai iniciar o setup) e deixar o segundo CD montado.

Resolvido! Agora o problema é que o jogo está lentíssimo primeiro fica vários minutos em tela preta depois carrega mais qualquer coisa e demora de novo uma eternidade e não passa disso… Ou seja jogar está impossível.
Inclusive acontece o mesmo com o FIFA07!
Os outros jogos rodam todos bem: PES 2013, ETS2, NFSU2

Como eu havia dito acima, o wine poderia ser usado para tentar fazer o jogo rodar, alguns jogos/programas tem mais compatibilidade que outros.

Os FIFA 05 e 2007 parece que não têm uma compatibilidade bacana com o wine, não estão no PlayOnLinux nem no Lutris, e a maioria das reviews no WineHQ são ruins. Mas tem um cara que afirmou ter conseguido fazer o jogo rodar bem, e ele disse que instalou o flash e o DirectX x36.

Talvez você consiga fazer o jogo ficar melhor usando o winetricks pra instalar o d3dx9_36 (ou o d3dx9 mesmo) e o flash.

1 curtida

Vou tentar mano vlw!

2 curtidas