Problema ao digitar: acentos e til não funcionam ao abrir jogos através do Proton - Steam

Boa tarde, pessoal!

Há cerca de um mês, tornei-me usuário de Linux. Instalei o Ubuntu 18.04 em meu notebook, para trabalho, e adorei. Consegui fazer tudo o que queria nele. Sempre tive interesse em experimentar alguma distribuição Linux, e o canal Diolinux foi fundamental para incentivar essa mudança. Percebi que o sistema também poderia ser viável para jogos, e então instalei o Ubuntu 19.10 em meu desktop, que é utilizado praticamente só para jogar. Bem, os jogos realmente funcionaram muito bem! Contudo, estou com um problema estranho. Primeiramente, a configuração do meu computador:

*Processador: Core i5 4670K @ 3.8 GHz.
*Cooler: Deepcool Maelstrom 120T.
*Placa-mãe: Gigabyte GA-Z87-D3HP (BIOS F6).
*Memória: 16GB (4x 4GB) 1600 MHz Corsair Vengeance.
*Placa de vídeo: EVGA GTX 1070Ti SC.
*SSD: Sandisk Plus 240GB.
*HD: Seagate Barracuda 1TB.
*Fonte: OCZ ModXStream Pro 600W.
*Sistema: Ubuntu 19.10 Eoan Ermine (x64).
*Drivers de vídeo: Nvidia 440.59
*Versão Proton: 5.0-5
*Monitor: LG LED IPS 29" 29UM69G-B (Ultrawide 2560x1080p @ 75Hz).
*Mouse: Logitech G402 Hyperion Fury.
*Teclado: Cougar 200K ABNT2.

Meu sistema funciona perfeitamente e os jogos instalados através do Proton também rodam sem qualquer anomalia. Consigo digitar perfeitamente letras com acentos e til em todos os aplicativos e também no Steam chat: á, é, í, ó, ú, ã, ñ. Contudo, ao abrir qualquer jogo que utilize o Proton, tanto o Steam chat quanto o chat do próprio jogo deixam de receber esses comandos. No Steam chat, acentos e til não aparecem (fica apenas a, e, o). No chat dos jogos, aparecem antes das letras (´i, ´e, ~a): testei no Elder Scrolls Online e Super Animal Royale, que rodam via Proton.

O estranho é que consigo digitar perfeitamente em editores de texto, no navegador e qualquer outro lugar. Jogos nativos, como o CS:GO, também não apresentam o problema. Ou seja, o erro é provocado por alguma configuração do Proton/Wine.

Tentei diversas soluções online, como inserir o comando para configurar o teclado em ABNT2 e alterar o Input Method do sistema. Nada resolveu. Gostaria de saber se alguém enfrentou/enfrenta esse problema e conhece a solução. Preciso digitar o tempo inteiro em jogos como os citados e perdi incontáveis horas tentando resolver. Não quero ter que voltar ao Windows 10 por conta de um problema desses. Não sei configurar o Wine dentro do Proton e sequer se o problema pode ser uma simples configuração de língua ou local.

Alguns jogos não suportam caracteres especiais, não sei se é o caso. Tipo eu jogava Robocraft e mesmo rodando nativo no linux/steam não funcionava caracteres acentuados.

1 curtida

@Deleterium Obrigado pela resposta. Mas não seria o caso, pois em ambos os jogos testados (ESO e SAR) eu conseguia digitar os caracteres normalmente quando usava o Windows 10.

Acabei abrindo um tópico no GitHub: Unable to type letters with accents in any game that runs with Proton · Issue #3791 · ValveSoftware/Proton · GitHub

Encontrei também esta discussão no Steam: [FIXED] Can't use accents :: Steam for Linux General Discussions

Se eu encontrar alguma solução, volto a comentar aqui.

1 curtida

Depois de muito batalhar, consegui ficar livre do problema. Ver solução (e discussão) no link do GitHub acima. Basicamente:

  1. Inserir o comando: PROTON_DUMP_DEBUG_COMMANDS=1 %command% para o jogo desejado nas configurações de inicialização no Steam;
  2. Rodar o jogo e fechar;
  3. Procurar o diretório /tmp/proton_seunickname;
  4. Clicar com o botão direito e abrir no terminal;
  5. Abrir o regedit digitando ./run regedit nesse diretório;
  6. Navegar até [HKCU\Software\Wine];
  7. Criar uma chave com o nome X11 Driver;
  8. Criar um valor texto com o nome UseXIM e o valor y;
  9. Remover o comando inicial das configurações de inicialização do jogo no Steam;
  10. A pasta em tmp irá desaparecer automaticamente na próxima vez que o sistema for reiniciado.

Caso não funcione, você pode tentar forçar a configuração de locale no jogo: LC_ALL=pt_BR.UTF-8 LANG=pt_BR.UTF-8 %command%

2 curtidas

Ei, pessoal! Descobri uma solução bem mais fácil que aquela que postei acima. Apliquei no Debian Testing GNOME. Basta adicionar esta opção de inicialização em cada jogo na Steam para alterar o valor da variável XMODIFIERS:

XMODIFIERS="" %command%

Funciona também para aplicativos fora da Steam e mesmo no PlayOnLinux (basta adicionar nas opções de inicialização do WINE).

E como funcionaria no Lutris? Como adaptar isso ao Bottles?

1 curtida

Opa!

No PlayOnLinux eu apliquei na aba “diversos”. Tem que fazer para cada aplicativo:

No Lutris creio que seja possível inserir a mudança da variável nas configurações do runner do Wine:

O Bottles eu nunca usei, mas creio que deve ser semelhante ao PoL. :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.