Problema ao atualizar pacotes

Olá. Há 3 dias, tento fazer o que executo toda semana: atualizar todos os meus pacotes, através do bom e velho sudo dnf update. Porém, nesta semana, aparece essa mensagem de erro:

Se alguém souber do que se trata esse erro, e alguma forma de resolvê-lo, agradeço muito.

PS: A mesma mensagem aparece quando tento executar o comando com “skip broken”

Tentou limpar o cache do DNF e depois atualizar novamente?

sudo dnf clean

o problema persiste, com a mesma mensagem de retorno

sudo dnf update --best --allowerasing

continua com essa msg de erro…

O que eu faria se estes pacotes não são essenciais pra você, normalmente estes pacotes kernel-modules-internal, kernel-modules-extra e kernel-modules-debug, não são essenciais, remova-os, faça a atualização e se necessário instale novamente depois caso precise realmente destes pacotes, se possível poste mensagens de erro na desinstalação destes pacotes.
Creio que --best --alowerasing pode ser o suficiente como citado acima pelo @adrian_drm .

Ou então

sudo dnf update - -skip-broken

O skip-broken não funcionou conforme ele citou mais acima, normalmente no fedora o kernel não é atualizado como em outras distros, ele é instalado mantendo 3 versões por padrão a não se que o installonly_limit seja alterado no dnf.conf o mínimo aceitável nessa configuração são 2 para ter a possibilidade de ter pelo menos 1 kernel funcionando.

como eu poderia fazer para removê-los?

Me mostre a saída do comando

rpm -qa | grep kernel

Caraca, você está usando o fedora rawhide? É desenvolvedor do kernel ou ajuda com debug? Os únicos pacotes essenciais do kernel para uso normal sao o kernel, kernel-core, kernel-modules-core e se for compilar algo kernel-headers, não deveria estar dando problema na atualização, o comando seria.

sudo dnf rm kernel-debug* kernel-tools*  kernel-devel* kernel-modules-extra*

Faça por sua conta e risco, sugiro efetuar cada remoção separadamente, sei que não são pacotes essenciais, mas não sei seu caso de uso, isso provavelmente vai resolver seu problema de atualização, porém não sei o porquê destes pacotes estarem aí, “não é o padrão de uma instalação do fedora, o kernel-modules-extra até instala por padrão (caso você tenha algum hardware não suportado pelo core)o restante só manualmente ou se estiver usando o rawhide”.

Desculpe a demora na resposta, acabei de chegar em casa.

então… eu instalei uns pacotes pra poder instalar umas aplicações aqui. mas esqueci de remover isso depois de desinstalar os programas há uns meses… provavelmente foi por isso
vou fazer a remoção no sábado, e falo se deu certo (espero que sim rsrsrsrsrs)

continua com a msg de erro, mesmo depois de eu remover os kernels.

Em qual kernel você está logado no momento desinstalação?
Você tem algum driver ou programa que requer estes pacotes?
Tem que verificar e remover o programa até solucionar todos conflitos, depois você pode instalar novamente.

Tenta primeiro instalar estes pacotes manualmente, se ocorrer algum erro me avise, desculpe a demora na resposta, os dias estão corridos. Copie a linha abaixo e cole no terminal que o dnf ira fazer o download e a instalação dos pacotes faltantes direto do repositório.

sudo dnf in https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/kernel/6.7.3/200.fc39/x86_64/kernel-core-6.7.3-200.fc39.x86_64.rpm https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/kernel/6.7.3/200.fc39/x86_64/kernel-modules-6.7.3-200.fc39.x86_64.rpm https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/kernel/6.7.3/200.fc39/x86_64/kernel-modules-core-6.7.3-200.fc39.x86_64.rpm

eu tô achando estranho os pacotes já estarem instalados…

Você tentou fazer fazer o upgrade após este processo, tô achando que seu banco de dados rpm está inconsistente.
Vou ter dar um paliativo para atualizar os outros pacotes, mas seria interessante você executar antes um dnf check.

Tente atualizar os outros pacotes desta forma.

sudo dnf up -x kernel*

Depois te passo os comandos para ajustar o banco de dados, normalmente isso só ocorre quando o DNF não consegue terminar uma transação, tipo terminal fechado inesperadamente, sessão quebrou ou ao apertar ctrl+c durante uma operação em execução, existem várias formas de diagnosticar basta ver as opções do check no DNF.

quando rodei o dnf check, apareceu isso:

já o outro comando atualizou os pacotes sem nenhum problema