Problema adaptador de rede RT8812AU suporte 5ghz

Olá prezados, bom dia!

Comprei um adaptador de rede wireless genérico do AliExpress, cujo chipset seria o RT8812AU, então pelas especificações do mesmo , deveria ter suporte a rede 5Ghz, porém mesmo instalando os drivers, utilizando a versão de Kernel recomendada e etc, o adaptador enxerga apenas redes de 2.5Ghz!

Cheguei até mesmo instalar no Windows, com os drivers da realtek mas o problema continua… seria chabu do adaptador? Fui enganado pelo vendedor? Gostaria de saber como posso ter certeza de que há algo errado com o equipamento e se o chipset é o correto.

Alguém mais teve esse problema?

Olá @Duke_Kopas tudo beleza?

Infelizmente, existe uma grande quantidade de chips “fake” em equipamentos mais “baratos”, já encontrei alguns casos de adaptadores wireless e bluetooth que simplesmente não tinham os recursos que “o chip” utilizado nele deveria disponibilizar. Outra possibilidade é que a revisão/versão do chip não seja a mesma e portanto eles tenham funções um pouco diferentes.

Se não funcionou em nenhum dos sistemas operacionais, existe a chance de você ter comprado gato por lebre. Minha recomendação é sempre adquirir produtos de fabricantes menos obscuros.

:vulcan_salute: