PRO Audio features para o Fedora 34!

Phoronix:

A Red Hat vem trabalhando há vários anos no PipeWire para gerenciamento de stream de áudio / vídeo no Linux, ao mesmo tempo em que é capaz de cumprir as tarefas atualmente gerenciadas por PulseAudio e JACK e sendo projetada com a segurança Wayland e Flatpak em mente, entre outras tecnologias modernas do Linux. Com o Fedora 34 na próxima primavera, eles podem tentar lançar o PipeWire por padrão no lugar do JACK, PulseAudio e até mesmo do ALSA legado.

Benefício para o Fedora

O objetivo é ter uma infraestrutura capaz de suprir casos de uso desktop comum e profissional.

:link: Recursos de áudio PRO

PipeWire pode suportar casos de uso Desktop e PRO Audio. O aplicativo PRO Audio tende a usar o JACK API e o daemon JACK, que são difíceis de configurar e se integram mal ao resto do sistema (e ao PulseAudio em particular).

Com uma biblioteca libjack substituta, o aplicativo PRO Audio pode ser executado diretamente no PipeWire e se integrar perfeitamente com outros aplicativos ALSA e PulseAudio. Isso traria o Fedora mais perto da experiência de outros sistemas operacionais.

Desempenho

O PipeWire foi projetado para alto desempenho e baixa latência, usando muito do mesmo design do JACK. O aplicativo JACK deve ser executado com desempenho comparável, mesmo em situações de baixa latência.

Segurança

PipeWire impõe segurança por cliente. A visibilidade do objeto e as ações sobre eles podem ser configuradas independentemente por cliente. Isso torna possível aplicar uma política de segurança para aplicativos em área restrita (Flatpak), como negar acesso a determinados dispositivos de captura de áudio ou impedi-los de interferir em outros aplicativos.

mais detalhes na proposta abaixo:

4 Curtidas