Ao procurar uma distribuição Linux para alunos ou estudantes, um amplo espectro de determinantes é considerado. Isso inclui facilidade de uso, estabilidade, personalização e aplicativos pré-instalados.
Neste guia, examinamos algumas das principais distribuições Linux que simplificam o processo de aprendizado para alunos que estão aprendendo Linux.
1. Linux Mint
Linux Mint é uma distribuição que está entre uma das distribuições mais recomendadas para alunos, com 3 ambientes de desktop: Cinnamon , MATE e XFCE . Todas com um gerenciador de software pré-instalado, que categoriza os aplicativos de fácil utilização.
Outro atributo que torna o Mint Linux ideal para os alunos é a variedade de aplicativos gratuitos e de código aberto, que os alunos podem exigir imediatamente. Estes incluem LibreOffice Suite , navegador Mozilla Firefox , VLC media player, GIMP e assim por diante.
2. Zorin Linux
Inspirado no Ubuntu , o Zorin OS é mais uma distribuição Linux ideal para estudantes, que fornece uma experiência de usuário suave para iniciantes e estudantes, ao mesmo tempo em que garante sua privacidade e excelente desempenho.
O Zorin oferece muitas opções de personalização com o Zorin Appearance App , que permite ajustar o layout da área de trabalho ao seu layout preferido. Você pode personalizar sua área de trabalho para se parecer com o Windows 11, macOS ou outro layout de área de trabalho.
Outra razão pela qual os alunos devem considerar o Zorin é seu excelente desempenho e velocidade, o que ajuda a aumentar a produtividade. O Zorin Lite Edition foi projetado para PCs mais antigos, aproveitando-os e economizando dinheiro, enquanto aprendem Linux.
3. Academix GNU
AcademiX GNU é desenvolvida especificamente para fins educacionais. Ele vem com programas gratuitos para todos os níveis de educação – do primário ao superior e/ou universitário.
O Academix GNU fornece um utilitário que instala uma ampla gama de aplicativos para matemática, biologia, química, geografia, estatística, robótica e programação, fornecidos com laboratórios virtuais interativos.
Há uma seção dedicada a instrutores ou professores, para a curadoria de artigos e publicação online. A maioria dos programas ou aplicativos educacionais são licenciados sob as licenças GNU GPL ou BSD.
4. Uber Mix
UberMix é especialmente construída com as necessidades dos alunos, agilizando o processo de aprendizado e fornecendo uma combinação ideal de aplicativos pré-instalados, para fins de aprendizado e criatividade.
O UberMix oferece uma variedade de IDEs, oferecendo a flexibilidade de escrever código em seu editor preferido. É fácil de instalar e pode-se implantá-lo facilmente em uma instituição educacional, sem muito trabalho.
5. ElementaryOS
Além de sua aparência polida e elegante, o Elementary OS é uma distribuição Linux projetada para ajudar os alunos a fazer a transição fácil para um ambiente Linux.
Ele é considerado um substituto perfeito para macOS e Windows, dada a interface do usuário intuitiva e fácil de usar. Os usuários podem facilmente iniciar aplicativos a partir do canto superior esquerdo da tela ou do dock localizado na parte inferior da tela.
A Elementary possui uma App Store chamada App Center, de onde você pode obter aplicativos gratuitos e pagos. Cada um foi cuidadosamente revisado para garantir uma experiência segura e que respeite a privacidade.
6. Ubuntu
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares e amplamente utilizada. É inspirado no Debian e apresenta um ciclo de lançamento LTS, com atualizações em intervalos de tempo fixos e suporte profissional.
Um dos aspectos do Ubuntu que se destaca é seu desktop que, por padrão, apresenta o ambiente de desktop GNOME que é amigável para iniciantes, intuitivo e requer pouco esforço para navegar.
Também vem com aplicativos pré-instalados, com uma série de outros aplicativos de produtividade para permitir que os alunos uma experiência sem problemas.
Além disso, o Ubuntu fornece o GNOME Software, um front-end gráfico que oferece uma maneira mais fácil de gerenciar pacotes para alunos, que ainda não estão confiantes em trabalhar na linha de comando.
7. Manjaro Linux
O Arch Linux é frequentemente considerado intimidador, especialmente para iniciantes e aprendizes. Requer um nível intermediário a avançado de trabalho na linha de comando para configurar tudo desde o início. É aqui que entra o Manjaro Linux .
Baseado no ArchLinux , o Manjaro Linux é uma distribuição Linux orientada para desktop, que se concentra na facilidade de uso e fornece uma experiência suave para os alunos, com uma variedade de ambientes de desktop, incluindo GNOME, Budgie, Cinnamon e MATE.
Além disso, oferece uma ampla gama de opções de personalização, e os alunos podem personalizar praticamente qualquer coisa.
8. OpenSUSE Leap
O OpenSUSE é outra ótima opção para os alunos. Ele vem em dois sabores – TumbleWeed, com atualizações contínuas, e Leap , mais estável e adequado para estudantes.
Um aspecto que se destaca no OpenSUSE é a presença do Yast ( Yet Another Setup Tool ), ferramenta de configuração que executa uma infinidade de tarefas, incluindo configuração de hardware, firewall, rede, atualizações de software, gerenciamento de pacotes e muito mais.
O OpenSUSE também fornece uma infinidade de aplicativos prontos para uso, como ferramentas de escritório, aplicativos multimídia, navegadores e jogos, para mencionar alguns que são usados para os alunos à medida que aprendem as cordas.
Esse foi um detalhamento de algumas das distribuições Linux ideais para alunos, que poderiam ajudá-los a começar com o Linux sem a complexidade de configurar todo o resto, desde o início.
Elas fornecem uma interface de usuário amigável e uma experiência de usuário suave, juntamente com vários aplicativos pré-instalados que simplificam o caminho de aprendizado para alunos ou iniciantes.
Como tal, se você estiver procurando por uma distribuição Linux ideal para sua instituição de ensino, qualquer uma delas pode ser útil.
FONTE: aqui
PS: esses argumentos não me convenceram.