Recentemente instalei o Linux Mint 22.2 e decidi utilizar o ambiente GNOME. A instalação foi simples e correu sem problemas.
Fiquei surpreendido com o desempenho logo no primeiro arranque. No primeiro boot, o sistema estava a consumir apenas cerca de 950 MB de RAM, o que considero um excelente resultado para um ambiente moderno como o GNOME.
Até agora, a experiência tem sido muito positiva: o sistema está fluido, organizado e agradável de utilizar. Também gostei da simplicidade do GNOME e da forma como tudo funciona de maneira consistente.
Gostaria de saber se mais alguém aqui utiliza Linux Mint com GNOME. Como tem sido a vossa experiência? Que dicas ou otimizações recomendam para novos utilizadores?
Obrigado!
Mas como você mediu isso? Pois algumas ferramentas usam outras fórmulas de cálculo, como demonstrado pelo frc_kde nesse post no Blog dele:
E um exemplo aqui: Enquanto o Conky e o free -h mostram que o sistema está consumindo um pouco menos de 10 GB de RAM e cerca de 1.8 GB de Swap, o htop mostra que o consumo é de 11.2 GB de RAM e cerca de 1.5 GB de Swap..
Parabéns pela experiência e pelo relato, @Aryclene_Ao
Não tenho experiência com Gnome – mas usei o Linux Mint com KDE Plasma, até fins de Abril pp.
Logo no final do boot – quando aparece o Painel + Menu – o uso de Memória RAM era este:
Exatos 5 minutos “uptime”, ficava assim – de acordo com diferentes ferramentas de medição:
New Calc 1181 MiB | 1,15
Conky (Mem) | 1,16 GiB
free 1185 | 1,16
top 1184,9 | 1,16
htop 907 M | 0,86
inxi | 1.19 GiB
Neofetch 949 MiB | 0,93
Instalei aquele Mint + KDE há cerca de 1 ano atrás – junto com Kubuntu e KDE Neon, para comparar – e fiz as anotações aqui.
Deletei em Abril pp., conforme relatei nesse tópico aqui.
Uso de RAM não significa muita coisa sobre desempenho do sistema. O MacOS, por exemplo, usa bastante RAM, mas roda liso.
O importante é como o sistema operacional lida com o gerenciamento dos recursos do seu PC.
Esse vídeo do Dio explica melhor como funciona o uso de RAM no MacOS. É bem interessante:
Eu lembro uma vez, mexendo em um Mac na loja da Apple. Era um Mac com 8gb de RAM, estava usando toda a memória e roda liso, sem lags e sem travamentos.
Por isso que simplesmente não me importo muito com consumo de RAM. Se o meu sistema está rodando liso, é isso que importa.
Acho que era nos grupos de Linux do telegram que tinha gente se vangloriando que o sistema de 32gb de ram, iniciava só 500mb de ram.
Tenho 32 GB de RAM e o meu Void inicia consumindo entre 1~2 GB.
Talvez, eu me importaria com isso se eu usasse um PC com 2 GB ou 4 GB de RAM. Com 32 GB? É meio idiota se vangloriar por isso.
Por exemplo: Nesse momento, o meu Void está com 21 dias de Uptime, consumindo 10.9 GB de RAM dos 32 GB instalados e 0 KB dos 47 GB de Swap disponíveis (pois coloquei uma zRAM além dos 32 GB de Swap que já tinha). E simplesmente não estou me importando com isso.
Faz muita diferença pro sistema ter um swap grande assim? Considerando que tem 32gb de ram? Só tô perguntando de curiosidade.
Não faz diferença. Só não diminuí ainda pela preguiça de reiniciar o sistema, para diminuir a Swap e aumentar a /home.
Aliás, a única diferença que faz, é se você realmente utiliza muita coisa pesada e que consome muita RAM (como ter 150 abas do Twitter abertas no Firefox).
Senti essa diferença enquanto migrava do Windows para o Linux. O Windows aumentava a Memória Virtual de forma dinâmica (e teve uma vez que vi que o Windows havia alocado 38 GB de memória virtual), e mesmo com 98% de RAM sendo consumida, eu não sentia tanta lentidão no sistema.
Já o Linux parece ser mais estático nisso. Quando eu tinha 8 GB de RAM e o sistema consumia toda a RAM e a Swap; era muito comum quando usava o Onedriver para sincronizar arquivos MUITO grandes; o sistema simplesmente ficava impraticável de usar. E isso era bem comum quando tinha pouca RAM e pouco armazenamento.