Primeira vez utilizando Linux Ubuntu 22.04 e já tenho problemas

Olá galera, estou com um super problema kkk não sei se alguém pode estar me ajudando… comprei recentemente um Dell G15 3050, acabei escolhendo na opção por vir em Linux Ubuntu 22.04, infelizmente toda vez que vou ligar ele trava na parte do logo da Dell, preciso clicar novamente no botão de desligar e ligar novamente, sendo assim eu consigo ligar ele, as vezes vai de primeira clicada, mas já precisei clicar umas 3/4 vezes para iniciar normal. Alguém sabe me dizer se tem alguma coisa em que eu posso estar fazendo?? Já atualizei tudo oq tinha para atualizar…. Mas o problema insiste em continuar…obrigado já…

Ja tentou alterar a distro que veio por padrao? Tipo, Zorin OS,Ubuntu 24.04.2 ou mesmo Linux Mint? Vai ver que e falha do proprio sistema que a DELL instalou na fabrica. Outra coisa, pode ser os Drivers da Placa de Video, se for NVidia tem drivers especificos para o Linux.

Bem-vindo @Douglas_Darlan

Se for a tela inicial, que informa o fabricante, então o problema está no hardware, não na distribuição.
Em PRIMEIRO lugar, converse com o suporte da Dell, para que resolvam. Se insistirem que o problema é com a distribuição, aí vc avalia instalar outra coisa na máquina.
Dá uma conferida nesse meu trabalho AQUI

2 curtidas

Apenas complementando o que o amigo Daigo falou acima. Isso não me parece um problema no sistema operacional.
Já tentou verificar a ordem de boot na bios para ver se o ubuntu está em primeiro?

1 curtida

Outra coisa, A DELL e expert em nao dar suporte para Distro Linux que eles instalam. so para Windows.
Te surigiro a instalar o proprio Windows na maquina ou tentar outra distro que nao o Ubuntu.
Ou seja, eles se isentam de qualquer problema que o usuario possa ter com o Ubuntu pre-instalado. Quando a pessoa adiquire uma maquina dessa ela tem que ter em mente, que ela mesma vai tentar resolver os problemas que possa acontecer com o sistema. E o proprio custo final que eles dao na opcao com o Ubuntu ja isenta eles de suporte ao proprietario da maquina.
E so para exemplificar, a Ignorancia da DELL no suporte a maquinas com o Ubuntu Pre-instalado que existe uma enchorrada de reclamacao no reclameaqui de clientes que adiqjuirram as mesmas e deu problema depois.

Outra coisa tambem, procure o suporte deles, se eles se negarem a dar suporte para voce, va ao Procon ou outro orgao de defesa do consumidor para exigir que eles subistuam a maquina que voce comprou por outra.

E nao sei se voce ja ouviu aquela famosa frase:
“LA GARANTIA SOY JO!” (A Garantia e voce)

Olha essa reclamaçao aqui no Reclame Aqui:
https://www.reclameaqui.com.br/dell-computadores/nao-existe-garantia-do-sistema-linux-ubuntu_F27WCzV7qh-nxjHc/

A dell se isenta e se esquiva de qualquer problema que possa vir a dar na maquina com o UBUNTU Pre-instalado.

1 curtida

Pelo que eu li, bem por cima, é verdade, para a Dell, pouco importa a versão do Ubuntu que está na máquina.
https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000131655/como-instalar-ubuntu-linux-em-seu-pc-dell#Things_to%20_know

Então acredito não ser problema instalar outra distribuição, para verificar se resolve o problema.

Dá uma conferida nesse link, que eu ensino todo procedimento para gravar um live pendrive, na aula 1, usando o Ventoy. Só clicar AQUI

Boa noite rapaz.
Eu peço desculpas mas eu discordo com isso, você está dizendo praticamente que a DELL limita o hardware só para o windows ?
Isso não faz o menor sentido.
Eu vou dá um exemplo mais complicado que é o meu caso
Minha placa-mãe é uma **Asus M5a78L-M PLUS/USB3 que só dá suporte ao Win7
Agora veja essa imagem abaixo.

Viu o lance complicado ?
Essa placa só dá suporte ao Win7 mas nesse momento tá com o linux rodando a 1000% eu ia dizer infinito por cento mas essa palavra não existe.
Ela já rodou o W8/10/11 23H2 e atualmente as minhas distros linux.

Essa é a minha configuração da minha distro nessa placa kkkk

Ta certo!!
Cada um sabe o que faz!!! A dell e uma empresa que pensa em si mesma. e nao presta o atendimento adequado ao cliente que necessita dela.

1 curtida

Acho que não foi isso que ele quis dizer.
Ele falou que a dell não fornece suporte de software para linux, o que tecnicamente é verdade, só dar uma olhada no termo de garantia deles, na seção 6, subseção 6.1 e inciso i:

6.1 A Dell não fornece garantia nem suporte técnico para (i) os sistemas operacionais gratuitos mesmo que instalado de fábrica, e (ii) qualquer outro sistema operacional ou aplicativo que não tenha sido instalado pela própria Dell nos equipamentos.

Portanto, a Dell não limita o hardware, mas ela limita a sua garantia e suporte técnico ao Windows, pois você está comprando ele (aqueles n reais a mais quando se seleciona o windows ao invés de Linux).

2 curtidas

Justamente. E ainda fui adivertido inadivertidamente pelo @eddiecsilva
a corrigir o post pois eu estava ofendendo.
Fiquei chateado por essa adivertencia dele por mensagem privada.
So porque eu fui mal interpretado pelo colega.
E so quis me defender.
Ate pensei em falar com o @Dio no Discord sobre essa adivertencia.
A minha sujestao e que o Dio leve essa regra da DELL em nao prestar suporte para Linux nos Videos dele.

1 curtida

Sim sim, eu falei besteira.
Para limitar o hardware a empresa teria que programar a bios da placa-mãe ou gravar um código-comando no HDD/SSD via MBR/GPT
A positivo fazia muito isso.

1 curtida

Esquece isso rapaz.
Amanhã você vai rir disso, não leve para o pessoal. Aqui a gente aprende, as vezes erra, brinca, briga, sorri e se diverte.
Lembre-se que aqui você tem a liberdade de conhecimento no mundo da informática.
Eu já fui advertido tantas vezes por ele que é assim que a gente aprende.

1 curtida

Obrigado pelo apoio!
Vou me esquecer disso!!

Só para registrar, seu post recebeu um aviso da moderação porque você feriu as regras dispostas no FAQ ao usar palavras agressivas. Não teve nenhum tipo de relação com interpretar errado o que você escreveu.

:vulcan_salute:

Entendi.
Peço perdao pelo que aconteceu!!
As vezes a situaçao sai um pouco do controle mesmo.
Mas tudo bem.
Essa nao foi a minha intençao.