Pessoal…Minha primeira tentativa de usar Linux.
Instalei o Mint em um notebook e estou tentando instalar um programa que preciso (certificado digital - token).
Não achei nenhum material recente ensinando a instalar.
Busquei no site e achei um manual, mas em determinado passo eu tenho essa imagem ai. Não sei se é falha minha ou falha do instalador.
Em resumo: eu segui os passos e instalei os certificados. Acho que foi tudo certo, porque não me deu nenhuma msg de erro no terminal. Mas esse segundo passo que é o administrador de tokens já não consegui, nem por terminal e nem por esse executável que tá no link do site.
Então, por essa msg da imagem, é alguma falha minha ou da instalação? Alguém tem uma orientação pra mim?
Valeu
Aparentemente, há um problema de dependência com a versão da libssl, você instalou esse pacote?
Caso tenha instalado, talvez seja preciso instalar uma versão mais recente manualmente mas, antes de mais nada, tenta instalar o pacote via apt e retorna aqui depois de refazer o teste.
Já fiz por terminal e baixando os arquivos pra página. Os dois jeitos instalam, mas não tá concluindo.
Eu to executando os arquivos nas pasta (na ordem dita) usando um comando sudo dpkg -i mas aparece mensagem que outros arquivos não estão instalados.
Então eu não sei. Sou noob em Linux. Existe algo que eu precise/possa fazer pra instalar esses arquivos faltantes?
vc n prestou atenção neste detalhe “O aplicativo só funcionara em sistemas operacionais baseados no Linux Mint 19.1 e Ubuntu 18.4.”
na versão atual do Mint esses pacotes já foram ultrapassados há muito. na página não diz se versões superiores do mesmo são aceitas. use o synaptic, instalador do mint, para instalar todos esses pacotes na versão atual e veja se resolve depois a instalação do pacote deb do certificado.
não instale os pacotes segundo vc fez na foto acima porque a versão do mint atua é diferente e pedirá outras dependências que *não estão disponíveis nessa versão, como multiarch-suport.
esse pacote é de 2018, há SEIS ANOS. nem sei se o ubuntu que deu suporte ao mint 19.1 ainda está ativo. se estiver, vc pode fazer duas coisas:
instalar o mint 19.1 numa partição separada, dualboot com o atual e usar só para assinar documentos
instalar o mint 19.1 numa máquina virtual para o mesmo objetivo
se o mint 19.1 não tiver mais suporte, não há o que fazer.
vc pode ver se tem o pacote para windows 11 e usá-lo para assinar documentos. ou usar o windows 10 em dual boot só para isso.
e não houver um pacote mais atual vc pode tentar usar os mesmos pacotes na versão atual pelo synaptic. s n aceitar, aí realmente n tem nada a fazer.