Preso na tela de login do Plasma no Kubuntu 22.04

Por algum motivo, desde que eu instalei o Kubuntu no meu notebook, ele dava tela preta às vezes quando deixava ele algum tempo parado. Hoje, mais cedo, eu precisei sair por alguns minutos. Quando voltei, ele tinha dado tela preta. Pressionei o botão de ligar para poder reiniciá-lo.

Quando ele reiniciou, tentei fazer login. Mas depois de colocar a senha, a tela fica preta e volta para a tela de login novamente. Às vezes, em vez de tela preta aparece a logo que aparece assim que liga, no meu caso a logo da Positivo.

Já procurei um bocado por aí, mas nada conseguiu resolver o meu problema. Por algum motivo, eu também não consigo fazer login quando tento fazer pelo modo de terminal (Ctrl+Alt+F3 na tela de login). Tentei contornar isso acessando o sistema pelo o modo de recuperação. Tentei apagar o arquivo .Xauthority, remover e reinstalar o Plasma e outras coisas que eu já não me lembro.

No modo de terminal, quando eu insiro o login e senha certa, ele imprime na tela alguma coisa, que em poucos instantes desaparece, e ele volta a pedir o usuário e senha.

Obrigado.

Consegui resolver. Eu tinha instalado o zsh e definido como meu terminal padrão. Mas depois mudei de ideia e desinstalei. Quando eu tentava ligar, ele tentava iniciar o zsh e não encontrava. Para resolver eu fui em /etc/passwd e editei a entrada do meu usuário.
Estava como:

user:x:1000:1000:user,,,:/home/user:/usr/zsh

Eu alterei para:

user:x:1000:1000:user,,,:/home/user:/bin/bash

Em que user é o nome do meu usuário.

Não era nada do que eu imagina, foi apenas noobice minha mesmo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.