Presets Pulse Effects: Compartilhem aqui

Estou tentando melhorar a qualidade sonora do meu note que tem tecnologia Dolby, gostaria de indicações e presets para o Pulse Effects que melhorem a qualidade do áudio, em caixas externas a qualidade é ótima, mas nos alto falantes do notebook não consegui ainda uma boa configuração.
Deixarei abaixo o link para alguns presets que já testei, no momento estou utilizando o Dolby Atmos, mas ainda não sinto a profundidade como tenho no meu Lenovo Vibe K5.

Presets equalizador:

Arquivos para colocar em “.config/PulseEffects/irs/”, depois basta selecionar em “convolver” e ver qual fica melhor.

Fuiiii

4 curtidas

Eu testei alguns presets, o irs do Dolby Atmos é ótimo para fones de ouvido e caixas de som externas com uma capacidade de reproduzir um maior espectro de frequências. Usando a configuração padrão e convoluir o arquivo (Dolby) já fica excelente!
Para as caixas de som do notebook que são mais focadas nas frequências médias, como a da voz por exemplo, desligue o convolver e use o arquivo .json disponibilizado na aba Advanced Auto Gain. Basta criar um documento de texto como explicado na parte de manual installation e salvar como .json. Esse preset foi desenvolvido pensando no notebook, aplicando ganhos e correções nas frequências mais baixas e mais altas, entre outras mudanças. Você vai sentir a profundidade e “separação” do som no seu note. Sugiro você criar uma configuração para o seu note q é o .json mencionado para ele acessar automaticamente as configurações quando nenhuma outra saída de som for detectada! O mesmo para os outros dispositivos que você usa, como o fone de ouvido, deixando no padrão e utilizando o convolver com o Dolby! Obs: Fazer o preset do fone primeiro, depois desligar o convolver e aplicar o Advanced Auto Gain para não misturar as configurações! Abraço!

2 curtidas

Baseado no “manual”, criei dois perfis, um mais grave (bom pra caixas externas) e um mais médio (bom pra fones e falantes de lap) - nada tão sofisticado quanto os que o @anon58028541 colocou, mas são satisfatórios:

Otimizado bass:
https://acloud.astian.org/drive/s/kotng67tb6IGrVH2kwgirwEwT0tu4H

Otimizado:
https://acloud.astian.org/drive/s/dMthMdz0IZv6TezfM9IeJr6I4l5fUh

3 curtidas

Nossa já tinha até esquecido desse tópico hahaha ressuscitarma o defunto, acho que poucas pessoas se preocupam com esses pormenores de áudio em questão de qualidade, agora com pipewire devem aparecer umas configurações legais. Pelo menos nenhum aplicativo está tomando conta do áudio como era no pulseaudio quando utilizava progamas como o mixxx que tomava tudo para ele para mixar.

1 curtida

Eu ainda não consegui fazer o Pipewire funcionar (uso PulseEffects faz tempo, desde a primeira distro, o Mint), recentemente descobri que a versão mais recente do PE só funciona no Pipewire. Pra quem usa ainda o PulseAudio, é necessário instalar o PulseEffects Legacy - fica a dica!

1 curtida

Seu preset otimizado bass ficou super duper nas caixinhas da Aiwa aqui utilizando o Razor Surround.

Eu vi que vc adicionou algumas coisas! Manda o teu preset aí pra ver como fica aqui… :slight_smile:

E eu testo não apenas no “olhômetro” (além do ouvido, óbvio - vendo as barras de frequência), mas com um app pro Android, o RTA Analyzer (muito útil quando trabalhava como operador de som, desde que se saiba dos harmônicos adequados a cada instrumento/voz quanto ao ouvido humano)

Essas coisas são do Razor Surround, basta importar no Convolver, estou escutando uns Dubs aqui e está bem de boas.

Pô, Edson! Manda o Json aí, parceiro!!

Será que não vai bugar aí? pois estou usando com o pipewire.

1 curtida

Acredito que não, os json são semelhantes… mas bora testar!

Dá uma olhada aí, mas acho que você tem que baixar o .irs de qualquer forma para carregar no convolver, pois ele indica o arquivo em minha $HOME.

“convolver”: {
“state”: “true”,
“input-gain”: “0”,
“output-gain”: “0”,
“kernel-path”: “/home/edson/.config/PulseEffects/irs/Razor Surround ((48k Z-Edition)) 2.Stereo +20 bass.irs”,
“ir-width”: “100”
},

https://drive.google.com/file/d/1cL1MMoZGFAH9LnCGQBS2LhVVTnJmrjql/view?usp=sharing

Precisa deixar o download público, X

Vê se vai agora, não costumo compartilhar arquivos pelo GDrive.

Estava olhando esse irs, não achei aqui no Pamac… é um plugin vst do PulseAudio?

Rapaz aqui tem os plugins CALF e LSP (Linux Studio Plugins), aliás LSP no Arch é roça, pois polui o app-grid.

Aqui tem tudo, vieram com o Pulse… e sim, ele entope o grid do Gnome… assim que vier o 40 aqui vou agrupá-los seguindo uma dica que vi

Deu errado aqui o Convolver, falta o plugin… vou ver se acho
EDIT: está aqui mas não funcionou, deve ser pq meu lap não suporta surround ou pq não estou usando Pipewire… mas valeu assim mesmo, serviu pelo aprendizado… aqui não ficou muito diferente do que estava antes, mas fico feliz em ter ajudado

Beleza pode ser algo por aqui, fedora rawhide+koji+git normalmente vai estar mais atualizado.

1 curtida