Preparando-se para roubo

Oi pessoal, tudo beleza?

Então, esses dias estive pensando a super dor de cabeça que eu iria sentir caso eu fosse roubado. Muitos apps que usam senhas, várias delas salvas no Google Chrome… e eu ando de ônibus e moro numa cidade onde assaltos acontecem em um nível relativamente alto.

Vocês passam por situação semelhante? O que fazem para reorganizar suas contas em caso de serem roubados? Apagar apps inúteis e remover as senhas da cloud do Google é o suficiente? Ou tem que rodar algum app extra?

Não é que eu quero ter 0% de trabalho caso eu seja roubado, mas quero ter em minha mente organizado algo como: “só preciso fazer tal coisa no Whatsapp, tal coisa no Telegram e trocar a senha de dois apps e estou seguro novamente”.

O que sugerem? Um abraço e obrigado pela atenção!

5 curtidas

Eu acho que se o teu celular estiver protegido com senha e de preferência pin numérico, não há o que se preocupar, basta logar em outro aparelho e deu.

1 curtida

:wave:t2:

Um amigo meu, dono de uma micro empresa, sofreu um assalto.
Então nós fizemos alguns passos:

1 - Tanto a Google como a Apple tem o recurso de apagar o aparelho remotamete. Deixar um pc em casa, ou um outro celular preparado para fazer esse procedimento, por exemplo, salvar estes links nos favoritos como emergência.

https://www.google.com/android/find

No Google Irão aparecer algumas opções entre elas Apagar Dispositivo ou Erase Device

Eu não conheço o formato da Apple mas acredito ser parecido.

Aqui sempre é bom deixar a Localização ativada de preferência sempre que possível usar wifi, bluetooth, dados moveis e tudo mais para melhorar a precisão, sempre ter um pouco de créditos no celular caso for pré-pago e especialmente manter o sistema operacional atualizado para que estes procedimentos funcionem melhor.

2 - Depois ligar na operadora e pedir para eles inutilizarem o IMEI e o número do celular. Neste caso sempre tenha copias do IMEI sempre guardadas.

3 - Avisar os Bancos caso use apps deles.

4 - Trocar as senhas de apps que estavam instalados para desencargo de consciência. Claro que fazendo o primeiro passo, o dispositivo é apagado quase que direto mas melhor previnir.

5 - Para dificultar o acesso indevido, sempre tenha senhas, biometrias, aplicativos de segurança que colocam senha particular em apps, como Avast, McAfee, Kaspersky, Norton, Bitdefender, Panda, etc… No Android eles não são apenas antivirus, até porque né… Eles são suites de manutenção e segurança com várias ferramentas. Tem ferramentas que tiram foto de quem estiver tentando acessar sem autorização e manda no email. Tem ferramentas que pedem senha para desligar o dispositivo. A Samsung por exemplo, meu Tab S5e só desliga por biometria ou senha e não é pelo botão fisico. O botão fisico aciona a Bixby :joy:.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Acho que uma das maiores preocupações seriam com as contas bancárias.

O ideal seria deixar os apps em um smartphone que fica somente em casa e não o que vc usa no dia-a-dia. Mas caso não seja possível - como é o meu caso - eu coloco os apps em uma pasta segura e, além disso, não deixo meu email relacionado à conta bancária logado no smartphone (só acesso esse email no notebook que fica em casa). Por que? Se alguém roubar seu celular enquanto vc usa, ou seja, enquanto ele está desbloqueado, para acessar sua conta bancária, o criminoso pode solicitar recuperação de senha e uma mensagem de redefinição será enviada para seu email. Se o email estiver logado no celular, aí já era.

Enfim, na verdade existe mil e uma forma de como criminosos podem fazer um estrago com seu celular em mãos. E quanto mais barreiras de segurança vc coloca, mais inconveniente fica de usar o celular.

3 curtidas