Preciso trocar de sistema operacional

Ola, bom dia! por gentileza preciso de um conselho, pois desde muito tempo já uso o windows, mais com essa situação que o win10 deve para o suporte esse ano, já estou pensando em trocar para um linux, mas, tenho algumas situações, pois trabalho com o corel, photoshop, Adobe After Effects CC 2019, Camtasia 2019 e os delphi7 e delphi12 tem algum linux que possa rodar isso tudo

Olá @Nosso_Mundo_Criativo, tudo bem contigo?

A resposta curta é não. Atualmente a maioria desses programas não rodam em Linux porque eles não são compatíveis com as camadas de compatibilidade como o Wine ou o Proton.

Para continuar usando estes programas você pode manter o Windows 10 por mais algum tempo e depois migrar para o Windows 11, caso o seu hardware suporte.

:vulcan_salute:

6 curtidas

photoshop=use via Wayland,Web ou Canva
Adobe after efect=Alight Motion via Wayland
camtasia 2019=Kdenlive ou Shotcut
Delphi7=Unity Hub
são alternativas pra esses aplicativos :slight_smile:
via wayland significa q é via Waydroid q só suporta Wayland eu acho

Eu continuaria no Windows 10 sem problemas.
Não é porque vai perder o suporte que automaticamente o sistema vai parar de funcionar e da p/ você instalar o Windows 11 mesmo que seu hardware não suporte, caso queira.

E com o passar do tempo, se o seu hardware for muito antigo, você pode ir pensando em fazer um upgrade.

OBS: Tem pessoas que usam o Windows 7 até hoje.

2 curtidas

Resposta curta: não

Resposta longa: Vai depender muito se as alternativas te antenderiam e quais recursos você utiliza.

Por exemplo, a alternativa ao Camtasia, pode ser o Kdenlive. Mas se você usa ele para gravar o desktop, tem o OBS Studio. E para edições mais avançadas, tem o Davinci Resolve.

Já para o Corel, tem o Inkscape. Já para o Photoshop, o GIMP. Mas dependendo do que você faz nesses programas, pode ser que o Krita substitua os dois e te atenda bem, pois ele tem tanto ferramentas vetoriais, como bitmap e até mesmo algumas ferramentas mais básicas de edição de imagens.

É muito mais uma questão de buscar pelas alternativas, ver se elas valem a pena e te atendem e daí sim pensar se vale a pena migrar.

E todos esses programas tem para Windows, e você pode instalar eles para ver se te atendem. Se esses programas tem recursos que são completamente indispensáveis para você, o melhor é ficar no Windows, talvez atualizar para o 11. É melhor do que ficar brigando com o SO.

2 curtidas

Por ser uma gama muito grande de softwares específicos eu recomendo continuar no Windows pois a migração para o Linux pode ser frustrante para seu caso. Além disso são programas com licenças caras que justificam investir em hardware e, para seu caso, um sistema operacional que abrigue todos.
Se não puder investir em mudar para o Windows 11 no momento, continue com o 10 com bom antivirus e firewall atualizados, e tomar os cuidados básicos de não usar software pirata nem expor dados pessoais na internet.
A maioria dos brasileiros não trocam de celular anualmente e estão com Android desatualizado e ainda assim acessam até conta em banco sem problema.

2 curtidas