Preciso reiniciar o notebook pro sistema funcionar normal

Tenho um caso curioso. Toda vez que ligo o notebook e o sistema inicia, ele fica super lento, travando o tempo todo, como se tivesse muito pesado ou algo do tipo. Se eu reinicio após essa primeira inicialização, ele fica completamente normal. Ou seja, todos os dias quando ligo o computador, na tela de login mesmo eu já faço o reinício pra ele ficar normal. Na própria tela de login dá pra sentir os travamentos. Detalhe, isso acontece independente da distribuição que eu instalar, mesmo com uma formatação limpa, o que me dá a impressão de que não é só um problema de software.

Já tentou fazer login e ver se é algum processo específico que está gerando esse problema?

Outro teste é que como você comentou que ocorre em todas distribuições existe a possibilidade de ser algum driver problemático e ao reiniciar o sistema sobe com o driver genérico, assim eliminado o sintoma do problema. Olhe os logs do kernel (kern.log) para ver se tem alguma pista lá.

Boa. Vou tentar isso na próxima vez em que eu ligar o computador.

Eu testei durante três dias e percebi um comportamento estranho no processo Xorg. Ele fica consumindo muito do sistema, fazendo com que o mesmo fique lento se eu não reiniciar o computador. Nas imagens em que a CPU trabalha normal é depois de reiniciar.

Eu coloquei nesse link as mensagens de log: log messages - Google Drive

O que isso significa? É o que você falou mesmo?

1 curtida

Olá @HerculesGabriel de acordo com suas descobertas exite sim a possibilidade de ser algum problema com a instalação do Xorg ou até mesmo com o seu driver de vídeo.

Dê uma vasculhada no arquivo de log do Xorg e veja se encontra alguma mensagem de erro lá que dê mais pistas sobre o problema:

Use por exemplo, o comando abaixo (como root):
less /var/log/Xorg.0.log

  • Para navegar no arquivo basta usar seta para cima e para baixo.
  • Para sair digite: q

Qual é o hardware da máquina que está apresentando esse problema? Você está usando o driver proprietário ou o código aberto?

Diz que não existe o arquivo ou diretório. Eu fui até a pasta e usei o comando ls pra ver o que tinha:

/var/log$ ls
alternatives.log dist-upgrade fontconfig.log private
apport.log dmesg gdm3 speech-dispatcher
apt dmesg.0 gpu-manager.log syslog
auth.log dmesg.1.gz hp syslog.1
boot.log dmesg.2.gz installer syslog.2.gz
boot-repair dmesg.3.gz journal syslog.3.gz
bootstrap.log dmesg.4.gz kern.log unattended-upgrades
btmp dpkg.log lastlog wpslog
cups faillog openvpn wtmp

O hardware é um notebook CCE com processador i3-3217U, 4GB de RAM… o que mais seria relevante? Segue o que eu tirei do Neofetch:

OS: Ubuntu 19.04 x86_64
Resolution: 1366x768, 1920x1080 (estou usando um segundo monitor via cabo HDMI)
DE: GNOME 3.32.1
CPU: Intel i3-3217U (4) @ 1.800GHz
GPU: Intel 3rd Gen Core processor Gr
Memory: 1904MiB / 3833MiB

Quanto ao driver gráfico, eu não sei dizer com certeza, mas eu não instalei driver de vídeo algum. Eu usei a opção de instalar drivers proprietários na instação e só atualizei o sistema normalmente depois disso. Como verifico isso? Na parte de “Sobre” aparece “Intel® Ivybridge Mobile” na parte de gráficos.

Dá uma olhada no conteúdo desses arquivos.
Pelos logs me parece que você está usando Fedora é isso mesmo? Qual versão?

1 curtida

Bom, a verdade é que eu fiquei com preguiça de procurar solução pra isso. Além disso, eu estou usando apenas o Deepin agora e ele me atende perfeitamente. Apesar do problema persistir (eu preciso sempre reiniciar na primeira vez que ligo o computador) não me atrapalha porque eu ligo ele quando acordo e só desligo quando vou dormir. É provável que seja relacionado ao driver de vídeo mesmo.

Agradeço a todos que responderam!

Bom, o que devo fazer com esse tópico, excluir?

Deixe. Serve para o aprendizado.

2 curtidas