Preciso de uma recomendação de distro para Surface RT (chip Tegra 3)

Preciso de instalar uma distribuição Linux debian ou Ubuntu, ou uma que flua bem no surface rt, tenho instalado o Windows 10 enterprise instalado, mas ainda não deixa instalar muita coisa da store. Então pretendo instalar o Linux. Se for possível.

Olá Armando.

Cara, parece que instalar Linux nesse modelo não é algo comum.
Existem muitas discussões e na verdade a engenharia do hardware junto à Microsoft não permite essa troca fácil de sistema.
O boot é todo travado e mesmo que tenha sido vazado as Chaves de Ouro para abrir o SecureBoot desse device é preciso compilações específicas para suportar o hardware junto ao Kernel Linux. E como isso é bem trabalhoso parece que na comunidade não chegaram a resolver isso e somente um boot de linux com terminal rolou.
Mas enfim, é preciso pesquisar mais profundamente.
Enquanto isso veja só esses links como ponto de partida:

Aqui conta a história sobre isso:

Galera ■■■■ que faz essas jailbreak e etc:

E perguntas que ja rolaram no Fourm Ubuntu

Sucesso ai!

2 curtidas

Obrigado, estou a tentar encontrar uma distro que fique tudo a funcionar, e que alguém já a tenha testado e que me possa explicar como se faz. Vou continuar a procurar. :+1:

Ubuntu MATE talvez… Mas pra que ferrar um surface RT?

O surface que estou a expor tinha o Windows 8.1 e já não a actualização, estou a tentar recuperar para trabalho. Além disso o Windows rt era o Windows mobile que infelizmente a Microsoft deixou para trás. Estou desanimado desanimado com a Microsoft e pretendo mudar para Linux.

Esse dispositivo tem processador baseado em ARM. Você só pode escolher distros que disponibilizem versões para ARM.

Além disso, nem todo aplicativo para GNU/Linux estará disponível para essa arquitetura (assim como ocorre no Windows), inclusive alguns bem comuns. Está evoluindo rápido, mas ainda há limitações.

3 curtidas

Não seria possível instalar o Android?

Obrigado pela dica. Mas visto que não dá vou continuar a espera, tentei o raspberry versão arm não tem como, tentei o debian versão arm não consegui, experimentei instalar o Ubuntu arm não consegui, ou estou a fazer errado ou não deixa mesmo arrancar o pen drive com Linux.