Preciso de instalar uma distribuição Linux debian ou Ubuntu, ou uma que flua bem no surface rt, tenho instalado o Windows 10 enterprise instalado, mas ainda não deixa instalar muita coisa da store. Então pretendo instalar o Linux. Se for possível.
Olá Armando.
Cara, parece que instalar Linux nesse modelo não é algo comum.
Existem muitas discussões e na verdade a engenharia do hardware junto à Microsoft não permite essa troca fácil de sistema.
O boot é todo travado e mesmo que tenha sido vazado as Chaves de Ouro para abrir o SecureBoot desse device é preciso compilações específicas para suportar o hardware junto ao Kernel Linux. E como isso é bem trabalhoso parece que na comunidade não chegaram a resolver isso e somente um boot de linux com terminal rolou.
Mas enfim, é preciso pesquisar mais profundamente.
Enquanto isso veja só esses links como ponto de partida:
Aqui conta a história sobre isso:
Galera ■■■■ que faz essas jailbreak e etc:
E perguntas que ja rolaram no Fourm Ubuntu
Sucesso ai!
Obrigado, estou a tentar encontrar uma distro que fique tudo a funcionar, e que alguém já a tenha testado e que me possa explicar como se faz. Vou continuar a procurar.
Ubuntu MATE talvez… Mas pra que ferrar um surface RT?
O surface que estou a expor tinha o Windows 8.1 e já não a actualização, estou a tentar recuperar para trabalho. Além disso o Windows rt era o Windows mobile que infelizmente a Microsoft deixou para trás. Estou desanimado desanimado com a Microsoft e pretendo mudar para Linux.
Esse dispositivo tem processador baseado em ARM. Você só pode escolher distros que disponibilizem versões para ARM.
Além disso, nem todo aplicativo para GNU/Linux estará disponível para essa arquitetura (assim como ocorre no Windows), inclusive alguns bem comuns. Está evoluindo rápido, mas ainda há limitações.
Não seria possível instalar o Android?
Obrigado pela dica. Mas visto que não dá vou continuar a espera, tentei o raspberry versão arm não tem como, tentei o debian versão arm não consegui, experimentei instalar o Ubuntu arm não consegui, ou estou a fazer errado ou não deixa mesmo arrancar o pen drive com Linux.