Preciso de um conselho: quero iniciar no linux e pensei no lap do system76 com pop!_os

car@s, preciso de ajuda na decisão de compra desse laptop, por favor.

1. nunca usei, e quero começar a usar linux.
  2. meu intuito é sair da dependencia e custo de mac, e tb windowns etc
  3. preocupação com segurança/proteção de dados
  4. não sou gamer, nem designer grafico, não mexo com edição de video etc
  5. o uso seria para trabalho, navegação e filmes. ou seja, varios documentos abertos ao mesmo tempo, muito arquivo de leitura salvo, chamadas de video, possibilidade de armazenar fotos, videos.

objetivo: queria algo super seguro, pontente/rápido, que permita usar varios programas e arquivos ao mesmo tempo, com belo armazenamento e durabilidade. - nao precisa de design leve, fino etc.

dito isso, pensei nas opções do system76 (especialmente o serval). alguem teria uma dica de como montá-lo (visto que o preço do dolar tá imenso), ou se isso é mais do que preciso - neste caso, alguma outra sugestão? sobre o pop, é possível iniciar no linux com esta opção?

muito obrigado a tod@s
abs.,

Segurança em qualquer sistema depende principalmente do usuário. Todos tem falhas.

Creio que pode começar pro Pop!_OS mesmo. É muito pessoal essa escolha.

Tirando positivo (que tem produtos com hardware extremamente fraco e costumeiramente com suporte fraco no linux) e alguns acer (que costumam bloquear o firmware gerando um trabalho gigantesco pra conseguir instalar o linux), me parece que qualquer opção que não seja gamer vai satisfazer seu uso. Se quiser garantir já compra alguns que vem com linux instalado! É bom que primeiro vc não vai precisar instalar o sistema e segundo que não vai ter o “apego” ao windows que veio de fábrica e que custou um dinheiro.

Em questão de memoria RAM 8GB ja pode ser suficiente pro uso. Talvez se vc queira se aventurar em edição de vídeos ou usar máquinas virtuais necessite de 16GB.