Preciso de um conselho: quero iniciar no linux e pensei no lap do system76 com pop!_os

car@s, preciso de ajuda na decisão de compra desse laptop, por favor.

1. nunca usei, e quero começar a usar linux.
  2. meu intuito é sair da dependencia e custo de mac, e tb windowns etc
  3. preocupação com segurança/proteção de dados
  4. não sou gamer, nem designer grafico, não mexo com edição de video etc
  5. o uso seria para trabalho, navegação e filmes. ou seja, varios documentos abertos ao mesmo tempo, muito arquivo de leitura salvo, chamadas de video, possibilidade de armazenar fotos, videos.

objetivo: queria algo super seguro, pontente/rápido, que permita usar varios programas e arquivos ao mesmo tempo, com belo armazenamento e durabilidade. - nao precisa de design leve, fino etc.

dito isso, pensei nas opções do system76 (especialmente o serval). alguem teria uma dica de como montá-lo (visto que o preço do dolar tá imenso), ou se isso é mais do que preciso - neste caso, alguma outra sugestão? sobre o pop, é possível iniciar no linux com esta opção?

muito obrigado a tod@s
abs.,

Segurança em qualquer sistema depende principalmente do usuário. Todos tem falhas.

Creio que pode começar pro Pop!_OS mesmo. É muito pessoal essa escolha.

Tirando positivo (que tem produtos com hardware extremamente fraco e costumeiramente com suporte fraco no linux) e alguns acer (que costumam bloquear o firmware gerando um trabalho gigantesco pra conseguir instalar o linux), me parece que qualquer opção que não seja gamer vai satisfazer seu uso. Se quiser garantir já compra alguns que vem com linux instalado! É bom que primeiro vc não vai precisar instalar o sistema e segundo que não vai ter o “apego” ao windows que veio de fábrica e que custou um dinheiro.

Em questão de memoria RAM 8GB ja pode ser suficiente pro uso. Talvez se vc queira se aventurar em edição de vídeos ou usar máquinas virtuais necessite de 16GB.

Outro ponto crucial é vc escolher entre as opções disponíveis no Brasil. Comprar computador no exterior só vale a pena se vc for viajar pra la e aproveitar pra comprar alguma coisa. Se não for o caso, nem adianta ficar vendo sabor de sorvete que vai derreter até chegar na sua casa (se é que vc me entende)

1 curtida

Eu tenho um acer da serie aspire e o linux funciona muito bem nele. Inclusive a versão 5 tem edições com o endless os.

1 curtida

Não sei qual o seu orçamento, mas aconselho máquinas Dell, HP ou Lenovo (com preferência para Dell, pela qualidade e pelo suporte).
Escolhe uma tela de 1920x1080, Core i5, 8 GB de RAM e, se possível, SSD 256GB. Vai estar muito bem servido.
Uma boa máquina nesta config tá por volta de R$4.500 - R$5.000, dependendo da geração do processador escolhido.
Ah, e se não vai jogar, fuja das placas de vídeo híbridas. As placas onboard dos processadores atuais funcionam muito bem no Linux, rodando inclusive alguns jogos que não exijam muito.
Quanto a qual distribuição usar, nem se preocupe no momento… você vai instalar umas 20, pode ter certeza. :joy:

Não precisa ser especificamente hardware da System76… Importando em Dólar, imagino que ficaria absurdamente caro.

Você pode pegar um bom notebook de alguma outra empresa por aqui mesmo. Minha favorita é a Asus, pela qualidade de construção dos produtos. Gosto também de Dell e Lenovo. Você pode procurar modelos que já venham com GNU/Linux para não pagar pela licença do Windows (apesar de que dá para brigar pelo ressarcimento do valor).

Com o preço do Dólar em relação ao Real fica inviável a importação já que você terá que multiplicar o valor por 5. Se fosse importar máquinas com Linux, traria um alemão da Tuxedo, são bem personalizáveis.