Preciso de dicas e recomendações para migração

Bom dia pessoal,

Não sou novo no mundo Linux, mas deixei de usar a plataforma livre a uns 5 anos, e muita coisa mudou.

Atualmente eu uso o Windows 10, em sua ultima versão, e, embora eu esteja bem feliz com o sistema da tia Microsoft, venho pensando em utilizar distribuições mais puras do Linux.

Por pura, entendam distros que não dependam muito do desenvolimento de outras distros, tais como o Debian, Fedora, Gentoo, Solus dentre outras. Um contra exemplo de distros derivadas seria o Ubuntu, o CENTOS, dentre outras.

Tendo a pender para o rolling release, mas não para o bleeding edge, visto que este último apresenta muita instabilidade.

Outro detalhe é, eu primo por construir o sistema do zero, ou seja, prefiro instalar o que utilizo do zero, ao invés de remover apps (razão pela qual detesto o Ubuntu).

Por fim, eu preciso de um sistema simples e funcional, não jogo, uso Spotify e Skype e meu Notebook é meio pebinha, com um Core I3 de 7 geração e 4GB de ram.

Dito tudo isso, o que me recomendam em questão de rotinas de instalação, tutorias e sites?

bom pelo que parece vc precisa de um arch linux ja que deseja fazer tudo a seu gosto do zero… tem varios videos ensinando instalar mas ja tenha em mente o que pretende de inicio pra nao dar com burro naguas. sorte e abraço.

1 Curtida

Você também pode utilizar o Debian mesmo, faz uma instalação minimal e vem montando o sistema como quiser, interface gráfica, aplicativos e afins.
O Debian é uma distro mais que robusta e estável.

1 Curtida

Pro seu caso, recomendo o Q4OS ou o KDE Neon

Olá @vchaves, pela descrição que você fez creio que o Arch Linux é mais a sua cara, talvez uma instalação de Debian testing (usando a instalação mínima) também fique do seu agrado.

Mas, mesmo com todas as informações que você passou eu ainda recomendaria que você testasse algumas distribuições em máquinas virtuais antes de tentar migrar efetivamente.

Eu recomendo você instalar o Arch Linux, ele preenche todos os seus requisitos, o mais complicado dele na minha opinião é que você tem que instalar tudo na mão(linha de comando), mas o @Diolinux fez um vídeo completo ensinando como instalar ele.

Eu recomendo e muito o Deepin, embora venha com alguns apps que talvez vc não use, mas é uma distro muito boa.

Pelo o q vc falou, eu recomendaria o Manjaro (architect), rolling release e estavel (pra uma RR), porem não seria “pura” e é bleending edge. Logo você deveria ir pro Arch, porem ele tambem é bleending edge.

Tem o Deepin, que é rolling release e não é bleending edge, porem não é “pura”, baseada no Debian.

Você pode pesquisar sobre o OpenSuse Tumbleweed, é RR e “pura”, mas não sei se é minimalista