ATENÇÃO O PROBLEMA NÃO É O DRIVER NVIDIA EM SI POIS AFETA APENAS O GNOME 42
Pessoal o fedora 36 e até ubuntu e outros sistemas receberam ou estão perto de serem lançados com o gnome 42. acontece que para qualquer usuário Nvidia nessa versão vão sofrer um lag extremo ao arrasta janelas em qualquer aplicação que use 3D com qualquer versão do driver nvidia. esse bug acontece apenas no gnome com o mutter 42. fiz a instalação do mutter 42 no fedora 35 e sofro o mesmo lag.
acontece que eu e outros usuários tivemos o mesmo problema e parece que a equipe do mutter/gnome não estão cientes desse problema, não sei se reportei errado ou o que fazer. Eu quero poder usar gnome 42 assim que o fedora 36 sair sem problemas de performance assim como outros usuário gnome com nvidia, peço a ajuda de você para que seja resolvido.
vídeo do problema(vejam até o final): VID 20220408 152011 GIF | Gfycat
meu reporte no gitlab: regression mutter-42+nvidia= Cause extreme lag when dragging a window if there is any video or animation or even some application like fedora media writer is running causes extreme lag (#2233) · Issues · GNOME / mutter · GitLab
post de um user do gnome no arch linux: Reddit - Dive into anything
ubuntu launchpad : https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-shell/+bug/1964675
obs: a sessão wayland não é afetada, apenas xorg sobre nvidia
mais uma discussão no reddit com usuário do gnome sobre nvidia
6 curtidas
Olá @Madrugada, tudo beleza contigo?
Segundo a conversa no Gitlab que você indicou tudo indica que o problema é relacionado com o driver da Nvidia, conforme o pessoal já te deu um feedback por lá.
Creio que neste caso, como já é um bug conhecido o que nos resta é esperar. Seria bacana tentar localizar alguma informação da Nvidia sobre isso, para ter um panorama melhor do problema.

1 curtida
Depois que coloquei o post acabaram respondendo e me explicando melhor sobre o bug. infelizmente é realmente algo da nvidia, o que é estranho já que esse problema está apenas no gnome 42 e em nenhuma outra interfaces até onde testei. Vai ser chato de lidar com ele mesmo com vblank desligado ainda temos sttuter. Jeito é se manter no gnome 41 ou ir de outra interfaces haha.
Não é estranho, provavelmente é algo que apenas agora o gnome usa e só ele usa desta forma. Isso é bem comum em softwares complexos como drivers, possuem uma API gigantesca com uma infinidade de possíveis combinações. E ai entra a questão, se a API permite e não retorna o que diz que deve ser retornado, é um bug do lado deles.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.