Preciso de Ajuda no Dual Boot!

Bom, pra início de conversa acho que é bom eu dizer as unidades de armazenamento que eu uso. Atualmente uso um SSD de 240gb (para sistema operacional) e um HD de 2TB para todo o resto.

Eu pretendo fazer um dual boot para poder codar no Pop_os, e utilizar o windows para jogar nos momentos de lazer.

Quando chegar do trabalho eu vou formatar o meu Windows e após instalado o windows eu sei que tenho que fazer as partições no armazenamento. Aí que está minha dúvida. Eu vou particionar parte do SSD onde eu quero apenas colocar o Linux. Mas será que eu consigo pegar parte do HD pra poder usar no Linux? Gostaria de pegar uns 500gb dele para usar no Linux.

Alguém aí pode me explicar se é possível isso? Se possível, pode me explicar ou me indicar algum conteúdo?

Obs: É o primeiro dual boot que vou fazer.

2 curtidas

Boa tarde, @Davi_Santos

Vamos lá - Tem uma forma que eu faço que nunca meu deu problema com dual boot, e é a seguinte:

1. Instale o Windows primeiro. Na hora de particionar o HD, faça duas partições sendo que os tamanhos ficarão ao seu critério. Vou usar de exemplo que deixe metade/metade. Nesse caso, fiz duas partições iguais de 120GB (aqui estou desconsiderando as perdas).
  2. Escolha uma delas e dê enter em cima, e o Windows será instalado em cima dela já criando as partições adicionais necessárias.
  3. Quanto ao Linux, depois de tudo pronto no Windows, dê boot no Pop_OS e faça o particionamento na outra metade do SSD que você deixou livre e proceda normalmente com a instalação.

Dessa forma o gerenciador de boot do Pop_OS irá gerenciar as duas instalações e você não vai ter problema.

Lembrando que se seu HD de backup estiver em NTFS, ambos os sistemas vão reconhecê-lo.

1 curtida

Olá @Davi_Santos, tudo bem contigo?

É possível sim. Essa é uma dúvida recorrente e foi abordada diversas vezes aqui no fórum. :+1:

Além de seguir as dicas que o pessoal postar aqui, sugiro usar a ferramenta de pesquisa aqui do fórum e interagir com outras discussões com este mesmo tema.

:vulcan_salute:

1 curtida

Pelo que entendi, você quer reservar uma partição do SSD e uma partição do HD para o Linux, certo? É possível.

Se não me engano, o Pop!_OS utiliza o gerenciador do boot chamado “Systemd Boot”, diferente da maioria das distros que utilizam o GRUB, portanto, fazer dual boot nele é um pouquinho mais complicado que no Ubuntu ou Linux Mint, por exemplo. Vou tentar explicar os passos gerais e deixar um vídeo que você pode assistir para ter mais detalhes de como fazer na prática.

Primeiramente, quando você for instalar o Windows, vá na opção “Personalizada”, selecione o seu SSD, apague todas as partições existentes nele, crie uma nova partição NTFS com o tamanho desejado (aí vai depender de quanto espaço você vai querer deixar para o Linux), e clique em prosseguir. O instalador do Windows deve se encarregar de criar outras partições que sejam necessárias, e o restante do espaço ficará vazio para que você possa instalar o Linux depois.

Após concluída a instalação do Windows, insira o pendrive de instalação do Pop!_OS, vá na opção Custom (advanced) onde você deverá criar as partições. Será necessário criar, no espaço livre do seu SSD, uma partição de aproximadamente 500 MB, em FAT32 e com a flag boot habilitada, essa partição terá como ponto montagem /boot/efi. Crie também uma partição do tamanho desejado, com sistema de arquivos Ext4 ou Btrfs para o sistema (ponto de montagem /). Opcionalmente, você pode criar ainda uma partição SWAP, do tamanho da sua RAM, se quiser usar hibernação.

E, já que quer usar uma parte desse HD para o Linux, crie uma partição do tamanho desejado, com sistema de arquivos Ext4 e defina o ponto de montagem dessa partição como /home. Assim, todos os seus arquivos pessoais serão armazenados nessa partição do HD.

Aqui está um vídeo demonstrando como fazer esse procedimento. Ele fez um pouco diferente do que eu expliquei, pois ele já estava com o Windows instalado e teve que redimensionar a partição do Windows, liberando o espaço para o Linux. Da forma como eu expliquei, você já vai reservar esse espaço para o Linux no momento em que for instalar o Windows.

Recomendo também que depois você veja este artigo, para solucionar o problema da hora errada do Windows em dual boot com Linux:

1 curtida

Antes de tudo faça backup dos seus arquivos importantes, pois algumas pessoas que não têm prática nesse tipo de operação acabam errando alguma coisa e perdendo tudo.

Quanto o seu HD você pode formatar ele todo em NTFS para colocar seus arquivos que tanto o Linux quanto o Windows irão reconhecê-lo. Pode também como sugerido acima usá-lo, ou parte dele, como home separada, criando nele uma partição do tamanho que preferir formatada em ext4 ou btrfs e no ponto de montagem escolher /home, dessa forma você pode no futuro reinstalar o sistema sem perder o que está na sua home, bastando na reinstalação escolher o ponto de montagem em /home e não marcar a partição que está a home para formatação.

Se tiver achando criar home separada agora muito complicado instale o sistema todo em uma única partição onde o ponto de montagem é a raiz / e formate o HD em NTFS que será reconhecido pelos dois sistemas.

1 curtida