ja fiz um posta a uns meses atras ta qui o link plus.diolinux.com.br/t/meu-microfone-nao-da-audio/77203
desde então eu consegui usar o meu microfone fifine ampligame a6v no windows da audio, tem uma qualidade boa, eu simplesmente não consigo entender como que o linux se recusa a funcionar. pra ter mais informação eu uso dualboot no meu pc, então com exeção do hd que possuo dois o resto é o mesmo pra ambos os sistemas. eu acho que o problema pode ter aver com o hdmi que as vezes cria um microfone inexistente ou algo assim. eu gosto do linux mas as vezes é insuportavel esse sistema.
tem alguma coisa que eu possa fazer, não importa o que ja fiz antes eu refaço. uso o cachyos.
Quando você quer usar o Linux exclusivamente, tem que comprar o hardware pensando nele e pesquisar muito antes de comprar para saber se funciona ou não. Hoje em dia muita coisa funciona porque ele está mais popular do que nunca, mas nem tudo funciona e será assim para sempre. Isso acontece pois são poucas as distros com grandes empresas por trás, e muitos drivers são feitos por voluntários gratuitamente, no tempo livre deles, o que leva tempo. A razão de tudo funcionar no Windows é o monopólio que existe desde sempre.
ainda não resolveu, mas acredito que eu só não tenha entendido o que tem que fazer, só super iniciente em linux não sei fazer as coias, não da só pra me mandar os comandos.
desisto, esse lixo de pc que tenho só não quer funcionar como deve. ao menos funcina no windows. ja testei tudo oque podia, nada funciona foi o dinheiro mais desperdiçado que gastei. lixo de pc.
Não lembro se precisa usar sudo
modprobe snd-pci-ps
modprobe snd-soc-ps-mach
Se não funcionar apague o arquivo
/etc/modprobe.d/áudio.conf
sudo rm /etc/modprobe.d/áudio.conf
Veja Se tem som e se o mic funciona
Se funcionar tem que colocar no /etc/modules-load.d/audio.conf
sudo nano /etc/modules-load.d/audio.conf