Precisamos do seu Feedback

Oi pessoal, tudo bem? Gostaria de pedir um feedback sobre uma questão de usabilidade de um site nosso. Estamos sempre tentando melhorar para cobrir todas as necessidades, mas existe sempre a possibilidade das coisas parecerem óbvias para você porque foi você que criou.

Contexto

O play.diolinux.com.br é o site onde colocamos o nosso conteúdo premium para membros do canal no YouTube, tem alguns vídeos e cursos grátis por lá também. Ele precisa ser um site que consiga passar a ideia do projeto como um todo, assim como todos os seus benefícios.

Pensando nisso, recentemente a gente refez a home e a página /vip dele (play.diolinux.com.br/vip), e algumas outras ainda receberão retoques, sem dúvidas. Anteriormente a home também era a página principal de conteúdos, esta, por sua vez, foi movida para /cursos (play.diolinux.com.br/cursos).

Como ajudar

Se você ainda não conhecia o site (especialmente neste caso), acesse e navegue pelas páginas, veja se a organização lógica das coisas faz sentido para você, tanto no desktop, como no mobile. Se você consegue encontrar os conteúdos de forma simples.

Eu e o @raulcraveiro estamos sempre ajustando os detalhes e aparando as arestas, mas acho que precisamos de um pouco de feedback para fazer um melhor trabalho. Agradeceríamos muito se a comunidade pudesse nos ajudar. :slight_smile:

Valeu pessoal!

7 Curtidas

Olá, dei uma olhada e vou pontuar algumas coisas que para mim são relevantes. Espero poder ajudar para retribuir um pouco a ajuda que você e a galera daqui já me deram.

01

O “Torne-se membro agora mesmo” para leitura me chama atenção o “Torne-se” e o “Mesmo” o “Membro agora” acaba se perdendo, talvez por causa da placa na imagem de fundo. Talvez aplicar um blur ou um filtro mais escuro para destacar o texto

na linha de baixo “Não fique de fora …” acaba acontecendo a mesma coisa que na linha de cima.

No botão “Não quero ficar de fora” acho a fonte muito fina e a margem muito grande. Talvez aumentar o tamanho da fonte deixe mais agradável.

02

Acho essa fonte muito com a descrição muito pequena. Também tem a mesma observação feita no item 1 sobre o botão.

03

O texto “Os pinguins alados te aguardam! faça parte da nossa comunidade no discord” acredito que o texto não esteja se destacando da imagem de fundo, talvez um filtro resolva.

Sobre o botão entrar eu achei legal mas ele está diferente dos outros que tem cor solida

04

Nessa parte o “conteúdo gratuito” se repete (uma no singular e outra no plural)

05

Gostei da fonte com o nome dos vídeos. Chamou minha atenção que a cima dos nomes tem um numero, provavelmente indica a ordem do vídeo dentro de alguma playlist. acho que por causa disso tem vídeos diferentes com a mesma numeração, 01 por exemplo.

06

Quando clicamos em assista vamos para essa pagina com nome de “cursos”, como tem vários tipos de conteúdo nela talvez e ela devesse se chamar “assista” mesmo. quando clicamos em “cursos” dentro do menu assista vamos para a pagina “tipo/cursos”

Para usabilidade não interfere em nada, só chamou minha atenção mesmo

07

Acontece a mesma coisa que nos vídeos que aparecem na “Home” na parte de “conteúdos gratuitos”, os vídeos tem numerações a cima do nome, no caso do terceiro ficou sem (acredito que sem fique melhor)

Ao meu ver os boxes com os vídeos ficaram pequenos, talvez fique mais interessante diminuir a quantidade para poder aumentar o tamanho deles.

08

Adorei essa disposição de elementos. texto ficou agradável, os blocos ficaram muito legais com um em destaque e os outros menores. só fazendo aquela ressalva de haver numeração a cima dos nomes

09

Aqui também ficou muito bom, nome do vídeo e a categoria dele. o texto também está muito agradável para se ler

*Na pagina de “cursos” talvez fique mais interessante colocar o bloco de “conteúdo gratuito” no lugar do “Mais conteúdo” trazendo o bloco de “Mais conteúdo” para o final da pagina.

10

Conteúdo gratuito acaba se repetindo várias vezes. Tem uns temas no wordpress que acabam fazendo isso. Acredito que a forma mais agradável é como está no item 09 “Mais conteúdo”

11

Essa disposição ficou muito boa. só acho que poderia colocar bem mais gameplays, você tem muito conteúdo

12

Em talkshows assim fica parecendo que só tem dois episódios. Talvez fique mais interessante deixar esses dois separados com suas listas de episódios individuais. Da mesma forma que os vídeos que aparecem no item 11 as “gameplays”

13

Alguns prints estão com esse bug com a barra aparecendo onde não deveria kkkk
Na página de FAQ acho que onde está escrito “faq” poderia ter uma imagem de fundo e o resto da página seguir o padrão escuro das outras.

14

  • No link para as lives ele acaba jogando a gente para o site da twitch e dessa forma a pessoa sai do site. Acredito que seria melhor embedar o vídeo da twitch dentro da pagina de lives para manter a pessoa dentro do site.

15

Aqui acho que poderia seguir o mesmo estilo visual proposto no item 13. Também acho que fica mais agradável visualmente mover o box de mensagem para a direita, ficando os itens de Nome, Email e Titulo da mensagem a esquerda.

16

Achei legal essa pagina, só acho que o BG preto seria mais agradável.

*Espero ter ajudado

6 Curtidas

Fala @Dio beleza? Ando meio sumido mas ainda estou vivo!

Dei uma boa navegada no Play para poder dar alguma contribuição. Você e o Raul estão de parabéns pelo trabalho, mas como a ideia era procurar por pontos de melhoria… seguem meus 2 centavos.


Ajustar o CTA

Quando falamos de propor uma ação, uma mensagem positiva sempre funciona melhor do que uma negativa. Então algo como “Quero assinar agora” estatistícamente seria mais eficiente do que a forma como está no site “Não quero ficar de fora”.


Tipos de assinatura

Captura de tela de 2020-07-18 17-35-39

Na versão desktop, a utilização de 3 colunas ao invés de abas facilitaria a comparação entre os níveis de acesso o que poderia aumentar a taxa de conversão principalmente no plano mais vantajoso.
Esse layout em abas ficou com uma aparência não muito bacana no mobile.


Rever hierarquia dos títulos para melhor o SEO

Captura de tela de 2020-07-18 17-40-04

Apesar de não ser uma regra, é considerada uma boa prática que o primeiro “H” a aparecer na página seja o H1 e que ele possua a palavra chave principal daquele conteúdo, neste caso “Diolinux Play”.
Em toda a página existem apenas 3 ocorrências de Diolinux Play como texto, sendo que uma delas é no rodapé.


Tamanho (peso) das fontes dos títulos

Novamente, pensando em boas práticas de UX os títulos H1, H2, H3, etc… deveriam possuir uma coerência visual em termos de peso e tamanho de fontes. Então, neste caso seria interessante revisar os estilos para que a hierarquia fizesse sentido visualmente.


Opção por fundos escuros

Eu gostei das cores escolhidas e do contraste entre elas, mas estes títulos com fundo branco me “tiravam” da imersão no conteúdo enquanto eu navegava. Minha sugestão neste caso, remover o fundo branco e trabalhar o peso destes títulos para que eles se destaquem e demarquem claramente as seções dentro do conteúdo.
Poderia até mesmo ser utilizada uma “borda abaixo” do texto para marcar visualmente a divisão entre os tópicos do conteúdo.


:vulcan_salute:

4 Curtidas

Obrigado pelo feedback maravilhoso e detalhado @eddiecsilva e @Alisson, vamos levar em consideração as sugestões, sem dúvida. Aos poucos vocês verão elas sendo implementadas.

Se a galera tiver mais ideias, podem compartilhar :slight_smile:

4 Curtidas

Serei bem mais breve que os dois feedbacks, até porque meus dotes de designer são quase nulos, mas vamos lá!! hahah

Uma coisa que me incomoda é a falta de clareza do que está sendo oferecido. Eu presumo que o objetivo é vender principalmente o plano “Diolinux Play”, porém a seção dos vídeos fica no final da página, quase esquecida, enquanto as coisas da comunidade e Discord recebem um destaque bem maior. A primeira vista parece que é apenas um plano para uma “comunidade VIP”, quando na real é bem mais que isso (no plano Play). Eu sei que tem os textos explicativos - que inclusive merecem mais destaque tanto na exibição quanto na lista deles, por que nem toda pessoa vai perceber que ao clicar nas outras opções o texto muda - mas acho que imagens passam a mensagem de forma mais direta. Eu inverteria a ordem dos conteúdos da página e daria mais destaque aos cursos, até anunciando que outros virão, o que não fica muito claro na página inicial. Sobre os textos, eu daria mais destaque, talvez até criando uma espécie de blocos de informações para cada um.

Por exemplo, ao clicar no botão “Saiba mais” da aba “Diolinux Play”, novamente cai em uma página em que o destaque são os Emotes, o Discord e comunidade. Os vídeos exclusivos, que mais importam, ficam no meio, sendo bem fácil não notá-los.

Como já falaram, no lugar de “Não fique fora…”, eu destacaria mais coisas como “Aprenda mais com os cursos”, “Veja quantas aulas a gente tem e muito mais virão”, “Tire suas dúvidas com nossa comunidade”, “Aprenda junto com a comunidade”, … Colocaria a tabela de comparação na tela inicial, mesmo que seja no fim, e destacaria ainda mais a linha dos conteúdos. Ai fica mais claro o que são os planos “Start” e “Twitch” e o porque o outro é um pouco mais caro.

2 Curtidas

Maravilhoso @brunonzanette! Muito obrigado :slight_smile:

2 Curtidas

Saudações, :wave:

Minha observação é mínima mas seguindo o tópico vamos lá:

Quando a rota é esta: https://play.diolinux.com.br/ então o ícone de bookmark funciona corretamente conforme as imagens:



Porém quando eu configuro a rota do bookmark para o do meu usuário o Firefox não consegue atualizar o ícone, mas o add on de abas que eu uso consegue, conforme nas imagens abaixo:



Isso no Firefox 84.0.2 archlinux 1.0
É um detalhe mínimo mas, apresento meu Feedback.

Informações extras: Laptop Lenovo T450 I5 5300U
Precisar de mais dados ou de minha ajuda fico feliz em poder ajudar e estou a disposição.

Obs.: Os cursos não estão aparecendo pois está no Idioma Inglês, mas ao mudar para o Português funciona perfeitamente.
:pray: