Estou usando o Arch Linux com GNOME.
Exemplo do problema:
Não é exatamente um problema muito grande, mas quando estou no WhatsApp Web, não consigo digitar a primeira letra com acento. Eu coloco acento e a letra some, aí tenho que colocar uma letra, tipo “eé” e apagar o e. Exemplo do problema no WhatsApp:
Esse problema é do Firefox. Acontece em qualquer distro pelo q percebi. Sempre tenho q dar um espaço se a primeira letra q eu for digitar tiver um acento.
Atualização: Estou testando o Ubuntu 23.10 com Wayland (Padrão) e nele não existe esse problema.
Isso não acontecia antes – mas não sei dizer “quando” começou – nem se nas outras distros isso acontece, pois uso Arch 99% do tempo.
O comportamento que sempre vi, e considerava “normal”, era o acento não aparecer – e só após teclar a letra, ela já aparecia acentuada.
Ser “a primeira letra da linha” nunca foi problema – tanto em um comportamento, quanto no outro.
“Desktop App for Whatsapp” – a mesma coisa:
Muitos anos atrás, no Kubuntu (acho), me aconteceu algum comportamento estranho. – Acho que eu tinha mexido alguma coisa referente a “dBus”, no LibreOffice, se não me engano. – Não funcionava direito… Mas tudo bem, no Kate / KWrite etc. Nunca mais mexi nisso, e nunca mais tive problema. Mas também, já tem tempo que não uso Kubuntu.
Hoje, o único comportamento “diferente” que vejo, é no Debian. – Ele mantém um ícone “dBus” no Painel do KDE, para “alternar idiomas de teclado” (embora eu só tenha ABNT2). – Não sei como retirar esse ícone do Systray do Painel. A última vez que tentei, fiquei sem o ABNT2, então desfiz.
Nas outras 11 distros, nenhum ícone “dBus” no Systray do Painel. – É ABNT2 o tempo todo.
Tenho quase certeza que não são todas as distros. Se não me engano, isso não ocorre no Zorin (e em algumas outras distros que não lembro). Por isso eu imagino que tenha alguma forma de desativar.
É um problema do Firefox, mas eu não acho que é certo (embora comum) aparecer o acento. Já usei algumas distros que não tinham isso. Não consigo listar exatamente quais, mas se não me engano o Zorin não se comportava dessa maneira. Por isso acho que deva ter alguma maneira de corrigir isso.
Exatamente, eu acho que o Zorin funciona assim (sem aparecer o acento).
E isso de aparecer o acento antes sempre me incomodou um pouco.
Eu jogava um jogo de digitação, TypeRacer, e toda vez que a frase tinha algum acento, quando eu ia digitar esse acento era contado um erro. Porque o jogo entendia que eu tinha colocado outro caractere ao invés do caractere certo com acento. Não me importava muito, pois era para passar o tempo, mas mesmo assim prejudicava um pouco a experiência.
O que você precisa e do comportamento conhecido como “dead keys”. Quando você digita uma tecla de acento (´, ^, etc.), o sistema espera você digitar a próxima tecla para compor um caractere acentuado.
Para te ajudar preciso saber se está com xorg ou wayland.
Interessante, mas isso pra mim não e um incomodo, como geralmente uso o layout pt-br padrão pra mim era so uma caracteristica
Mas aq so uso Xorg, enquanto o wayland não estiver minimamente usável eu nem chego perto kkkk