Pra quem quer gastar menos, Celerons e Pentiuns modernos ou Core i3 e i5 de 2a/3a geração?

Qual o melhor investimento? Um Pentium Gold G5400/ Celeron G5925 ou I3/I5 de 2a/3a gerações?

1 curtida

Olha o i3 de 2ª já é inferior ao Pentium que você coloca (Gold G5400), Inclusive o Celeron já aparece melhor. O i5 tem um pouco mais de poder, mas fica bem atrás quanto as novas tecnologias. vou colocar um site aqui para vc ir comparando as versões, pois pegueis os modelos base da 2ª geração na minha análise. Mas acho que gastar menos por mais performance e durabilidade ao longo dos anos seria um pentium, até por que eu carreguei um por uns 15 anos e funcionava bem akaksaks

2 curtidas

Nunca se compara processadores com arquiteturas distintas. Dito isso, um G5400, por se tratar de um Coffe Lake (Refresh), sai bem mais interessante que uma cansada Sandy Bridge e Ivy Bridge.

1 curtida

Entendo o ponto mas a comparação nesse caso é perfeitamente valida, não são processadores tão distintos assim (ainda pertencem a família core afinal).

Modelos mais básicos como Pentium da 8/9º geração em diante já superam com folga core i3 da 2 e 3 geração. Eu descartaria Celeron como opção independente da geração. Um G5400 por exemplo tem tecnologia mais avançada na memoria cache que não esta presente nos core processadores Sandy e ivy Bridge.

2 curtidas

Eu tenho um Core i5 de 2a geração e estou pensando em fazer um upgrade. Só que os i3 e i5 de 10a-11a geração têm preços além do que meu bolso pode suportar. Por isso eu gostaria de saber quanto a esses celerons e pentiuns novos. Mas vcs tiraram minha dúvida!

Como você já tem um Sandy Bridge 4c/4t, recomendo dar uma segurada e comprar um Ryzen 3000G ou um 3400G. Ai sim será um salto bacana. De qualquer forma, eu seguraria com o que tenho e esperaria o dolar cair um pouco, pois por hora tá impossível…

2 curtidas

Verdade, @JG22. Isso tudo é minha ansiedade pra contornar a situação que estamos vivendo (mesmo que não seja possível) e conseguir comprar algo bom sem ter que vender meu olho. É melhor eu sentar e esperar mesmo :grimacing:

Compensa dependendo do uso, Eu tenho um i5 de 3º geração (acho que é esse Ivy Bridge) e 6GB de Ram. Utilizo o Ubuntu 20.04 e aplicativos básicos do dia-a-dia sem qualquer engasgo. Consigo rodar nele Blender e alguns jogos mais simples também. Se você comprar, acredito que não teria problema nenhum. No entanto, eu acredito que os processadores mais novos sejam superiores, pelo que andei lendo, e talvez valha mais a pena o investimento.

2 curtidas

Nunca compare o desempenho de processadores de arquiteturas diferentes usando especificações. Não há significado prático em fazer isso, porque cada arquitetura se comporta de um jeito. Por isso, não utilize sites como “CPUBoss” e outros do tipo.

Para situar o desempenho, é necessário buscar testes em sites confiáveis, como Tom’s Hardware, Clube do Hardware, AnandTech, Adrenaline, Guru3D e outros.

Para estimativas grosseiras, pode-se usar resultados de benchmark baseados em estatística, sempre tendo em mente a imprecisão relacionada às múltiplas variáveis que podem interferir nos resultados.

Qual é o modelo exato do seu Core i5? Core i5 2400? E que tipo de atividade você realiza no computador? Tem SSD?

3 curtidas

Entendi… Desculpe a má-comparação.
Eu uso ele pra acessar o Chrome, usar o GIMP, kdenlive (aqui ele gargala um pouco, como esperado…), LibreOffice (gargala um pouco tb quando adiciono mais q 2 imagens) e assisto aulas por Zoom, Meet, Teams, etc (não trava). Não jogo nele, nem aqueles jogos mais simples.
Ah, ele tem SSD, sim, de 480gb.
RAM: 6GB (5,86 utilizáveis)

Você pode e deve comparar processadores, por mais diferentes que sejam. Meu comentário acima foi apenas um alerta para colocações com base em especificações, pois isso induz ao erro. Desculpe caso tenha parecido direcionado à sua pergunta, não foi a intenção. :wink:

Por exemplo, um Core i5 de 2ª Geração usa a arquitetura Sandy Bridge, de 32 nanômetros. Um Pentium moderno, vamos supor, o G5400, usa a arquitetura Coffee Lake, de 14 nanômetros. São duas arquiteturas completamente diferentes, que funcionam de forma diferente e entregam eficiência diferente. Um dos parâmetros relevantes é o IPC (instructions per clock, ou instruções por clock, que se refere a quantas instruções um processador pode executar a cada ciclo). Por isso não adianta ficar debatendo sobre clock, cache ou outros aspectos, pois um chip aparentemente inferior “no papel” pode ser mais potente na prática.

Um exemplo interessante sobre o perigo de avaliar desempenho com base em especificações é o FX 9590: no papel, parecia o melhor processador do mundo na época, com uma quantidade absurda de cache, 8 “núcleos” e 5 GHz. Na prática a história era bem diferente, pois a arquitetura tinha suas particularidades (recursos compartilhados entre pares de núcleos).

Respondendo à sua pergunta do tópico, eu diria que seu Core i5 (imagino que seja o 2400) ainda é um ótimo processador. É claro que, dependendo da atividade, ele irá capengar um pouco… Exemplos de atividades muito exigentes seriam edições complexas de vídeos e execução de jogos AAA de mundo aberto.

Um Celeron G5900 é levemente mais rápido que um Core i5 2400 em tarefas que demandam a utilização de apenas um ou dois núcleos, e muito mais lento em tarefas que usam mais núcleos. O Pentium G5400 tem desempenho não muito diferente do Core i5 2400, ganhando no single core e perdendo levemente no multi core. Ambos não seriam boas opções de troca.

Seu computador tem travado ao executar o Kdenlive? Ou o tempo de renderização demora mais que o desejado? Imagino que os 6GB de memória RAM possam ser uma limitação a depender da complexidade do trabalho. Você chegou a verificar o uso?

Com relação ao LibreOffice Writer, experimente ir até opções → exibir e experimente alterar as configurações “utilizar aceleração de hardware” e “utilizar suavização”. Além disso, verifique se você não está inserindo imagens com resolução desnecessariamente elevada no documento, dado o redimensionamento.

1 curtida