Pq o Linux Mint consome mais recursos com secure boot ativado?

Estou usando a versão mais atual do Linux Mint(21.1), e percebi uma certa lentidão no sistema. Abri o monitor de sistema e vi um consumo exagerado de recursos da CPU mesmo não tendo “nada” aberto. Fiquei me perguntando o que eu tinha feito pra aquilo acontecer, até que cheguei no secure boot. Desativei para fazer o teste e BINGO. Quando ele está ativado, por algum motivo o consumo de CPU é muito alto sem fazer absolutamente nada. Pq isso acontece?

SECURE BOOT DESATIVADO

SECURE BOOT ATIVADO

1 curtida

O Secure Boot é uma tecnologia de segurança que verifica se os componentes do sistema são confiáveis ​​e assinados digitalmente antes de permitir que eles sejam carregados no sistema operacional.

O Mint não inclui automaticamente todos os drivers necessários assinados digitalmente para o Secure Boot, o que pode levar a problemas ao inicializar o sistema e até mesmo à incompatibilidade com alguns hardwares. Para contornar esses problemas, pode ser necessário carregar drivers adicionais no modo de inicialização com Secure Boot ativado, o que pode consumir mais recursos do sistema.

Em resumo, o Mint pode consumir mais recursos com o Secure Boot ativado devido à necessidade de carregar drivers adicionais para funcionar corretamente nessa configuração de segurança.

Sinceramente, não vi grandes mudanças nos seus prints, com Secure Boot ativo está consumindo até menos memória.

3 curtidas

Precisa ver os processos que estão consumindo o processamento. A princípio o secure boot só tem influencia na hora da firmware carregar o inicializador (grub, systemd-boot ou o inicializador do windows). Alguns processos de sistema não vão aparecer no monitor de recursos com privilégios de usuário. Eu uso sudo top e Shift+P ranquear os processos por uso de Processamento.

2 curtidas

O Cinnamon que consome tudo aquilo ali de processamento quando está com o SecureBoot ativo

1 curtida

Em relação a memória realmente não tem diferença, é margem de erro praticamente. Mas usar 30% em todas as 12 threads não tendo nada aberto de fundo não é normal. Tanto é que senti a perca de desempenho na hora

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.