Pq é tão difícil se desvencilhar do WhatsApp, Instagram etc

Recente deletei minha conta do WhatsApp Instagram ano passado foi o Facebook, mas essas pragas parece ter impregnada aqui no Brasil… é quase obrigado a ter pq se não é como se ficasse excluído. conte suas experiências se usa ou deixaram de usar, é possível viver no mundo do T.I sem precisar usar essas coisas???

6 Curtidas

Acredito que vai gostar de ler os relatos desse tópico:

Tem o Redes sociais até aonde dá para confiar? que pode seguir essa linha de raciocínio.

3 Curtidas

Whatsapp é importante para alguma comunicação urgente, pois é bem mais prático do que ligar ou ir até a casa da pessoa.

Instagram só é útil se você tiver um negócio próprio, ou estiver disposto a se vender para lojinhas de varejo ou marcas maiores.

2 Curtidas

Cara, questão pessoal, acho que WhatsApp não tem o que fazer. É a famosa onda de brasileiros que invadem uma rede social ou plataforma e dominam ela.

Facebook, Instagram e outras redes acho que da sim para viver sem. Deletei meu facebook ano passado por não aguentar mais ver pessoas dizendo o que não entendem, e o pior, brigando por política… Só possuo Instagram para seguir alguns streamers, porém não uso ativamente (uma ou duas vezes por semana talvez?)

Na minha experiência, ficar sem facebook é bom pois não preciso me “preocupar” em dar parabéns aquelas pessoas que tu mal conhece, pessoas ficarem enxendo o saco para enviar vida em joguinhos, pessoas implorando para curtir páginas disso e daquilo e etc… Não mudou nada na minha vida e acho que foi até melhor.

Como dito pelo @Guarazinho , Instagram pode ser usado como plataforma de divulgação mesmo, mas acho que importante na área de TI possa ser o LinkedIn, pois é uma rede social mais focada no parte “corporativa” e de “se vender ao mercado”, criar conexões com outras pessoas, encontrar possíveis trabalhos, etc…

5 Curtidas

Cara, eu te entendo. Eu já saí do whatsapp uma vez, mas voltei por duas razões

a) o signal dava umas palas esquisitas no meu android (a5 2017)
b) presão familiar de que eu estava perdendo a discussão dos encontros do fim-de-semana (e não consegui convence-los a mudar de mensageiro)

enfim, engoli meu orgulho e paranóia e voltei para o whatsapp, mas gostaria de não usa-lo.
Quanto ao instagram, eu utilizei-o por um breve periódo mas não tive interesse. Muita propaganda e achei tudo muito poluído. Estou usando como alternativa o pixelfed (aproveito e divulgo o meu endereço: http://pixelfed.social/rberlim).
Alias tenho dado muita preferência as redes baseadas em FOSS e federadas (mastodon como substituto do twitter, peertube, pixelfed, etc) e tenho evitado, quando possível o uso de redes “fechadas” através de app (freetube do desktop, newpipe no android para acesso ao youtube)

3 Curtidas

Pra mim única coisa que me prende é o Whatsapp, mas que vejo como essencial para se comunicar devido a facilidade, qual é uma outra alternativa melhor? E-mail? Ligação? SMS?.

Quando você se refere ao WPP é a questão de utilizar ele invés do Telegram por exemplo, ou de utilizar mensageiros como estes de modo geral? Por que realmente eu preferiria usar o Telegram, mas de qualquer modo estaria trocando um mensageiro por outro… (vamos deixar aqui de lado as questões relacionada a privacidade e tals).

3 Curtidas

Eu estou sem celular desde dezembro do ano passado, consequentemente sem acesso ao WhatsApp, não sinto falta nenhuma, mas as pessoas insistem em se comunicar comigo através dele, é um porre.

Quando peço pra me chamar no email, parece que estou xingando a mãe do cara do nome mais feio que existe, é absurdo isso.

Instagram eu uso esporadicamente, pra acompanhar alguns artistas, Facebook eu uso só pra acessar alguns grupos, não adiciono ninguém e não posto nada, Twitter eu uso no mesmo propósito do Instagram, eventualmente eu posto algo.

7 Curtidas

É difícil por causa da pressão social. Como o protocolo de comunicação é proprietário não há como alguém bolar um app “opensource” que se comunique com o Whatsapp dos demais.

Eu percebi que até uns 3, 4, 5 anos atrás havia muito do pessoal utilizar fóruns na internet para se comunicar sobre assuntos específicos. Os grupos do Whatsapp e eventos no facebook acabaram com os fóruns. Tanto que sem acesso a essas mídias sociais proprietárias, as pessoas acabam perdendo os eventos.

Por conta disso faço uso “cirúrgico” dessas mídias e ainda uso os fóruns que resistem bravamente, como o diolinux!

5 Curtidas

Esse fórum é um caso à parte, no Brasil, ao menos…

Eu participava de vários fóruns que desapareceram com o tempo, por causa do YouTube, ZapZap e agora o Instagram…

4 Curtidas

@anon17586640 cara, só comprei um smartphone porque não aguentava mais as pessoas me infernizando por causa disso. Tinha um Nokia antigo que a bateria durava 1 semana. Quando precisava ligava para alguém ou mandava mensagem. Hoje só uso whatsapp e, mesmo assim, olho o cel umas 3 ou 4 vezes por dia só. Quando alguém acha ruim que estou demorando para responder ou eu xingo hahahahhaha ou falo que se está achando ruim, é só me ligar, param de reclamar na hora hahahahhaha

@anon45496642 simples. Cria-se uma obrigação social em cima disso. Como você mesmo disse, eu eu sei bem disso, é como se você fosse um ET, um ser de outro planeta. Até outro dia, essas coisas nem existiam, dois dias depois de criadas, é como se o mundo fosse acabar se você não utiliza ou vive sem. O pior, na minha opinião, é que toda hora, a qualquer momento, você “encontra” uma pessoa. A longo prazo isso causa um efeito muito ruim na sociedade. É o que as pesquisas estão mostrando atualmente.

Em síntese, é que esse uso excessivo vai minando o dia a dia e a relação das pessoas. Vai ficando uma coisa tóxica. Outro fator, é que essas pesquisas apontam que smartphones e rede sociais viciam as pessoas em níveis iguais a drogas e álcool. Não é atoa que as pesquisas mostram, como disse, os malefícios enormes que essas tecnologias trazem. Claro, elas também trazem benefícios, o problema é que as pessoas não sabem utilizar.

4 Curtidas

como assim até o instagram???

1 Curtida

parece instagram com outro nome

1 Curtida

Antes do Instagram, haviam discussões nos fóruns sobre artistas, eventos e coisas do tipo, vide a época do Orkut, por exemplo, hoje em dia isso acontece no Instagram, nos comentários.

3 Curtidas

A galera acha que porque você tem WhatsApp, é retardado à ponto de ficar 24h por respondendo instantaneamente.

Isso aí é o cumulo.

5 Curtidas

e lá tem coisas boasde T.I???

1 Curtida

Deletei o perfil do Facebook, Messenger e mais recentemente o Instagram
No começo é estranho, mas estou me acostumando aos poucos a viver sem o Instagram (Facebook e Messenger já não usava há muito tempo :joy:)

Estou usado o NewPipe no smartphone ao invés do YouTube, já no desktop utilizo muito pouco o YouTube e quando utilizo, é deslogado

Não que eu saiba. (20chars)

1 Curtida

Eu tentei usar o YouTube deslogado uma época, com programas de terceiros e talz, mas pra mim, não rola, é muito difícil gerenciar as inscrições.

1 Curtida

Eu sempre olhava canal por canal pra ver se tinha/quais eram os vídeos novos mesmo logado. Então continua a mesma coisa para mim :slight_smile: :v:

Eu vou na página de inscrições, marco os vídeos que quero ver na lista Assistir mais tarde e daí vou assistindo.

Não uso o sino em nenhum canal.

2 Curtidas