PPAs Ubuntu 20.04

Estava tentando instalar alguns programas no Ubuntu 20.04 via terminal e eles simplesmente não eram encontrados, resolvi dar uma olhada nos ppas que vieram com o sistema e percebo que existem apenas estes dois ppas da screenshot. O Ubuntu 20.04 vem com somente estes ppas mesmo? Como posso adicionar os ppas necessários para instalar programas como no 19.04?
Obs.: Alguns dos programas que não consegui instalar: grub-customizer, telegram, etc. Todos via apt.

O grub-customizer está normal. Mandei o APT instalar e apareceu as informações normalmente (eu que não aceitei a instalação).
O telegram, pesquisando pelo apt-cache search, parece ter mudado para telegram-desktop.

Você verificou se o comando está certo? Você executou o apt update antes?

Acredito que muitos PPAs estão sendo atualizados para funcionar na base do 20.04, por conta principalmente das mudanças da bibliotecas.

Obs.: Sobre os PPAs, o Ubuntu realmente não vem com nenhum. Ta certo assim mesmo. A grande maioria dos programas podem ser instalados pelos repositórios oficiais, ou por Snap/Flatpak, que possuem suporte nativo também via os repostórios.
Eu não recomendo adicionar PPAs a não ser em casos realmente necessários.

Tentei instalar o grub-customizer novamente e realmente seguiu normalmente dessa vez, talvez tenha sido por eu ter tentado logo após instalar o sistema, ou estava errando algum caractere. O telegram foi por conta do nome do pacote mesmo. Outra questão, a loja só está mostrando as versões em snap na aba em que se escolhe a versão a ser instalada.

A loja realmente está com alguns bugs ainda. Alguns pacotes .deb que estão instalados sequer aparecem na loja, como o firefox que só mostra as versões Snap.

Nesse caso o jeito é instalar pelo terminal mesmo. Caso tenha dúvidas sobre o nome do pacote, utilize o comando que eu citei para procurar. Ex.:
$ apt-cache search telegram

Isso retorna:

libtgl-0.0.0.20160623-dev - telegram API library (development headers)
orville-write - Uma alternativa ao programa write padrão.
python-django-allauth-doc - Django app for local and social authentication (Documentation)
libtgl-0.0.0.20160623-0 - telegram API library
libtgvoip-dev - VoIP library for Telegram clients - developer files
libtl-parser-dev - command-line tool to parse TL scheme to tlo file (development)
node-telegram-bot-api - node.js module for Telegram Bot API
python3-django-allauth - Django app for local and social authentication (Python 3 version)
python3-python-telegram-bot - python module for Telegram Bot API (Python 3)
python3-python-telegram-bot-doc - python module for Telegram Bot API (common documentation)
telegram-cli - Command-line interface for Telegram messenger
telegram-desktop - fast and secure messaging application
telegram-purple - Purple plugin to support Telegram
tl-parser - command-line tool to parse TL scheme to tlo file
znc-push - znc plugin to send push notification to various services

Ai se não souber ler em inglês dá pra usar uma espécie de filtro por semelhança pra ver que o mais provável é o telegram-desktop.

1 curtida

Obrigado, não conhecia o comando de busca, será de grande ajuda!