Pouco uso de internet em serviços de streaming de jogos

Boa Tarde,

Nas ultimas semanas venho usando serviços de streaming de jogos como Xcloud e Geforce Now e como tenho dual boot de Windows 10 e Manjaro Gnome 41.1 percebi uma diferença entre os dois, o bitrate e qualidade de imagem no windows estava muito melhor, então abri o monitor do sistema de ambos e vi que no Manjaro o uso de internet no Xcloud não passa de 800 kbps, já no win10 fica entre 10 e 15 mbps, mesma coisa no Nvidia ShadowPlay, Manjaro não passa de 3 Mbps já no windows fica entre 20 e 30 mbps, ambos usando o mesmo navegador (testei no Edge e Chromium) fazendo com que no manjaro a experiência fique muito ruim e com muitos artefatos quando há movimento na imagem…

Alguém sabe o que pode ser isso? Firewall do manjaro está desativado, mas parece que algo está limitando minha conexão com esse tipo de serviços. (Obs: Outros sites de streaming de video como Youtube e Twitch funcionam normalmente no Linux…)

Manjaro

Windows10

System:    Kernel: 5.13.19-2-MANJARO x86_64 bits: 64 Desktop: GNOME 41.1 Distro: Manjaro Linux
Machine:   Type: Desktop System: ASUS product: All Series v: N/A serial: <filter>
           Mobo: ASUSTeK model: Z97M-PLUS/BR v: Rev X.0x serial: <filter>
           UEFI: American Megatrends v: 2903 date: 02/22/2016
CPU:       Info: Quad Core model: Intel Core i7-4770K bits: 64 type: MT MCP cache: L2: 8 MiB
           Speed: 1953 MHz min/max: 800/3900 MHz Core speeds (MHz): 1: 1953 2: 3498 3: 3498
           4: 3499 5: 3502 6: 3500 7: 2862 8: 3502
Graphics:  Device-1: NVIDIA GM204 [GeForce GTX 970] driver: nvidia v: 495.44
           Display: x11 server: X.org 1.21.1.1 driver: loaded: nvidia
           resolution: <missing: xdpyinfo>
           OpenGL: renderer: NVIDIA GeForce GTX 970/PCIe/SSE2 v: 4.6.0 NVIDIA 495.44
Audio:     Device-1: Intel 9 Series Family HD Audio driver: snd_hda_intel
           Device-2: NVIDIA GM204 High Definition Audio driver: snd_hda_intel
           Sound Server-1: ALSA v: k5.13.19-2-MANJARO running: yes
           Sound Server-2: PulseAudio v: 15.0 running: yes
           Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.40 running: yes
Network:   Device-1: Intel Ethernet I218-V driver: e1000e
           IF: eno1 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full mac: <filter>
Drives:    Local Storage: total: 1.02 TiB used: 55.49 GiB (5.3%)
           ID-1: /dev/sda vendor: Kingston model: SA400S37120G size: 111.79 GiB
           ID-2: /dev/sdb vendor: Seagate model: ST1000DM003-1SB10C size: 931.51 GiB
Partition: ID-1: / size: 20.5 GiB used: 17.7 GiB (86.3%) fs: ext4 dev: /dev/sda6
           ID-2: /boot/efi size: 499.7 MiB used: 288 KiB (0.1%) fs: vfat dev: /dev/sda7
Swap:      ID-1: swap-1 type: partition size: 7.81 GiB used: 185.8 MiB (2.3%) dev: /dev/sda5
Sensors:   System Temperatures: cpu: 29.8 C mobo: 27.8 C gpu: nvidia temp: 39 C
           Fan Speeds (RPM): N/A gpu: nvidia fan: 29%
Info:      Processes: 265 Uptime: 3h 48m Memory: 7.71 GiB used: 3.26 GiB (42.3%) Shell: Zsh
           inxi: 3.3.08

Acredito que não tenha relação com sua internet funcionando de um jeito no Windows e outro no Manjaro. O que acontece na realidade é que os navegadores base Chromium (Chrome, Edge, Opera. Vivaldi) e que são compatíveis com serviços como Xcloud e Gforce Now, esses navegadores no Linux não possuem suporte a decodificação de vídeo via hardware o que prejudica bastante a execução de streaming de vídeos (que é o q Xcloud e Gforce Now fazem) nesses navegadores no Linux.

Se é esse o caso, não seria uma opção instalar o Epiphany via Flatpak só pra rodar os serviços de streaming, já que ele tem aceleração via hardware funcional?

Acho que ele não é compatível. N é só na questão de aceleração, o browser tem que suportar controles e etc.

1 curtida

esses navegadores no Linux não possuem suporte a decodificação de vídeo via hardware o que prejudica bastante a execução de streaming de vídeos

Há algum motivo para esses navegadores não suportarem algo tão importante nos dias de hoje?

Se é esse o caso, não seria uma opção instalar o Epiphany via Flatpak só pra rodar os serviços de streaming, já que ele tem aceleração via hardware funcional?

Não da nem para iniciar o serviço em navegadores que não sejam compatíveis :confused:

o browser tem que suportar controles e etc.

Exatamente…

“Há algum motivo para esses navegadores não suportarem algo tão importante nos dias de hoje?”

Né! Acho muito esquisito. Pra mim não afeta tanto porq n uso navegadores base Chromium (não como navegador principal). Uso o Firefox em todos os meus dispositivos. E em todos eles uso a GPU plenamente. Mas o Chrome deveria ter implementado já, visto que já existe um Patch Vaapi pra isso. Curiosamente a versão 88 do Chrome tinha suporte a decodificação de vídeo via GPU habilitada, mas as versões posteriores desabilitaram isso. Até hj n sei o motivo. Na época que testei funcionava bem.

Uso o Firefox em todos os meus dispositivos. E em todos eles uso a GPU plenamente

Também uso ele no Manjaro mas infelizmente ele não é suportado pelo xcloud :disappointed_relieved:

Infelizmente msm.