Posso separar /home em dois discos? Uma parte no SSD e outra no HD?

Oi,

Gostaria de saber se é possível separar a /home em duas partes e colocar cada uma delas em um disco diferente (HD e SSD) no Ubuntu.

A ideia é ter o sistema e alguns arquivos importantes que mais uso no dia a dia no SSD e deixar o HD para arquivos maiores e menos utilizados.

Atualmente (só com HD), costumo usar a pasta /home/usuario/Dropbox (que é sincronizada com a nuvem) para guardar arquivos de rotina do meu trabalho e outros arquivos menos importantes no /home/usuario/Documentos.

Mas agora vou colocar um SSD e HD e queria manter a mesma lógica, mas com /home/usuario/Dropbox no SSD e o resto da /home no HD.

É possível?

creio que seja possível sim. já fiz isso lá nos anos 2000, embora só existisse hd.

1 curtida

Tem sim, se for usando essa logica é só montar o HDD no diretório “Dropbox”, dentro da sua /home, que estará no seu SSD, para que isso não seja feito de modo manual, use o arquivo em /etc/fstab, para montar automaticamente, no “boot”. Para saber mais sobre o “fstab” segue o link.

Veja resposta completa aqui:

Basicamente é so vc instalar o sistema no ssd seja somente / ou /home separados no SSD e depois formatar o HD e deixar montado durante a inicialização do sistema. Aí nos seus games só apontar a localização para onde está montado o HD.

Obrigado @null . Mas confesso que não entendi quase nada.

não consegui entender.

Isso não seria uma ferramenta do Arch? Eu uso Ubuntu…

aqui eu entendi: No SSD coloca / ou / + /home… blz

essa parte não cosegui entender

Primeiro o arquivo fstab, é o responsável, pela montagem automática de discos/partições em sistema Unix em geral… Explicação do que é no link.

Segue um artigo explicando como funciona para configurar.


Segundo vamos fazer um exercício simples, ao que entendi, você quer, sua
/home no SSD e em um diretório dentro da sua /home, onde seria montado o seu HDD

Se sim, supondo que ao instalar o Ubuntu determina que seu SSD seja nomeado de sda, e crie as seguintes partições, sendo montadas automaticamente pelo arquivo fstab, ficando mais ou menos assim…

Partição Ponto de Montagem
sda1 /boot
sda2 /
sda3 /home

Com isso, vamos supor que seu HDD, seja reconhecido por sdb, e tendo uma unica partição de exemplo sdb1, o que você poderá fazer é criar um diretório dentro da sua /home/user/<DIRETORIO> e montar essa partição ficando…

Partição Ponto de Montagem
sdb1 /home/user/<DIRETORIO>

Onde, permitiria o acesso através, da sua /home.

Mas, para isso ser feito de modo automático, basta configurar o arquivo fstab, se não você teria que fazer isso manualmente, com comandos como:

sudo mount /dev/sdb1 ~/<DIRETORIO/

A qual, toda vez que reiniciar, precisará executar. Já com o fstab basta um simples comando:

# echo '/dev/sdb1 /home/user/<DIRETORIO/> ext4 defaults,noatime 0 2' >> /etc/fstab

E ele se encarregará de automatizar isso, e no processo de boot, já irá montar como configurado.

2 curtidas

É tipo vc usar o HD como se fosse o disco D: No Windows. Tu pode usar a ferramenta Discos e la nas propriedades do HD tem uma opção que vc marca pra ele montar automaticamente quando iniciar o sistema.