Posso remover o GRUB se os sistemas estiverem em UEFI?

eu poderia remover o grub?pois eu acho que ele ta causando uma certa instabilidade no meu sistema…o windows esta instalado no UEFI e o linux no legacy entao o windows nao aparece no grub de qualquer forma então eu teria problemas ao retirar o grub do meu sistema?e como eu faria isso de uma forma segura?

Sem o GRUB, o sistema não vai iniciar, você deve ter algo configurado errado aí.

Já tentou atualizar o grub para ver se aparece?

acontece que o sistema esta pulando o grub ele pisca a tela e vai direto pro ubuntu so as vezes aparece o grub,acabei de usar seu comando mais nada,deve ser por conta da fabricante do meu notebook (Acer)

Cole aqui a saída do comando, para darmos uma olhada.

Sourcing file /etc/default/grub' Sourcing file /etc/default/grub.d/init-select.cfg’
Generating grub configuration file …
Found linux image: /boot/vmlinuz-5.3.0-24-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-5.3.0-24-generic
Found linux image: /boot/vmlinuz-5.3.0-18-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-5.3.0-18-generic
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.elf
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
done

Ixi, se o Windows está em UEFI e o Linux em legacy, é melhor usar o seletor de boot da sua placa mãe. Aperta o F11 ou F12 ou alguma tecla aí para selecionar o sistema para dar boot, pois uma vez que o boot foi dado em legacy, não tem como o grub executar o chainloader para UEFI.

MASSSS se você quiser acertar a situação de uma vez por todas, poderá transformar o linux em EFI. Eu já fiz isso mas pode dar dor de cabeça, recomendado apenas para usuários experientes no linux. Segue o guia conceitual:

  1. Boot no linux
  2. Adicionar a partição /boot/efi no fstab
  3. Criar o ponto de montagem /boot/efi caso não exista mkdir /boot/efi
  4. Baixar e preparar um pendrive bootável, preferencialmente da mesma distribuição que você usa
  5. Mudar no firmware para dar boot apenas UEFI
  6. Dar boot no pendrive com o linux
  7. Instalar o grub no seu disco, com o comando grub-install, especificando exatamente as partições EFI e /root do seu sistema.
  8. Reboot e reza!
  9. Bootou? aeaae Desinstalar o grub e instalar o grub-efi
  10. Não bootou? Dê o boot na mão usando o prompt do grub (aqui o bicho pega se você nunca fez isso!)

Opção 2

  1. Boot no linux
  2. Adicionar a partição /boot/efi no fstab
  3. Criar o ponto de montagem /boot/efi caso não exista mkdir /boot/efi
  4. Baixar e preparar um pendrive bootável, preferencialmente da mesma distribuição que você usa
  5. Mudar no firmware para dar boot apenas UEFI
  6. Dar boot no pendrive com o linux
  7. Dê o boot na mão usando o prompt do grub (aqui o bicho pega se você nunca fez isso!) e inicie o seu linux (sim! é possível!)
  8. Desinstale o pacote grub e instale o pacote grub-efi
  9. Instale o grub no disco rígido com “grub-install”

Eu particularmente tentaria a opção 2 pois já que pode dar problema e você precisa aprender a dar o boot na mão, então já vai direto pra ela. Se não der certo é só voltar a opção de boot para UEFI+legacy e remover a entrada no fstab.

4 curtidas

mano kkkkk prefiro deixar assim mesmo mais sua resposta e completa demais então vou marca como resposta do tópico

1 curtida

ele ja disse o problema, o linux está instalado em legacy e o windows em UEFI!

acho melhor reinstalar o sistem em UEFI direto!

Você não pode remover o grub mesmo usando UEFI, a não ser que você use outro gerenciador de boot! e pelo que você disse o windows nao aparece no grub justamente por está em UEFI e o linux em legacy! Seria melhor reinstalar o linux usando UEFI e ai sim o windows apareceria no grub e ai sim escolher qual sistema iniciar! E caso reinstale o linux, sete na bios de sua placa pra iniciar somente em UEFI, pra nao da chance de iniciar por legacy!

2 curtidas

Verdade, esqueci de mencionar essa opção de reinstalar o sistema… Mas também não teria emoção né!? :upside_down_face:

2 curtidas

Passou batido, realmente.

ja seria ruim remover o grub em uefi pior em modo legacy kkkkk

1 curtida

Eu tava conversando com o @eddiecsilva e ele disse que o Pop!_OS tá usando o systemdboot… O_O

e é? vou baixar aqui na VM

1 curtida

Post do blog da System76 onde eles falam sobre a adoção do systemdboot.

https://blog.system76.com/post/170539007243/distinst-updates-boot-sequence-optimization

3 curtidas