Posso alterar o espaço de uma partição em uso?

Uso Linux Mint LMDE4 em dual boot com Windows10 e, no momento da instalação, reservei uma determinada quantidade de espaço para o Linux Mint. Como estou utilizando mais o Linux, gostaria de saber se posso aumentar o espaço na partição reservada para ele, retirando parte do espaço da partição do Windows.

2 curtidas

Pode sim! Existe um programa chamado Gparted, mas terá q fazê-lo pelo modo Live, para poder alterar a partição do LMDE.

2 curtidas

Ok, vou tentar.

Estou na tela do Gparted no modo live

Porém quando diminuo o espaço do Disco /dev/sda3 não consigo juntar a partição criada com o /dev/sda5

Visualmente falando.

O espaço que irá aumentar a partição tem que estar no lado direito dela e junto com ela. No lado esquerdo não funciona.

Já fiz isso tantas vezes (sexta inclusive).

1 curtida

Pelo que entendi ele quer tirar do ntfs windows 10.

Pode, mas vai depender do uso da partição. Se tiver espaço utilizado no final da partição, impede de diminuir ela.

Pode tentar desfragmentar ela antes do procedimento para não utilizar o final da partição

Eu até consegui criar a partição, ou seja, estou conseguindo diminuir espaço, só não consigo juntá-las.

Quais que vc quer juntar?

Unallocated com qual?

Como falei, é impossível juntar as duas não alocadas…

Para o processo teriam que estar uma ao lado da outra

Exclua a partição swap, para ver se assim vc consegue redimensionar.

Removi o Swap e crie uma nova partição em ext4. Agora como faço para juntar as duas (/dev/sda5 e a nova partição)

Consegui fazer o processo acima. Está correto? É seguro?

Se você fizer isso, irá aumentar o tamanho da partição do windows, e não do LMDE.

Foi mal, acho que as fotos estão na ordem errada. A primeira imagem era para ser a última

Se vc criar outra partição, mesmo q ext4, não terá como fundi-la com a q já tem

Mas se eu conseguir deixar a partição como espaço não alocado, aí eu consigo aumentar o espaço do LMDE, certo?

1 curtida

Vou direto ao ponto! Da forma como suas partições estão organizadas não é possível fazer o que vc deseja (Aumentar a partição do Linux Mint). Cuidado para não mexer e acabar perdendo arquivos.

1 curtida

Consegui… Obrigado!

1 curtida

Desculpe não ter ajudado direito, ia gravar 1 vídeo mostrando como proceder, porém, vc apareceu numa semana ultra corrida.