Possível migração do Kubuntu 18.04 ao KDE Neon

Comprei uma mesa digitalizadora Wacom pela internet (ela não chegou ainda) e tenho expectativa de que ela seja reconhecida no Kubuntu 18.04 (distribuição que uso atualmente) uma vez que já tenho, pré-instalados, os pacotes libwacom, entretanto aparentemente a versão do KDE que se encontra no meu sistema não fornece ferramentas para configurar a mesa. Talvez eu nem precise configurar nada, mas se eu precisar quero estar minimamente preparado.

O KDE já fornece uma ferramenta gráfica de configuração de mesas Wacom, mas parece que elas só se encontram no KDE Neon uma vez que este traz tudo atualizado. Caso eu realmente precise de um KDE mais atualizado, já quero estar sabendo o que me espera (e com a ISO baixada!) para eu não perder tempo e começar a usar minha nova aquisição.



Sei que o KDE Neon é baseado no Ubuntu LTS e é bem enxuto. Mas algumas coisas não estão muito claras pra mim.

  1. Sei que é um sistema com base numa versão estável do Ubuntu, mas o ambiente gráfico é constantemente atualizado. Pra quem já usou, achou o sistema (ou melhor, o ambiente gráfico) estável?

  2. Instalei o Kubuntu 18.04 no meu notebook e ele reconheceu tudo. Por acaso o KDE Neon vem com todos os drivers (e codecs proprietários!) que o Kubuntu LTS já traz?

  3. O KDE Neon vem sem uma série de ferramentas, por acaso tem um meta pacote que baixe tudo e deixe o sistema igual (ou quase igual) ao Kubuntu que conheço?

Já useu o KDE Neon então bora lá:
1 - Achei igual o Kubuntu só que mais puro (Tipo um Android puro q não vem com tanta besteira)
2 - Se o Kubuntu já reconheceu tudo no seu hardware por o KDE Neon ser baseado no Ubuntu tmb é pra reconhecer tudo igual o Kubuntu no mesmo hardware.
3 - Não que eu conheça. Mas sei q se tiver um meta pacote é provavel que funcione (sem bugar o sistema) no próprio Kubuntu e não no Neon.