Possível fazer uma distro baseada no Ubuntu ou Debian que seja Rolling Release?

Talvez muitos achem a minha pergunta idiota, mas vou perguntar porque eu realmente não sei. Seria possível fazer uma distro baseada no Ubuntu ou Debian que seja Rolling Release? O Manjaro tem essa característica que é extremamente cômoda, fiquei me perguntando porque outras distros fora da base Arch não possuem. Se realmente não for possível transformar o Debian ou Ubuntu em Rolling Release, eu gostaria de saber porque. Um grande abraço.

4 curtidas

É possível sim, tanto que existe o Debian Unstable/Sid, que é a versão do Debian com caracterísiticas rolling release. Assim que os desenvolvedores do Debian confirmam que instalar um pacote não vai destruir o seu sistema, eles disponibilizam no Unstable.

O Ubuntu provavelmente deve ter um Ubuntu-dev com essas mesmas características, mas não posso confirmar.

3 curtidas

Nenhuma pergunta é idiota quando nãos e sabe do assunto.

3 curtidas

Existem inúmeras distribuições rolling release, não é algo exclusivo do Arch Linux e tão pouco foi a primeira distribuição a adotar esse modelo de desenvolvimento. Gentoo, Void, OpenSuse Tumbleweed, Fedora Rawhide, Solus e etc, são alguns exemplos de distribuições Rolling Release. Com relação ao Debian, ele possui “quatro versões”: Debian Stable, Debian Testing, Debian Unstable (Sid) e o Experimental.
A versão Testing(é a melhor versão do Debian para desktop) como o nome sugere, oferece pacotes que estão em fase de teste para a próxima versão do Stable, logo, os pacotes são um pouco estáveis já que foram, de certo modo, testados pelos desenvolvedores. Essa versão oferece pacotes um pouco recentes, mas não é considerada Rolling Release, pois em um determinado momento ela será “congelada”. O Ubuntu se baseia nessa versão . Álias, tem como “hibridizar” essa versão, podendo instalar pacotes tanto do Unstable quanto do Experimental. Exemplo: instalar o firefox na versão mais recente disponível:

sudo apt install -t unstable firefox

Dê uma olhada nesse site se quiser aprender a fazer essa hibridização: Linux Dicas e Suporte
O Unstable (Sid), oferece pacotes instáveis, que depois de um certo trato, serão empacotados para o Testing. Essas versão se comporta como uma Rolling Release.

6 curtidas

Roliing Release baseada em Debian sei de algumas, um exemplo é Deepin. Ubuntu eu não conheço uma “oficial”, só “gambiarras”.

KDE-NEON User edition já é assim ! abraço.

O KDE Neon só tem uma parte rolling que é o KDE em si. O resto dos programas e das bibliotecas do sistema são tão antigas/“stable” quanto as do Ubuntu correspondente.

2 curtidas

Basta substituir “focal” pelo desenvolvimento seguinte, nos repositórios.

Fiz assim por bastante tempo, até meados de 2019.

1 curtida

O Debian Sid e o Ubuntu Devel são Roling Release, no mundo RPM temos o OpenSuse Tubleweed, os underground temos o Slitaz, o Solus, o Endless OS… Roling Release significa “Instale uma vez e vá atualizando”

Tenta o “Debian Sid”. Estou usando há um bom tempo e até o momento não tive problema nenhum. Mas se você quer usar, por exemplo, num PC de trabalho, onde seja relmente necessário o máximo de estabilidade, não recomendo.

Veja esse tópico:

1 curtida

Existe a Siduction que é basicamente um Debian Sid só que de mais facil instalação.
Link para o Site: https://siduction.org/
Aqui um video falando mais sobre : Siduction - The Bad Boy Debian Distro - YouTube

1 curtida

não. ubuntu n é RR. vc atualizaria todo o sistema de tempos em tempos, mas n continuamente.