Possível BUG com drive Nvidia ou característica do produto

Gostaria de compatilhar com vcs um possível bug que acabei descobrindo na minha empresa, esse bug ocorreu no linux Mint e reproduzi o problema novamente usando o Zorin, como foi feito em 3 máquinas diferentes, acho que posso considerar válido.

No Sábado passado, uma máquina Core i3 com Nvidia GTX 970 (drive 460xx) e Linux mint (atualizado), passou o dia todo apresentando um aviso de falta de espaço no sistema Root

,
inicialmente o sistema mostrava que havia cerca de 50 megas e isso foi diminuindo ao longo do dia, até chegar a 0.

Como a máquina não seria usada até segunda-feira e eu estava ocupado, ignorei.

Na segunda, o funcionário ligou a máquina e ela não iniciou a interface gráfica, ficou apenas parada em uma tela preta, ao trocar para o terminal, percebi que realmente não havia espaço algum no disco, depois de fuçar um pouco percebi que o problema era o TimeShift, ele simplesmente acabou pegando todo o espaço para seus backups, e não possuir espaço em disco, aparentemente impede que o drive da Nvidia funciona corretamente, ao liberar uns 200 megas e reiniciar, tudo voltou a funciona novamente.

Hoje decidi refazer o teste em outras 2 máquinas, uma com intel integrado e outra com Nvidia GTX 1070, usei o comando “fallocate” para criar um arquivo usando todo o espaço disponível no disco nas duas máquinas, e depois de reiniciar o resultado foi o seguinte, a máquina intel, iniciou normalmente apenas informou da falta de espaço, enquanto a outra com Nvidia, ficou parada em uma tela preta, somente após liberar o espaço na HD é que ela voltou a funcionar.

   OBS: O problema não ocorre se vc usar o drive Nouveau padrão.