Olá pessoal!
Já acompanho o canal há um tempo e quero parabenizá-los (mais uma vez) pelos conteúdos valiosos que contribuíram bastante para minha recente entrada no mundo linux.
Bom, elogios à parte… Queria dizer que encontrei alguns possíveis problemas de CSS no fórum. Nada grave demais, mas talvez não tenham notado ainda.
Tirei um print para mostrar melhor. O primeiro e mais notável (porém, quase sem muita importância) fica no menu superior. Especificamente nos itens “Seja VIP” e “Kits”. Acho que deveria ter algum caractere especial no inicio dos itens. No entanto aqui só aparecem retângulos. Não tenho como ter certeza, mas pode ser que o CSS esteja buscando estes itens de uma fonte local que não esta disponível no servidor (ou máquina do cliente, dependendo da configuração), ou ainda que esteja buscando uma fonte online que não exista ou tenha sido movida ou renomeada. Basta corrigir a configuração da fonte e tudo ok.
Não é tão grave assim, mas fica um pouco estranho quando junto com o segundo problema, que também é no menu, ao dividir a tela entre a janela do navegador e outra janela, se não houver espaço suficiente para o menu, o mesmo fica bugado, pois não está ativando um menu mobile e “quebra” um pouco o layout, fazendo com que alguns itens do final dele (lado direito) desapareçam da tela. Acho que o uso de breakpoints resolveria isso de forma simples.
E por último, os breakpoints poderiam ser configurados também para o conteúdo geral, pois ao reduzir/ajustar a largura da janela do navegador (simulando utilização mobile) o layout fica um pouco bugado também.
Observações importantes:
- Estou usando o navegador chromium na versão mais atual no momento. Versão 85.0.4183.83 (Versão oficial) Arch Linux 64 bits. Não tive como testar em outro navegador porque entrei recentemente no fórum, e ainda estou apenas com o chromium instalado.
- Vi um vídeo no canal há um tempo onde o Dio explica que migraram de plataforma no blog e estavam (ou ainda estão) tendo que revisar os posts migrados no banco de dados. E que tava um trabalheira danada por aí. Por isso pode até ser que já tenham notado e não tiveram tempo de arrumar ainda.
- (Super importante): Não quero parecer metido, muito menos estou criticando o trabalho do desenvolvedor (parabéns, a propósito por tudo mais aqui no fórum). Mas seguindo o filosofia que vejo no DioLinux, me senti a vontade para mostrar onde poderiam haver alguns ajustes para melhorar ainda mais a qualidade daquilo que vocês, de forma gratuita para nós, têm compartilhado conosco e contribuído bastante para a área.
Abraços e valeu!