Possíveis correções do CSS aqui do fórum

Olá pessoal!
Já acompanho o canal há um tempo e quero parabenizá-los (mais uma vez) pelos conteúdos valiosos que contribuíram bastante para minha recente entrada no mundo linux.
Bom, elogios à parte… Queria dizer que encontrei alguns possíveis problemas de CSS no fórum. Nada grave demais, mas talvez não tenham notado ainda.
Tirei um print para mostrar melhor. O primeiro e mais notável (porém, quase sem muita importância) fica no menu superior. Especificamente nos itens “Seja VIP” e “Kits”. Acho que deveria ter algum caractere especial no inicio dos itens. No entanto aqui só aparecem retângulos. Não tenho como ter certeza, mas pode ser que o CSS esteja buscando estes itens de uma fonte local que não esta disponível no servidor (ou máquina do cliente, dependendo da configuração), ou ainda que esteja buscando uma fonte online que não exista ou tenha sido movida ou renomeada. Basta corrigir a configuração da fonte e tudo ok.
Não é tão grave assim, mas fica um pouco estranho quando junto com o segundo problema, que também é no menu, ao dividir a tela entre a janela do navegador e outra janela, se não houver espaço suficiente para o menu, o mesmo fica bugado, pois não está ativando um menu mobile e “quebra” um pouco o layout, fazendo com que alguns itens do final dele (lado direito) desapareçam da tela. Acho que o uso de breakpoints resolveria isso de forma simples.
E por último, os breakpoints poderiam ser configurados também para o conteúdo geral, pois ao reduzir/ajustar a largura da janela do navegador (simulando utilização mobile) o layout fica um pouco bugado também.

Observações importantes:

1. Estou usando o navegador chromium na versão mais atual no momento. Versão 85.0.4183.83 (Versão oficial) Arch Linux 64 bits. Não tive como testar em outro navegador porque entrei recentemente no fórum, e ainda estou apenas com o chromium instalado.
  2. Vi um vídeo no canal há um tempo onde o Dio explica que migraram de plataforma no blog e estavam (ou ainda estão) tendo que revisar os posts migrados no banco de dados. E que tava um trabalheira danada por aí. Por isso pode até ser que já tenham notado e não tiveram tempo de arrumar ainda.
  3. (Super importante): Não quero parecer metido, muito menos estou criticando o trabalho do desenvolvedor (parabéns, a propósito por tudo mais aqui no fórum). Mas seguindo o filosofia que vejo no DioLinux, me senti a vontade para mostrar onde poderiam haver alguns ajustes para melhorar ainda mais a qualidade daquilo que vocês, de forma gratuita para nós, têm compartilhado conosco e contribuído bastante para a área.

Abraços e valeu! :v:t2: :grin:

1 Curtida

Pelo menos a questão dos emojis aqui fica normal, isso tem haver muito com a fonte do seu sistema/navegador.

1 Curtida

Legal @RamonVSBR, valeu pelo feedback!
Mas no conceito de web única, o ideal é proporcionar a mesma UX para todos os leitores. Não dependendo de fontes na máquina do leitor, pois nem todo mundo terá as mesmas fontes instaladas no seu sistema. Fonte local para sites tem seus pros e seus contras. Vai de cada um decidir o que se encaixa melhor para seu projeto.
As sugestões foram com base no principio de web unica. Pois, como cada um tem seu sistema e configurações de hardware e software diferentes, fica um pouco complicado proporcionar a mesma UX para todos se for depender de configurações do sistema do leitor.

E mais uma vez, não estou fazendo uma crítica destrutiva. A intenção é simplesmente sugerir uma melhoria.

Abraços!

Então, corroborando o que o @RamonVSBR disse, dependendo das fontes instaladas no Arch, pode ser que emojis não apareçam no Chromium, já tive esse problema com emojis e caracteres japoneses. Por isso, seria interessante você conferir a wiki. Uma dessas fontes é a noto-fonts-emoji.

2 Curtidas

Gostaria de parabenizar pela iniciativa de participar do fórum, especialmente pela comportamento de emitir uma análise tão detalhada sem ter receio de críticas!

Porém uma boa crítica deve vir com uma possível solução. Vou passar meus comentários sobre os pontos que foram levantados:

1. Caracteres especiais no título: Esse nome de carácter especial não cabe atualmente. O que temos é o abrangente sistema utf-8 ou utf-16 que abrange mais de 65 mil caracteres de todas as línguas, inclusive línguas mortas e os emojis. O padrão define qual código contem a representação de alguma ideia, seja ela letra ou símbolo. Não existe um mais especial que outro, mas sim suporte do seu computador a esses códigos. Como os colegas falaram, o problema não é a página em si, pois uma simples análise do código fonte mostra que há texto em utf-8 e no cabeçalho da página (head) está definido corretamente o padrão usado para a página como utf-8.
  2. Um pouco de quebra de layout: Ao meu ver a correção é definir o tamanho mínimo para a versão desktop levando em consideração a caixa de propaganda. Assim o usuário que quiser usar o formato desktop pode usar do zoom para encaixar a página no espaço disponível.
  3. Simulação utilização mobile: Há ferramentas específicas para essa visualização do modo mobile. Uma breve pesquisa e achei uma extensão para o chrome. No firefox há um ícone no painel de inspeção. Mesmo na utilização do celular pra ver o site em formato mobile não apresenta erros.

Criticar o trabalho das pessoas é uma tarefa de responsabilidade e exige sólidos conhecimentos na área. Primeiro para confirmar que o comportamento reportado é realmente um bug, e não uma falha no computador do usuário e segundo pra sugerir um bug-fix no caso de problemas de fácil solução mas que não foram encontrados.

No mais, se você gosta do ramo de webdesign e programação está no caminho correto. Ser participativo, demonstrar interesse e aprender com os mais experientes é importante pro crescimento pessoal e profissional. Alterne isso com o estudo individual e experimentação (fazer você mesmo) e tenho certeza que o futuro estará cheio de ótimas oportunidades!

2 Curtidas

Certamente! Concordo plenamente com você.

Mas não é uma crítica ao trabalho dos outros. Como disse, sou novo no mundo linux, não sou nenhum Expert, sou apenas um cara curioso que procura conhecer um pouco do que me chama atenção. Porém, li em algum lugar aqui que qualquer sugestão, acho que sobre algo que pudesse contribuir, seria bem vinda. Procurei novamente e não encontrei onde vi algo semelhante,
Foi por isso que fiz as observações. Deixo claro que não quis desfazer do trabalho de ninguém e inclusive revisei e edite minha postagem para evitar de ser mal interpretado. E até sugeri possíveis soluções, não dizendo que era aquele o caminho. Quis mostrar que poderia ser algo daquilo.
Em fim, peço desculpas se pareceu algo que estava a desfazer do trabalho de alguém… Não foi, de verdade! Foi simplesmente a intensão de contribuir com algo para o fórum. Mas acho que não fui muito claro. E acho que sugeri o que seria a solução (não absoluta, muito menos a única) do lado web da coisa. Lembrando que não existe um único caminho para solucionar algo. Muito menos que eu julguei errado, é complicado de esclarecer uma intenção.
Não é algo diretamente do mundo linux, fica mais pro lado web da coisa a visão que tive.
Talvez, por ser novato não entendi muito bem como as coisa funcionam aqui no fórum.
Agradeço a todos por participarem e compartilharem suas experiencias comigo (principalmente).
Vou dar o tópico como resolvido, acho que isso encerrará o assunto. E qualquer coisa, os moderadores podem excluir, se for mais conveniente. Não acho que seja algo que mereça um debate com argumentações, já que foi destinado mais para a manutenção do fórum. E de novo, não foi para criticar o trabalho de ninguém (peço desculpas a quem quer que eu possa ter ofendido, de verdade, não foi a intenção), é só que, como uso muito a tela dividida, já tinha notado antes mesmo de me inscrever no fórum (já que salvou o meu dia muitas vezes começando a entender um pouco do mundo linux) e sempre me perguntava se poderia colaborar de alguma maneira mostrando algo que pode atrapalhar um pouco a maravilhosa ideia do fórum. Até tentei enviar uma mensagem pelo formulário de contato do blog mas não consegui. Por isso, como tinha entrado recentemente no fórum e vi em algum lugar aqui que sugestões seriam bem vindas, resolvi criar o tópico. Pode ser que eu tenha escolhido a forma errada de fazer por não ter experiencia de como as coisas funcionam por aqui. :laughing:
Agradeço a todos e abraços!

Ainda não sei como funciona, então, por favor, pode fechar/encerrar o tópico se ele ainda não foi.

Fiquei um tanto triste de vc apenas comentar uma frase da minha postagem. Imaginei ter sido claro quanto aos fatores positivos do seu comentário.

A crítica é parte da interação entre as pessoas. Tanto que podemos classificá-las como construtivas ou destrutivas. Uma opinião ou crítica de uma pessoa vai gerar opiniões e críticas das pessoas outras pessoas do entorno. Particularmente eu tento avaliar como eu posso melhorar com as críticas dos outros, bem como tento gerar críticas construtivas sem perder a honestidade do comentário.

1 Curtida

Não se ofenda!
Eu entendi os demais pontos da sua resposta. Só não quis estender demais algo que foi somente na intenção de um simples toque.
Até vi depois que usei o “quebra o layout” e fiquei pensado se também seria pesado usar isso. Mas, é usado na ideia de dizer que algo não está encaixando bem. :smile:
@Deleterium eu sinceramente entendi todos os pontos que você colocou. Só não quis dar continuidade ao debate a respeito. E saiba que, sinceramente, concordo com você, cara!

Abraços!

1 Curtida