Pós Instalação do Arch Linux e algumas coisas extras!

Olá pessoal, tudo beleza! Esse é meu primeiro comentário no fórum, que aliás, está com um visual muito bacana, super simples e fácil de procurar informações, parabéns pelo belo trabalho que vc e sua equipe estão fazendo Dio. Farei o possível pra ajudar o pessoal no que eu puder.

Peço logo desculpas, pois o texto pode ficar um pouquinho grande, mas preciso informar algumas coisas em relação a minha pergunta.

Agora voltando ao assunto do tópico, meus amigos, o que faço depois da pós instalação do Arch? O básico foi simples, instalar a base dele e depois a DE, alguns pacotes e etc. No caso, estou usando a DE do Deepin, pois estou adorando essa interface, é bem simples de usar. Daqui em diante, o que faço pra melhorar ainda mais o sistema, pra ficar mais otimizado e usar bem a performance do hardware como um todo?

A única mudança em relação a hardware que fiz foi na parte de vídeo, pois estava seguindo o tutorial do dev do ArcoLinux, nele o dev recomenda instalar o arch apenas com o mesa, depois de entrar no sistema, testar o mesmo e ver como ele se comporta.

Preferi instalar o driver da intel, pois não gostei da performance e pra piorar tava acontecendo algo que bati cabeça demais no Deepin: tearing. Vocês não imaginam como esse troço me deixou puto, ver a tela cortando a todo instante era um porre. No arch, além de instalar o driver da intel, instalei o driver libva-intel-driver para ativar a aceleração de vídeo, pois vejo bastante vídeos e é algo que preciso funcionando. Também adicionei a linha Tearfree no arquivo 20-intel.conf, resolveu o problema de tearing no sistema. No firefox ainda tive tearing, mas foi só adicionar a linha layers.acceleration.force-enabled e mudar o valor pra true que resolveu o problema.

Aparentemente o sistema tá fluindo ok, mas sinto que falta algo mais e é aqui onde não faço ideia do que fazer, então agradeço qualquer dica de vcs, quero deixar o Arch bem redondinho, pois estava usando ele em dual com o windows 10, mas resolvi meter o pé no windows e ficar 100% no linux e não me arrependo nem um pouco, tá bom demais!

1 curtida

E aí cara,

Pra ser bem sincero eu nunca precisei otimizar nada em qualquer distribuição.

Só instalo o driver de vídeo proprietário porque edito vídeos e isso me ajuda bastante.

O que dá pra fazer é desabilitar alguns serviços que não são necessários, mudar um ou outro parâmetro do Kernel (tipo o vm.swappiness), mas é isso aí!

Att,
Mateus

1 curtida

É realmente como o @mateusmuller disse, baixou DE, já ta pronto, se você quiser se aprofundar e setar alguns parametros no kernel sinta-se a vontade.

O Arch parece cru, mas com DE é bem completinho, noteboks que precisam de um “Tweaking” melhor para diminuir o consumo de energia.

Aprende a usar o ArchWiki tudo que precisa saber sobre o sistema e os pacotes disponiveis tu encontra por la, agora eu recomendo instalar um AUR Helper (eu uso o yay) e setar os mirrors usando Reflector, fora isso tu vai ir instalando e configurando conforme precisar.

1 curtida

Opa, obrigado pelas dicas mateusmuller, kr0n e Fenrir, a do vm.swappiness já fiz ela, no caso adicionei valor 10, como não preciso de swap, esse valor está bom?

Instalei o yay @Fenrir, sobre o reflector ainda não o tenho instalado, seguirei sua dica.

Agora a pouco tive o primeiro problema crítico no sistema, em partes nem acho que foi minha culpa. Tenho o pamac também instalado e ele avisou que tinha atualizações pra fazer, no caso, uma do lightdm e a outra do greeter. Atualizei e reiniciei, resultado, a interface não subia nem com reza, reiniciei de novo e nada, acusava um erro no serviço lightdm.service, que o impedia de subir.

Ainda bem que consegui resolver, acionei um terminal no ALT+F2, rodei um sudo pacman -Syu, novamente apareceu o update do lightdm e do greeter, atualizei outra vez e reiniciei, desse vez o sistema subiu numa boa, ufa. Espero que não aconteça mais daqui em diante. Com as opiniões de vcs, acho que posso finalizar o tópico como resolvido, só tenho a agradecer galera, me ajudaram demais!