Portas USB reiniciando sozinhas no windows

Estou com uma máquina Full AMD e recentemente as portas USB delas tem reiniciado sozinhas. Meu PC tem dual noite junto o pop os 21.04 mas o mesmo não acontece no Linux.
No windows já fiz o gerenciamento de energia das entradas USB mas mesmo assim elas ficam reiniciando.
O sistema atualizou para o windows 11 e a situação ficou pior do que estava tornando-se mais frequente sua reinicialização.

Gostaria de ajuda dos amigos para resolver esse problema.

isso deve ser algum problema com drivers da AMD, pois eu uso tethering para acessar internet e a velocidade de transferencia é diminuida drasticamente comparado ao linux, e mantem um Ping elevado comparado ao que aparece no meu smartphone

Vale dizer que estou usando um Sinal wifi 5Ghz e que o roteador está no comodo ao lado

image
as vezes chega a ficar com menos de 12mbps e um ping de 60ms(mas no smartphone permanece com a velocidade normal)

Uma boa dica é acessar o gerenciador de dispositivos e ver se há algum drive em conflito, principalmente os USB’s.

Uma outra dica é, assim que acontecer, acessar o log do sistema e verificar o que houve, lá vai apontar o que causou, incluindo o código de erro.

1 curtida

Boa noite.
Nas poucas vezes em que meu computador reiniciou ao conectar o USB foi porque o dispositivo estava consumindo muita energia.
Isto fazia com que a fonte desligasse.
Um destes dispositivos foi um Hub USB com fonte de alimentação AC que estava com duas portas queimadas por um defeito. Só percebi depois. Deixei de usar este Hub e o problema acabou.
Da outra vez foi um case USB que com um HD de notebook velho consumia muita energia da USB e o computador desligava. Quando troquei o HD por um SSD não deu mais problema. Então eu coloquei o mesmo HD velho em um outro case e não deu problema.
Acho que embora as portas USB sejam projetadas para lidar com dispositivos defeituosos limitando a corrente as vezes a placa mãe desliga para evitar a queima dos circuitos.
Se falei besteira me desculpe , mas sugiro que verifique os dispositivos em outro computador.

1 curtida

Vou fazer um teste pois tenho um HUB usb desses da china mesmo pode ser que seja isso

O hub que tinha era um chinês com sete portas e uma fonte de 9 volts que comprei no mercado livre
Depois de pouco tempo de uso acionando um scanner flatbed Cannon 110 ele pifou a porta sem que eu percebesse e começou a reinicializar o PC e causar um monte de funcionamento erratico no Linux Mint como travar impressora e congelar o desktop.
Sugiro usar um Hub sem fonte de uma marca mais conhecida como a Multilaser.
Tive problema com Hub sem fonte da marca Bright que deixava de reconhecer dispositivos e travava impressora.
Este Hub com fonte que falei antes acho que era Xtrax.

1 curtida