Portal de treinamento open

Embora no Brasil venda casada seja proibida, os computadores/notebooks, em sua maioria esmagadora, vem com o Windows e Office instalado, isso desde a década de 90. Como consequência, os compradores acabaram tornando-se resistentes a outra opção. Tanto que na década passada, os computadores populares, que vinham com alguma distro Linux, em sua esmagadora maioria, recebiam o Windows XPirata logo em seguida. Sim, é verdade que praticamente todas essas distros foram concebidas para logo serem removidas, a ideia era a de apenas reduzir o preço das máquinas, tanto que muitos pegaram ódio ao Linux por causa disso.

Ainda hoje, em pleno 2019, mesmo com tanto aperfeiçoamento das interfaces gráficas e da forma que os programas são instalados, a resistência a aprender algo novo continua absurda.
Como vemos, porém, muitos tem se interessado pelo Linux e procurado saber mais, prova disso é aonde estamos trocando ideias.

Sei que existem muitos canais que falando de várias coisas relacionadas ao sistema, mas muitas vezes focam em noticias atuais, até ensinam algumas coisas, mas precisa-se navegar bastante para reunir vários conhecimentos.

Estou juntando material para criar um canal que irá oferecer o mais variado conhecimento em treinamento naS distribuições Linux, além de alguns softwares mais usados em algumas áreas específicas, como o LibreOffice, Gimp, Inkscape, kdEnlive, etc. Fora algumas questões mais técnicas, como resolver problemas com drivers.

Não quero me limitar a uma distro, embora isso seja o mais correto, quero dar espaço para várias. Por isso quero convidar interessados em colaborar: eu mesmo tenho razoável conhecimento na base Debian e seus derivados, mas quase não conheço Fedora/CentOS, Arch, Suse, etc. Então, se você tem conhecimento dessas bases e quiser contribuir, será muito bem vindo, mesmo que acredite que sua voz não seja boa para gravar uma apresentação, pode elaborar um roteiro q eu ou outro voluntário dará um jeito.

Não será um canal para, tal como o Dio, falar das novidades, por ex, do Mint 19.2, mas sim ensinar como se usa determinada distro. É um desafio enorme concentrar tanta informação, mas acredito que juntos podemos ajudar os interessados a conhecer bem o Linux e o software livre.