Porquê que apesar de tantas provas e acusações as pessoas continuam usando as redes sociais

Eu li recentemente que uma usuária do Instagram processou o Facebook o acusando de espionar pela câmera do iPhone dela, e claro que Facebook nega…
A pergunta é pq as pessoas continuam usando Facebook, Instagram,tiktok msm sendo alertadas pelos especialistas, eu sei que nada vai mudar é muito dinheiro por trás disso tudo, pq alguém iria usar algo que sabe que é não é seguro
Qual é a opinião de vocês?

3 Curtidas

é uma boa pergunta cara, vai ver muitas já estão alienadas a isso

1 Curtida

Armadilha da dopamina.

Pelo mesmo motivo que as pessoas têm dificuldade de parar de comer açúcar, de parar com bebidas, com pornografia etc.

3 Curtidas

assiste “o dilema das redes” na Netflix que vc vai entender o porque (e não, o facebook não te espia pela camera, nem pelo microfone, eles nem se quer precisam disso)

1 Curtida

Vício… O prazer em usar algo que ja se usa a anos e difícil abandonar kkkk
Alias esses “usuários” que abrem certos processos so estão jogando tempo e dinheiro fora… Pois aceitaram os termos de uso e política de privacidade, então mais uma notícia sem sentido kkkkk

1 Curtida

@leoteodoro assisti esse documetário ontem e realmente explica muita coisa.

Acredito que a resposta seja vício. As redes sociais são projetadas para gerar o máximo de engajamento do usuário.

Eu decidi excluir o Facebook em Julho pois o clima estava ficando muito ruim com tanta gente brigando e espalhando notícias falsas. Mas o segundo motivo era porque eu estava tremendamente viciada. Às vezes eu deixava a aba do Face aberta no navegador e atualizava a cada cinco ou dez minutos para ver se tinha notificação dos debates que eu entrava hahaha Chega a ser ridículo como a gente demora a perceber nosso próprio vício e ainda assim não tem a força necessária de largar.

Depois que abondonei o Face, minha qualidade de vida melhrou muito. Ou seja, era algo tóxico para mim.

9 Curtidas

Redes sociais é a Matrix, muitos não conseguem sair.

Eu já fiquei um bom tempo sem usar Facebook e WhatsApp, até dá pra viver, mas a comunicação fica mais complicada.

Antigamente celular servia para ligações, hoje em dia as pessoas ficam irritadas ao receber uma ligação.

WhatsApp é quase um requisito, dependendo da empresa onde você trabalha.

Os motivos das pessoas continuarem usando as redes mesmo sabendo da invasão de privacidade, é desde o vício até a falta de opção.

3 Curtidas

é muito relativo esta questão, cada rede social tem seu furor.

Darei o meu exemplo pessoal: fora o instagram/linkedin, não possuo nenhuma outra rede social. Por que ainda tenho estas? por necessidades como trampo e etc.
A sociedade em si encontrou nas redes sociais formas de angariar capital, então hoje já não vejo tanto como vício e sim por necessidade - em alguns casos - .

É óbvio que existe vício, mas a situação é muito mais complexa do que apenas um simples desejo irresistível.

6 Curtidas

Em minha opinião:

  1. São feitas pra serem viciantes, ou seja, as pessoas sentem a necessidade de acessá-las para satisfazer o vício.

  2. Os algoritmos trabalham pra deixar a pessoa presa o maior tempo possível dentro da rede social, assim aumentando as chances dela ver anúncios, clicar em um e comprar um serviço/produto, etc.

  3. As pessoas de seu círculo social estão lá, então é difícil a pessoa sair porque acaba sendo “excluída” desse círculo, perdendo seus contatos e tals.

  4. Busca por fama, ter um perfil com muitos seguidores e ser influente por isso. Vender seu produto/serviço.

  5. Muitas pessoas não dão a mínima pra seus dados pessoais e sua privacidade ou simplesmente não faz a mínima ideia sobre isso.


Eu já não uso nenhuma rede social (exceto Mastodon, mas é diferente), e me livrar delas foi muito difícil (exceto facebook, já não usava mesmo), porém depois que a vontade de usá-las passa, a sensação é maravilhosa, a gente se sente como se tivesse tirado um peso de nossos ombros e nos sentimos bem com nosso psicológico.

Desculpa pelo textão :joy: :v:

2 Curtidas

Eu gosto de uma vida reservada e longe das futilidades e ilusões comuns a uma rede social, porém por causa dessa pandemia em função de questões laborais estou sendo “obrigado” a mesmo que minimamente participar de tais ambientes.

1 Curtida

Eu recentemente excluir o Twitter… cansei de ver gente brigando por políticos

1 Curtida

@Totti Eu brigava por causa de política (mas não por políticos) kkkk. Mas realmente estava ficando demais. As pessoas começavam a fazer ataques pessoais ao invés de argumentar com raciocínio lógico. Foi ficando inviável de usar.

1 Curtida

De fato… Twitter é um câncer.

Comecei a usar Twitter em 2020, é horrível, decidi por não seguir ninguém, apenas sigo páginas relacionadas a projetos Linux (Ubuntu, Plasma, Xfce…)

Eu uso Facebook desde 2010, e já estava ficando cansado dos conteúdos que meus amigos de facebook postavam, em 2013 tomei a decisão de “deixar de seguir” todos meus amigos, e até hoje mantenho esta configuração, só sigo páginas e grupos de meu interesse.

O ponto positivo é que só vejo o que é de meu interesse, sem passar raiva.

O ponto negativo, é que você acaba ficando um pouco desligado sobre o que está acontecendo em sua volta, geralmente eu sou o último a saber de alguma notícia na região onde moro, ou até mesmo conhecer um “meme” achando ser novidade, quando na verdade já está praticamente saturado.

Meme é o de menos, mas tem um impacto na vida social (roda de amigos haha).

1 Curtida

é vício mesmo, igual o meu vício de sempre acabar ferrando o sistema por alguma besteira…

Eu mesmo me considero um viciado moderado nas Redes Sociais

1 Curtida

Twitter já foi bom hj é horrível

Entrei no twitter em 2011…era bom no começo, deletei então pensei vou só seguir perfis relacionado ao Linux, mas sabe como é do nada começavam discutir sobre política ficou bizarro

1 Curtida

Melhor coisas foi abolir essas mídias sociais principalmente Facebook e o pedaço do inferno chamado Twitter, Instagram meio sem sal aquilo.

1 Curtida

Em parte eu creio que é simplesmente porque as pessoas não se importam. Muitas coisas são impostas às pessoas, não só via tecnologia, mas na vida em geral, que desde que elas se sintam confortáveis, elas não vão reclamar ou mudar.

Já dizia Matrix : “Ignorância é uma benção”. Se as coisas fogem a sua ótica, você não tem como se importar, se você não se importa, você não se incomoda.

Eu não tenho como julgar essas pessoas, eu provavelmente sou alienado da mesma forma com um monte de outras coisas que nem me dou conta, obviamente.

7 Curtidas

O maior problema pra mim é que na universidade em que estudo tudo gira em torno das redes sociais. Tentei excluir meu facebook, mas gerou uma dificuldade de comunicação entre a secretaria e a minha pessoa.
Isso me deixa meio chateado, gostaria de parar de usar, mas não consigo.

2 Curtidas