Porque o Windows da pau e o Linux não?

Eu tenho dual boot no meu PC e é incrível como os Jogos no Windows da pau, tela azul, crash, e no Linux não. Qual o motivo disso? Um sistema com uma base de usuários tão grande e é tão instável assim, porque será?

2 curtidas

O que eu vou falar, é baseado na minha experiência de uso do Microsoft Windows, se alguém quiser adicionar, ou corrigir algo que eu escrevi sinta-se a vontade!

Basicamente o Windows não tem segurança(não tanto quanto o Linux). Ao baixar um novo software, o windows simplesmente pergunta se você deseja ou não instalar o programa, sem pedir sua senha ou algo do tipo, o que o torna vulnerável, uma vez que você pode deixar o computador ligado e sem querer, alguém instalar algo sem seu consentimento, e várias vezes os programas vem carregados com outros programas(sabe quando você vai instalar o ccleaner, e vem junto Avast, Opera, BaiDU, Chromium, plugin pra navegador e um desinstalador de programas que não funciona?)

Outro motivo que ele pode apresentar Crash, é o fato dele não gerenciar suas DLL’s, se você instalar um programa que necessita de uma dll X, ao instalar outro programa, ele vai duplicar a mesma DLL, e várias DLL’s importantes duplicadas, fazem ele demorar na inicialização, uma vez que ele deve achar arquivo que esta multiplicado no sistema, e as vezes, o mesmo pode crashar ou apresentar tela azul pelo fato de não saber qual DLL usar.

Ao meu ver, estes são os dois problemas que mais afetam a plataforma, e que se corrigidos, tornariam a plataforma ate mais viável, manter o sistema sempre atualizado, ajuda a amenizar a situação também, mas nem todos usuários atualizam o sistema periodicamente.

2 curtidas