Porque o som tem qualidade inferior no Linux

#1

Bom dia,

Porque existe a diferença absurda de qualidade em relação ao som de um notebook no Linux e no Windows. Aqui em casa a diferença é gritante no meu notebook, ainda mais porque o mesmo está conectado em caixas de som externas e a um monitor via HDMI.

0 Likes

#2

É questão de driver. O Linux trabalha com drivers genéricos feitos pela comunidade… Com o Windows, a empresa que fabrica o hardware de som, oferece o driver próprio (proprietários).

Por enquanto, a galera daqui se vira com a “engenharia reversa”; enquanto as empresas reverem a escolha de suportar o Linux.

Tem um equalizador para o Linux… PulseEffects, que consegue melhorar a qualidade do áudio. Há alguns efeitos pré-definidos que vocẽ tem que baixar… mas em meu sistema, nunca consegui fazer funcionar.

3 Likes

#3

Duas coisas que o suporte ao linux é precarizado, pelas fabricantes e não culpa do Kernel Linux; áudio e autonomia de bateria.

1 Like

#4

Eu acho bom. Na realidade, faz muitos anos que não escuto algo no Windows. Logo que o notebook vêm, já formato o HD e instalo o Arch Linux nele então praticamente nem analiso o desempenho do Windows.

Então para mim está bom como está. Claro, pode melhorar. Sempre pode melhorar em qualquer aspecto da vida.

0 Likes

#5

é relativo, alguns chips de som a qualidade fica mesmo inferior devido ao drive , enquanto em outros fica perfeito, um bom exemplo são as saídas de som via HDMI da Nvídia, com o drive do fabricante fica excelente.

0 Likes