Faz três horas que estou tentando criar um pacote SNAP de um aplicativo feito em Java.
Antes disso, em outra ocasião, fiquei próximo deste mesmo tempo tentando aprender e criar um pacote Flatpak e desisti sem conseguir fazer.
A documentação tanto do Snap quanto do Flatpak são confusas, muita pouca gente fala sobre o empacotamento. Quando há tutoriais, são simplesmente para empacotar um shell script.
Não seria melhor oferecer documentação, treinamento, tutoriais mais práticos e fáceis de compreender? E além disso, facilitar o uso das ferramentas de empacotamento?
Veja bem, é um programa simples, num único diretório, e a cada momento dá um erro diferente, eu vou lá estudo e modifico o que entendo ser necessário… e no retorno, dá erro novamente. E assim vai indo. Recorri a IA, porém não está sendo fácil.
Por isso que os desenvolvedores preferem simplesmente entregar um tar.gz e que os usuários se virem.
É um desabafo acerca das dificuldades de coisas que deveriam ser simples… mas que infelizmente não são.
Enquanto transformarem o empacotamento num inferno, praticamente tendo que fazer um mestrado só pra empacotar os softwares, o Linux não vai ser uma ferramenta interessante para o desktop pois os desenvolvedores precisam se esforçar demais para entregar aplicativos.
Eu diria que é proposital, afinal esses formatos são centralizados, ou seja, no funcionamento normal dele, os pacotes ficam no servidor de alguém.
Se for para distribuir de forma mais orgânica, eu empacotaria em appImage. Até onde sei é bem mais simples criar e distribuir esse formato.
Appimage é mais fácil.
Porém o que eu estou falando é da dificuldade que há em gerar um pacote SNAP/Flatpak, com pouca documentação disponível, tutoriais muito simples publicados (e a maioria em outros idiomas), e a necessidade de ficar configurando muitas coisas.
Enfim, eu desisti.
Linux oferece muitas facilidades para desenvolver software, porém para distribuir software é que é complicado. Enfim, vamos continuar com o tar.gz que vai ser muito melhor continuar transferindo a responsabilidade do programa funcionar para o próprio usuário.
Talvez o @rafatosta possa te dar alguns toques, ele tem um app ótimo em Flatpak, o ZapZap. É feito em Python, mas acho que o empacotamento não deve mudar muito