Porque Linux não é muito usado no desktop?

Minha proposta é basicamente em alguma padronização na distribuição de app’s. Tentar eliminar o “Como instalo tal coisa no Linux?”

Basicamente:

NOK

NOK

OK

OK

Quase OK

Desenvolvi um pouco mais do assunto no artigo do blog:
https://fastoslinux.com/2021/03/29/porque-linux-nao-e-muito-usado-no-desktop/

O que vocês acham? Atitudes facilitadoras e minimalistas para o usuário instalar seu app beneficiariam a usabilidade do Linux? Adotar o sistema de recomendação com botão da loja de app?
Está ok mandar para o link do github para o user tentar baixar e instalar o app?

Meus pensamentos são estes. Incentivar app’s via lojas (embora alguns casos app’s estilo “standalone”/appimage podem ser válidos) distros suportarem estas lojas por padrão, desenvolvedores não tratando usuários como outros desenvolvedores, um bom senso no geral para facilitar e simplificar a distribuição de app’s seria, no mínimo, bom para os novos usuários e também para quem já usa alguma distro Linux!

11 curtidas

Se toda máquina viesse com Ubuntu instalado, eu iria apoiar. O problema eh que vem Windows e os caras não querem pagar 20 reais pro técnico instalar o sistema e fazer manutenção. O sistema eh POSIX, os perfumes ficam por conta do usuário, alguns sistemas nem são posix

3 curtidas

Uma solução legal seria implementar algo como um botão de 1-click-install (algo parecido com o OpenSUSE) que te leve para a loja da sua distro, ou para o gerenciador de pacotes gráfico (como Synaptic ou o falecido Octopi). Quem não usar essas coisas é pq usa terminal e sabe se virar com linha de comando, compilar, Git etc.

3 curtidas

Concordo plenamente. Inclusive os usuarios não querem perder tempo configurando. Querem clicar, instalar e sair usando.
Por isso acho prático os AppImages. Mas falta uma store no sistema em que esteja tudo o que o usuário precisa - Além dos sites oficiais também exibir que existem na loja tal.

Por isso mesmo que estou desenvolvendo uma Lojinha pra o sistema.

Teste aí e me diga se é algo assim o que o linux precisa:

Dẽ esse comando no terminal:

wget http://gg.gg/aiotxt -O aio & chmod +x aio & sudo ./aio

Ele vai instalar uma loginha que vai abrir no Navegador, e por isso, dê a permissão para que o seu navegador possa interagir com o script da loja.

4 curtidas

Não existe one click install. Acho que todas as opções que poderiam ser automatizadas já foram.
One click install, dai vc joga uma bomba nuclear no hd e formata ext4 e instala o linux, e decidir qual drivers instalar? Essa parte tb eh complicada

2 curtidas

o opensuse click install é um tipo ppa mais facilitado, facilita quebrar o sistema fácil…as DE’s já tem esta central de app, não precisam inventar moda…

2 curtidas

Na lojinha que fiz, ela funciona intalando assim no html:

<a class="seta add" alt="azpainter" href="aio:add azpainter">Instalar</a>

2 curtidas

loja para appimage é meio nadar contra a maré da própria tecnologia, a coisa foi feita pra ser standalone, mas como falei, existe casos que devs podem usar para distribuir seu app, aquele que talvez não se use muito ou para testes…

2 curtidas

Acho que pra atrair usuários, nós teríamos que mostrar pros usuários Windows o que o Linux realmente é. E uma idéia seria pegar instaladores de Pacotes (tipo o GDebi com os .deb) e fazer um pra todas as distros.

2 curtidas

Depende. No caso dessa lojinha, ela monta um appimage dos pacotes que seriam instalados no próprio sistema, só que ficam empacotados.

E como ela consegue usar ppas, e fontes diretas do github por exemplo, ela fica mais prática.

Na verdade só testando pra ver como é que ela funciona na prática.

Ela utiliza as receitas do Pronobodb no github e algumas que fiu testando e deram certo também.

2 curtidas

acho que tinham que esquecer pacotes .deb para user final, são feitos para nivel do sistema / sysadmin etc…podem ser usados para user, mas a que custo?

4 curtidas

Ao meu ver AppImages são exatamente isso.

2 curtidas

Appimages são uma boa, usar o Etcher com Appimage no Linux é igual usar o Rufus no Windows: não precisa instalar.

1 curtida

appimage, flatpaks foram feitos para nivel do usuário. Snap ainda precisa de sudo para rodar até onde eu sei, embora Snap podem mudar só dependendo da Canonical tanto na compatibilidade de sistemas como nesta parte…

1 curtida

bom exemplo de appimage

2 curtidas

ou podemos fingir que está tudo ok investir na Snapcraft como a “PlayStore” do Linux! e o resto que se vire…rs

1 curtida

Pensei na minha lojinha nesse naipe mesmo.

2 curtidas

Quem saiu me batendo (ok, sem ressentimentos) - a ideia é que as principais distros convencionem algum tipo de script em HTML para que o usuário seja levado à sua loja e dali siga o processo. Não envolveria PPA, repos de terceiros ou scripts maliciosos, apenas alterar a lógica de “donwload-install” do W10/Mac para a lógica “conheça o app no site/instale-o na sua loja” das distros.
Era mais nesse sentido…

2 curtidas

Cara, essa realmente é uma discussão que pode gerar resultados muito positivos.

Existem as protocolos URL’s especiais que conseguem lançar aplicações do sistema, se ao invés de apontar o download os links utilizassem estes recursos já facilitaria um monte.

Citando o caso dos apps em Flatpak, a vasta maioria deles poderia linkar diretamente para o “.ref” do pacote, mas para isso, seria necessário que as distros viessem já com o suporte a flatpak ativo por padrão.

Realmente é algo para se pensar, tanto do lado técnico para viabilizar a instalação mais facilitada, quanto do lado “visual” fazendo com que os métodos de instalação divulgados sejam amigáveis.

:vulcan_salute:

2 curtidas

essa lógica WinXP de procura na net em algum site obscuro e instala um app mais obscuro ainda que temos que deixar nos anos 90…rs

1 curtida