Porque é recomendado diminuir o swapiness para 10 e não deixar em 60?

Eu sempre quando vejo coisas relacionadas a configuração de linux, sempre falam para diminuir o swapiness para 10. O que isso muda? E porque?

swapiness é um parâmetro/argumento/configuração do kernel que diz quanto porcento da ram tem que estar em uso pra ele começar a usar swap
https://www.blogporta80.com.br/2020/04/26/artigo-o-que-e-swappiness-e-como-configura-lo/

2 Curtidas

Entendi! Muito obrigado.

1 Curtida

eu não mudaria o parâmetro padrão se não houvesse uma intenção específica…
abraço

2 Curtidas

Dá uma lida aqui que pode te clarear um pouco.
É interessante que haja essa restrição ao uso!

Eu mantenho o meu no padrão. Está tudo funcionando muito bem, não creio que seja necessário mudar nada.

Usuário é fod#, quer fazer tudo o vê na internet, sem se aprofundar nos assuntos, depois dá merd# e aí vem nos fóruns pedir socorro. E isso não é só com Linux não, é a mesma coisa com Windows. Com Mac OS o pessoal é mais comedido.
Na grande maioria das vezes o sistema está funcionando perfeitamente, mas o cidadão fica com fogo no rab# de mexer com o que está quieto. kkkkkkkkk :stuck_out_tongue_winking_eye: :crazy_face: :joy:

3 Curtidas

Kkkkkk temos que adimitir que quase todo mundo já fez alguma bobagem no sistema operacional e foi pedir socorro nos fóruns kkkkkkk

3 Curtidas

Desculpem, nada a ver com este tópico, apenas lembrei o que já sofri com usuários e suas “traquinagens”. :joy:

1 Curtida

Esse é um fato irrefutável mesmo. :stuck_out_tongue_winking_eye: :joy:

1 Curtida

É interessante ter essa restrição justamente para que não acesse o swap tão rápido, visto que o swap é lento. Lembro que até foi um conselho do Professor Juliano Ramos - e o cara sabe do que fala -. Sempre alterei aqui e o processo é bastante simples, até o mais leigo saberia fazer com um tutorial rss.

Ainda assim, neste caso, prefiro confiar no julgamento dos desenvolvedores do sistema do que no de um cara que faz a máxima questão de se intitular professor, desculpe. E duvido que meu computador vá ficar muuuuito mais rápido com isso. Pra mim o default está perfeito. :wink:

Mas não é questão do dev ou não kkk é uma questão de configuração pessoal, você escolhe.
Um cara que tem LPIC 1/2/3 e outras certificações não é um “intitulado professor”, é um cara capacitado que tem bagagem para falar sobre, acredito que você deva dar uma olhada antes de falar.

A alteração é opcional, recomendável para alguns casos. Para você, está ok; existem N fatores para essa alteração, mas o fato de modificar o valor de 60 p 10 não trará nenhum malefício, muito pelo contrário kkkk.

3 Curtidas

O que é perfeitamente aceitável. Qual melhor forma de aprender senão metendo a mão na massa, errando e corrigindo? Diariamente aprendo assim, é o ciclo do teste - erro - correção - aprendizado.

3 Curtidas

Já fui como você, vamos dar tempo ao tempo. Você ainda vai entender o meu ponto de vista. :wink:

1 Curtida

Entendo, mas não concordo.

1 Curtida

KKKKKK Concordo com você nesse quesito, nunca teria aprendido a mexer no Linux (mesmo que basicamente) sem ter quebrado o Ubuntu umas 5 vezes KKKKK

1 Curtida

Gerenciamento de swap acho que é trabalho complicado do kernel.
Tem programas que pedem para usar a SWAP para armazenar certos
dados, se você diminuir a swapiness, estará forçando o uso da ram.

Tem vários tipos de memória livre, uma delas deixa um cache nas memórias
de alguns dados, no caso o programa pode até escolher se vai deixar na
swap ou na ram, mas o kernel também tem condições de decidir isso…

Ou as vezes pode ter caches mais importantes na RAM e o kernel usa
a swap para guardar coisas menos prioritárias, enfim, o swap
não é para ser usada só depois que a ram está cheia!

1 Curtida

Eu mantenho todas as configurações relacionadas ao sistema, padrão. Mas fiquei com dúvida em relação a isso, pq muita gente recomenda isso

Eu vejo o seguinte. Quando se tem pouca ram, é legal deixar o swapiness alto.

Por quê?
É interessante que vc sempre tenha um pouco de memória livre para abrir um novo programa. Imagine que vc quer ter sempre disponível 1G de Ram pra pode abrir um novo programa. Nesse caso o recomendado seria o computador com:
2G ram usar swapiness de 50
4G Ram usar swapiness de 25
8G Ram usar swapiness de 12

Se o usuário B quer sempre 2G livre pra abrir programas:
4G ram usar swapiness de 50
8G Ram usar swapiness de 25
16G Ram usar swapiness de 12

4 Curtidas